terça-feira, 25 de janeiro de 2011

OS VERDES ANOS: HELENA XAVIER




Olá,

Eu sou a Helena Xavier do Grupo Desportivo dos 4 Caminhos.

Tenho 14 anos, nasci no dia 28 de Agosto de 1996. Moro em Vila do Conde e estou no 9º ano. As minhas grandes paixões são a Dança, Orientação, Desenho e Teatro.

Comecei a dançar desde pequenina, não parava quieta em casa quando ouvia musica! Aos 7 anos os meus pais inscreveram-me em aulas de Hip-Hop num centro de estudos. Quando tinha 9 anos abandonei essas aulas e aos 10 anos, quando entrei para o 5º ano na Escola de Referência Desportiva EB 2,3 Júlio-Saul Dias, aqui em Vila do Conde (a minha escola actual), revelei-me com uma coreografia de Hip-Hop na festa de final do ano. E foi sempre assim todos os anos, até que, no ano passado, os ex-alunos do 9º A organizaram um concurso de talentos na Escola onde eu decidi participar e ganhei. Após esse concurso o Clube de Música e o Clube de Teatro da Escola (dos quais eu fazia parte) organizaram uma festa de Natal com um desfile e várias actuações, onde voltei a dançar. Com 12 anos entrei numa Academia de Dança da qual saí um ano depois, porque acho que não estava a evoluir e queria aprender muito mais que aquilo.

Aos 6 anos comecei a praticar Orientação, com os meus pais, a fazer escalões abertos, ainda na altura chamados: Fácil Curto ou Longo e Difícil Curto ou Longo. Com a minha entrada para o 5º ano, deu-se também a entrada para o Desporto Escolar e o começo das provas sozinha em Infantis Femininas. O primeiro OriJovem no qual participei foi o 8º OriJovem realizado em Nisa. Desde então que todos os anos estou no Desporto Escolar. Com 11 anos entrei para o Grupo Desportivo dos 4 Caminhos. Apesar do meu gosto pelo desporto, o que mais me prende à Orientação é o convívio entre os atletas e as grandes amizades aqui formadas. Para mim, os melhores amigos que até hoje encontrei são todos atletas de Orientação.

Desde muito pequena que passo bastante tempo a desenhar. Pintei a minha primeira tela com 5 anos na casa de um casal amigo francês que vive em Marselha. Um quadro com cavalos vermelhos e castanhos de olhos verdes a correr na relva com um céu azul bem escuro. No meu 12º aniversário, os meus tios juntaram-se e ofereceram-me um cavalete, telas, pincéis e uma caixa de tintas Van Gogh. No 7º e 8º ano tive uma disciplina de Educação Visual na qual me orgulho dos meus trabalhos. O meu preferido foi no 8º ano quando tive de escolher uma parte da obra de Pablo Picasso , a Guernica, e desenhá-la para um quadrado de 15cm x 15cm.

No 7º ano tive a opção de escolher disciplinas de oferta da escola e escolhi Oficina de Teatro, na qual ainda me encontro actualmente. Desde o meu 8º ano que tenho uma professora fantástica que sempre me apoiou. Através de professores meus, participei numa peça municipal sobre a República Portuguesa, onde cantei a solo. Agora frequento um curso de Oficina de Teatro de formas animadas com o professor Marcelo Lafontana.

Bem, acho que não há muito mais para dizer… Quem me quiser conhecer melhor, pergunte-me pessoalmente nas provas.

Helena Xavier

3 comentários:

Joaquim Margarido disse...

Olá, Helena Xavier

Desculpa o abuso deste cota que não teve ainda o privilégio de privar com a tua pessoa mas,

Afirma-se que a dança é coisa de mulheres, menina no teu caso.

Terá o feminino mais memória corporal? Há estudos que dizem que sim.

Feminino que se insinua quando se afirma. Quanto ao estilo penso que já radicará numa influência externa, até do audiovisual.

Quanto á pintura é um Dom, trazida pelos teus genes do inicio dos tempos. Está em ti a vocação, depende de ti a vontade e com as duas terás sucesso de artista.

Quanto á orientação é um desporto peculiar: dizem que é um desporto com pés e cabeça, eu discordo e, afirmo que é m desporto com Cabeça e Pés.

Pelos bons frutos se avalia a ascendência parabéns para os teus e para ti, que és futuro.

Dinis Costa

José disse...

A Helena deve ser um caso sério.

Ela canta,dança,pinta,faz teatro e pratica Orientação!!!
Parece fazê-lo com grande paixão, pela forma como se explica.

Sabemos que algumas destas actividades terão que ficar pelo caminho para se especializar em alguma delas,é normal que aconteça.

Oxalá a Helena resista a tantas solicitações, próprias da idade e continue a praticar a Orientação pela vida fora, modalidade que lhe pode trazer o equilíbrio no contacto com a natureza e na companhia de amigos que vem granjeando.

Que continue a sonhar...

Manuel disse...

Olá miúda, adorei o modo expressivo como te apresentaste. Já conhecia as tuas explosões de alegria contagiante, mas não imaginava que eras uma tal bomba de criatividade apontada a tantas frentes. Dá gosto ver alguém crescer assim.
Beijinhos do Manel