quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Reunido no passado dia 21 de Janeiro, em Helsínquia (Finlândia), o Conselho da Federação Internacional de Orientação decidiu admitir, a título de membro provisório, a Mountaineering Association of Montenegro. A República de Montenegro torna-se assim no 72º país membro da IOF, devendo contudo aguardar que a decisão do Conselho seja ratificada pela XXVI Assembleia-Geral Ordinária da IOF que terá lugar em Lausanne, no próximo ano, para se tornar membro de pleno direito. Num passado recente, foram vários os eventos de Orientação e campos de treino levados a cabo naquele território dos Balcãs e já no próximo mês de Março ali terá lugar o Seminário do SEEOWG – South East European Orienteering Working Group. Leia a notícia original em http://www.orienteering.org/index.php/iof2006/News/Montenegro-IOF-member-No.-72.

2. Não foi apenas a Norte que o Desporto Escolar esteve em actividade no passado fim-de-semana. Também Valbom (Sesimbra) foi palco este sábado das 2ª e 3ª etapas da ADE ‘O’ Palmela, que contaram com a participação de 124 alunos nos escalões de competição e ainda cerca de 80 nos escalões abertos. Ao vencerem ambas as etapas, Pedro Cabeça (EN 2,3 NR Soromenho) no escalão de Infantis Masculinos, Tiago Baltazar (ES Sampaio) em Juvenis Masculinos e Márcia Miranda (ES Moita) em Juniores Femininos, foram as grandes estrelas desta dupla jornada. Igualmente em excelente plano estiveram os dois atletas da ES Palmela, Bernardo Pereira, em Iniciados Masculinos e Mykola Zaikin, em Juniores Masculinos, com um primeiro e um segundo lugar. A 4ª prova do ‘ranking’ da ADE'O' Palmela terá lugar na Base Naval de Lisboa, Alfeite, no próximo dia 19 de Fevereiro. Resultados completos, fotos e rankings em http://moodle.espalmela.net/.

3. Janas, na região saloia do concelho de Sintra, recebeu no passado sábado as duas primeira etapas do Troféu OriCAOS, conjunto de cinco provas (três pedestres e duas de Orientação em BTT) que se estende até ao próximo dia 19 de Março. Organizadas pelo CAOS – Clube de Aventura e Orientação de Sintra, as provas contaram com a presença de uma centena de participantes, 28 na vertente de Orientação em BTT e os restantes na prova pedestre. Para que conste, aqui ficam os nomes dos primeiros vencedores: Orientação Pedestre – Fácil: Sara Carvalho (AFAP); Médio M/F: António Churro (AFAP) e Erminia Farenfield (CAOS); Difícil M/F: Manuel Dias (Individual) e Francesca + Marta (Academia Lumiar). Orientação em BTT – Médio M/F: Henrique Silva (Individual) e Paula Ferreira + Gonçalo (CN Alvito); Difícil M/F: Mário Guterres (Individual) e Rita Madaleno (ADFA). Saiba mais em http://www.107caos.com/.

4. A Secção de Orientação da Associação Amigos da Montanha organiza no próximo domingo a sua IV Prova Aberta de Orientação em BTT. O concelho de Barcelos é novamente o palco de eleição de mais uma iniciativa dos Amigos da Montanha, com o Monte do Facho, local emblemático da popular prova de BTT "Cinco Cumes", a constituir-se como o epicentro da jornada desportiva. Nesta prova podem participar pessoas de todas as idades e sexo, federados e não federados, existindo percursos ajustados consoante a exigência e os graus de dificuldade. Tratando se da primeira prova de Ori-BTT a Norte de Portugal esta será certamente uma boa oportunidade para todos os atletas " treinarem " e " matarem " o bichinho pela modalidade. Encontro marcado para a EB 2,3 de Manhente, pelas 10h00 da manhã. Informações e inscrições em http://www.amigosdamontanha.com/.

5. “Escalar montanhas é a empresa da minha vida”. A frase é de João Garcia, o maior alpinista português de todos os tempos, que irá estar no próximo dia 1 de Fevereiro, a partir das 21h00, na sede do ATV – Académico de Torres Vedras, para falar um pouco acerca dos seus feitos, projectos passados e futuros. A 17 de Abril de 2010 João Garcia tornou-se no 10º alpinista da história a conseguir a proeza de escalar todas as 14 montanhas com mais de 8.000 m que existem no nosso planeta, sem o auxílio de oxigénio artificial. João Garcia é um exemplo de superação individual, perseverança e empreendorismo, conquistando a admiração não só de quem partilha a paixão pelas montanhas, mas também de todos os portugueses. O ATV convida todos os interessados para participar nesta tertúlia. A entrada é livre. Mais informações em http://www.atv.pt/actividades/evento/24/486.

6. Têm um rosto, um nome e um propósito: “Queremos fazer a diferença ao realçar e demonstrar os benefícios da Orientação junto da comunidade”. São eles o Fábio Silva, a Daniela Lopes, o João Marques, o Rui Silva e o Gonçalo Luís, frequentam o 12º Ano na Escola Secundária de Pinhal Novo e estão todos directa ou indirectamente ligados à Orientação. É na condição de alunos orientistas que decidiram, no âmbito da disciplina Área de Projecto, desenvolver um trabalho relacionado com a modalidade e com a situação desvantajosa em que esta se encontra, tomando como objectivos principais a sua divulgação junto dos mais novos - crianças entre os 8 e os 10 anos - bem como dos respectivos Encarregados de Educação. O grupo propõe-se levar a cabo um estudo com estas crianças, visando a identificação das suas alterações a nível de atitude, durante um período de trabalho que se estende de Janeiro a Abril. Assim, já a partir do próximo dia 1 de Fevereiro, passarão a dar aulas de Orientação à turma B do 4º Ano da Escola Básica do 1º Ciclo c/Jardim de Infância Zeca Afonso, no Pinhal Novo, quinzenalmente, às terças-feiras. No culminar do projecto, está prevista uma palestra que conta já com as presenças confirmadas do Director Técnico Nacional, Professor António Aires, e do Coordenador Nacional de Orientação do Desporto Escolar, Professor Ricardo Chumbinho. Acompanhe o desenvolvimento deste trabalho no blog “Projecto' Orientação” - http://www.projectorientacao.co.cc/ - e adira à respectiva página no Facebook. Pela relevância do projecto e pela determinação e empenho destes jovens em levar o mais longe possível a Orientação, para o Fábio Silva, Daniela Lopes, João Marques, Rui Silva e Gonçalo Luís vai, com enorme emoção, o Louvor da Semana!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: