segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ORIENTAÇÃO EM BTT: PROVAS LOCAIS NO FECHO DO MÊS DE JANEIRO




A Orientação chega ao final de Janeiro sob o signo da BTT. Águeda e Barcelos foram palco de dois eventos locais que, para além da vertente de promoção da modalidade, constituíram sobretudo uma excelente oportunidade para preparar a temporada que está prestes a iniciar-se.


Teve lugar em Águeda, no passado sábado, uma Prova Local de Orientação em BTT designada “20 Anos DAR”. Conforme noticiámos oportunamente, esta foi a solução encontrada pelo Desportivo Atlético de Recardães para ir ao encontro das expectativas dos amantes da modalidade, depois da prova de abertura da Taça de Portugal de Orientação em BTT 2011, agendada para esta data, ter sido adiada para os dias 10, 11 e 12 de Junho.

Distribuída por duas etapas, a prova desenrolou-se em mapas devidamente actualizados – Souto do Rio II e Aguada de Cima – e contou com a presença de 47 atletas, distribuídos por cinco escalões de Competição e dois de Promoção. A prova da manhã, de execução livre, deu a volta à cabeça dos atletas, obrigando-os a uma atenção constante na procura das melhores opções. A altimetria também foi um desafio para os percursos de Seniores e Veteranos I. À tarde o desafio continuou e colocou à prova as resistências dos atletas. O Mapa da Aguada de Cima, bastante rolante, apresentava algumas zonas alagadas que dificultavam o andamento dos atletas, mas a orientação continuou a ser decisiva.


“Todos gostariam de ter visto mais companheiros a usufruir deste evento”

Quanto a resultados. Davide Machado (.COM) teve uma avaria mecânica na prova da manhã e, embora recuperando à tarde, não foi capaz de chegar ao primeiro lugar que, assim, foi inteirinho para Mário Gueterres (ADFA). Paulo Palhinha (CPA Abrunhos) ocupou a terceira posição. Competindo sem adversárias, Rita Madaleno (ADFA) levou de vencida o escalão Feminino, enquanto João Palhinha (CPA Abrunhos) triunfou em Juniores Masculinos, à frente de Tiago Silva (ADFA) e Ricardo Reis (Ori-Estarreja). Mário Marinheiro (CPA Abrunhos) e José Reis (Ori-Estarreja) foram os vencedores nos escalões de Veteranos I e II, respectivamente.

Para Carlos Ferreira, Presidente da colectividade bairradina e Director da Prova, “o tempo revelou-se magnífico para esta altura do ano, a Arena com as infra-estruturas da Pista de Motocross foi uma mais valia, as bifanas estavam um espectáculo e a sopa uma delícia”. Prosseguindo com a sua apreciação à forma como a prova decorreu, aquele responsável acrescentou: “A impressão de quem nunca tinha realizado o mapa de Souto Rio é que é um mapa com uma densidade de caminhos deveras impressionante. Quem já o tinha realizado disse que continua a ser uma agradável surpresa.” A finalizar, a constatação de que “na generalidade todos gostariam de ter visto mais companheiros a usufruir deste evento e que cumpriu em pleno a preparação técnica e física para as provas que se avizinham.”


Amigos da Montanha no Monte do Facho

Também Barcelos recebeu na manhã de domingo uma prova local de Orientação em BTT. Com organização da Secção de Orientação dos Amigos da Montanha, o IV Open de Ori-BTT Amigos da Montanha concitou a atenção de 29 atletas, dos 44 inicialmente inscritos. A prova decorreu num mapa novo, no Monte do Facho, que incluía o mapa pedestre que os Amigos da Montanha utilizaram na última prova local. Tratou-se de um mapa com cerca de 2/3 em percurso urbano, sendo o restante em baixa montanha. A parte urbana tem boa rede de estradas e caminhos a possibilitar colocar alguns desafios aos atletas, que apesar da rapidez do percurso tinham que ter atenção às diferentes opções. Entrando na floresta, o maior desafio residiu nas consideráveis diferenças de cotas, onde se passava rapidamente dos 80 para os 300 metros de altitude, obrigando os atletas a uma cuidada escolha das opções a fim de evitar desperdícios de energia.

Foram propostos dois percursos, um de dificuldade média (Promoção 2), com 15 km e outro fácil (Promoção 1) com 10 km. Davide Machado venceu o escalão de Promoção 2 com grande à vontade, impondo-se a Gonzalo Fernández Casalderrey e a Vítor Barreiro, respectivamente segundo e terceiro classificados. Uma palavra de apreço para Tania Covas Costa, solitária representante feminina entre os 22 participantes neste escalão e que concluiu na 7ª posição da Geral. Quanto ao escalão de Promoção 1, a vitória sorriu a Artur Martins. João Teixeira e Filipe Martins concluíram nas posições imediatas.



[Mapa extraído do blog de João Amorim. Foto gentilmente cedida por Jorge Silva]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: