domingo, 9 de janeiro de 2011

ORIENTAÇÃO DE PRECISÃO: ANTÓNIO LOPES VENCEU SEGUNDA ETAPA DO CIRCUITO





Matosinhos recebeu a segunda etapa do Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”. Mais uma grande jornada desportiva e de inclusão, à qual ninguém ficou indiferente. Nem mesmo S. Pedro!


Depois de Baião, foi a vez da cidade de Matosinhos abrir as suas portas à Orientação de Precisão. No espaço fronteiro à Câmara Municipal as atenções dividiram-se entre o XVIII Grande Prémio dos Reis, evento organizado pela ANDDI – Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual e a segunda etapa do Circuito de orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”, uma iniciativa do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos.

A chuva inclemente que caiu ao longo do dia de ontem não foi suficiente para desmobilizar os muitos participantes em ambas as provas e os respectivos programas foram cumpridos sem sobressaltos. Com o chegar das três da tarde, o mau tempo fez uma pausa e aos poucos o céu foi-se tingindo de laivos de azul, deixando ver a espaços umas résteas de sol. Correrias e incitamentos, por um lado, silêncio e concentração, por outro, assim foi a bela tarde de Matosinhos.


António Lopes foi o mais preciso

Um grupo empenhado de dez participantes - nove em representação do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital da Prelada e um da Associação Lavrense de Apoio ao Diminuido Intelectual – tomaram parte na prova de Orientação de Precisão. À semelhança de Baião, o desafio voltou a consistir num percurso com dez pontos (entre três e quatro balizas por ponto), um dos quais cronometrado e que serviu de factor de desempate.

António Lopes (MFR / HP) repetiu o excelente desempenho da prova inaugural e, com nove decisões correctas, foi o grande vencedor. Com menos uma decisão acertada, na segunda posição, classificou-se Diana Coelho (MFR / HP), enquanto a estreante Sandra Brito /MFR / HP) viria a alcançar um brilhante terceiro lugar, com os mesmos pontos da segunda classificada mas menos eficácia no ponto cronometrado.


Entrega de Prémios muito participada

A Cerimónia de Entrega de Prémios decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Matosinhos e contou com a presença de representantes da autarquia, forças de segurança, serviço de bombeiros e do Vice-Presidente da ANDDI, Engenheiro José Costa Pereira. Fernando Costa, Presidente do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, enalteceu a forma como decorreu o evento e congratulou-se com a forte presença de participantes no evento: “Penso que era importantíssimo termos cá estado hoje, mesmo que chovesse. Felizmente isso não aconteceu, conseguimos aqui uma janela de tempo impecável e estarmos aqui presentes com a Câmara toda e com as demais entidades foi realmente muito importante.”

Voluntário do Montepio e do Banco Alimentar Contra a Fome, Leonel Mourato acompanhou a prova tal como acontecera em Baião, no início de Dezembro passado. “É uma satisfação enorme poder colaborar neste tipo de actividades e é muito gratificante”, referiu, acrescentando ainda que “aproveitei para trazer a minha filha, são momentos muito bem passados”. Para alguém que pratica BTT e pretende iniciar-se na Orientação em BTT, como é o caso de Leonel Mourato, a presença no Circuito tem ainda uma vantagem: “Procuro perceber os contornos da modalidade e o desafio da Orientação de Precisão é excelente porque puxa mais pela cabeça e exige um maior conhecimento e empenho na descoberta dos pontos”.


Resultados

1º António Lopes (MFR /HP) – 9 pontos (41,60'')
2º Diana Coelho (MFR / HP) – 8 pontos (1'07,30'')
3º Sandra Brito (MFR / HP) – 8 pontos (1'29,92'')
4º Filipe Leite (MFR / HP) – 7 pontos (52,37'')
5º Ana paula Marques (MFR / HP) – 7 pontos (55,09'')
6º Ana Inês Silva (ALADI) – 7 pontos (1'12,00'')
7º Fernando Marques (MFR / HP) – 4 pontos (24,91'')
8º Manuel Rodrigues (MFR / HP) – 4 pontos (59,48'')
9º Marina Rocha (MFR / HP) – 4 pontos (1'10,14'')
10º Adriano Rodrigues (MFR / HP) – 3 pontos (56,22'')

(* Entre parêntesis encontram-se os tempos registados no ponto cronometrado)


O regresso de Joaquim Costa

Uma das mais gratas surpresas desta segunda etapa do Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais” foi ver de regresso a estas lides, no apoio à organização, o decano dos orientistas portugueses, Joaquim Costa. Depois duma intervenção cirúrgica o ter afastado do nosso convívio durante largos meses, Joaquim Costa mostrou-se em boa forma e declarou: “É uma emoção muito grande, uma emoção muito forte. Devo dizer que sinto uma enorme alegria em estar aqui com este pessoal. São pessoas que precisam de ajuda e estou aqui com muito orgulho.” Quanto ao regresso à competição, Joaquim Costa não faz projectos mas espera que isso aconteça “o mais rapidamente possível, assim a minha saúde o permita.”

Também Adriano Rodrigues, apesar do desempenho menos conseguido, se mostrava radiante com a possibilidade de ter podido participar uma vez mais numa prova desta natureza, fazendo questão de referir que “tudo é importante, mas o mais importante é poder interagir com todas estas pessoas e passar um bom momento.” A face mais visível do Circuito – é ele quem empresta o rosto e a pose ao cartaz deste conjunto de eventos – não esquece ainda o empenho de todos aqueles que têm tornado isto possível, fazendo questão de realçar a atitude de dádiva e de voluntarismo de Jorge de Sousa, “um homem que nos transporta na sua ambulância, que perde o seu tempo de fim-de-semana e que o faz de forma inteiramente gratuita.” E conclui, bem ao seu jeito: “Isto é extraordinário, pá!”



Saiba tudo sobre o Circuito em http://gd4caminhos.com/eventos/circuito/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

3 comentários:

fernando disse...

Parabéns, o filme está mesmo muito bom, tem expressões fantásticas!!

Leonel disse...

Parabéns pelo filme. Poderemos criar aqui um movimento para criar um circuito mais alargado e a outros pontos da zona norte. Penso que é uma situação a ser pensada muito a sério para 2011.

Dinis Costa disse...

Quatro caminhos para onde confluem vontades e de onde irradiam realizações concretizadas. Parabéns