terça-feira, 4 de janeiro de 2011

OS VERDES ANOS: RUI OLIVEIRA




Olá

Sou o Rui Oliveira, tenho 15 anos e nasci em Aveiro, no dia 23 de Dezembro de 1995. Actualmente habito em Fermelã, uma aldeia perto de Estarreja. Frequento o 9º Ano de Escolaridade na Escola Secundária de Estarreja, e estou a gostar.

O meu contacto com a Orientação surgiu a convite de uma atleta já federada e minha conhecida, para um treino do Ori-Estarreja no mapa das Dunas de Cantanhede. Foi um treino no qual fiquei a conhecer a modalidade e bastante interessado em aprender mais.

Uns anos mais tarde, após ter passado a frequentar a Escola Secundária de Estarreja, inscrevi-me através do Desporto Escolar num treino organizado em conjunto pelo Clube Ori-Estarreja e pela Escola. Após o treino, o Presidente do clube, António Amador, dirigiu-se a mim e a outro colega e convidou-nos para uma prova, nem mais nem menos que o Campeonato Nacional de Distância Longa e de Estafetas de 2009, no Gerês, no mapa da Cabreira III.

Foi a partir daqui que eu comecei verdadeiramente a interessar-me pela Orientação, devido ao facto de estarmos em contacto permanente com a natureza e com tudo aquilo que nos rodeia e também pelo espírito de amizade que se gera entre atletas de outros clubes e do nosso clube. Para além disso, após ter começado a praticar a modalidade, as crises de bronquite frequentes passaram, sentindo-me melhor a respirar, coisa que não acontecia antes, já que começava a correr e ficava logo com dificuldades a respirar. Este contacto com a natureza, na minha opinião, fez-me muito bem.

Após esta experiência com um excelente primeiro lugar em OPT1 - mas já não tão boa classificação na Estafeta -, fiquei bastante motivado para continuar na modalidade, e comecei a realizar algumas provas ainda como não federado. Até que passado algum tempo, dois atletas do Ori-Estarreja conversaram com os meus pais e os convenceram a federar-me. Fiz então os Exames Médicos Desportivos e comecei a frequentar os treinos do clube, até que acabei por me federar com a licença 5185 no meu actual clube, o Ori-Estarreja.

Após ter-me federado, tive bastante apoio dos meus pais, dos meus amigos e também de alguns atletas do clube a quem tenho muito que agradecer por tudo que me ensinaram e ajudaram.

Actualmente o meu treinador é o Bruno Nazário que fez e continua a fazer um excelente trabalho, ajudando-me a evoluir tanto na parte técnica como na parte física. Também, o meu ex-treinador, Jorge Saraiva, me ajudou muito neste processo de evolução das minhas capacidades.

Em relação aos estudos, consigo conciliá-los com a Orientação, tirando assim bons resultados em ambos. Semanalmente gasto cerca de uma hora diária em treino, excluindo à segunda e à sexta-feira, que são os meus dias de descanso. Já ao fim-de-semana, quando tenho provas ou treinos, normalmente não estudo, apenas quando nos dias seguintes tenho testes. Para não ter que levar os livros comigo para as provas ou para os treinos, diariamente, quando chego a casa, estudo e deixo de parte certas coisas a que anteriormente dava mais atenção, como por exemplo o computador.

Para o futuro, relativamente à prática desportiva, pretendo participar no Campeonato do Mundo do Desporto Escolar de Orientação Pedestre, no EYOC, JWOC e posteriores provas importante, fazendo também parte da selecção nacional. Já relativamente à vertente profissional, gostaria de seguir um Curso Superior na área de Arquitectura ou Desporto.

Por fim, queria aproveitar para agradecer a todos as pessoas que me ajudaram e continuam a ajudar para o meu desenvolvimento nesta modalidade.

Rui Oliveira
.

2 comentários:

David Sayanda disse...

É bom ver jovens já com esta garra :P
Força Rui, boa sorte!

Rafael da Silva Miguel disse...

Grande rui :D

Abraço e força com isso!