quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...





1. A Orientação volta a ser notícia nos grandes media. Com efeito, tanto o Jornal Record como a Notícias Magazine, dois órgãos de comunicação social com uma importante tiragem, publicaram muito recentemente reportagens relativas ao Desporto Escolar e à iniciativa “A Orientação no Jamor”, respectivamente. Refira-se, a propósito, que também a Orientação de Precisão mereceu a atenção da Localvisão, numa peça onde partilhou o espaço com uma prova de Atletismo para Pessoas Portadoras de Deficiência Intelectual. Enquanto se aguarda que a actual Direcção da Federação Portuguesa de Orientação defina uma estratégia adequada para o sector de comunicação e imagem – suspensos que estão o Magazine OTV e a Orientação em Revista, pelo menos nos moldes a que nos vínhamos habituando -, o desporto da floresta vai marcando saudada presença, ainda que esporádica , em espaços mediáticos de enorme importância e alcance.

2. Entrou de mansinho, foi-se afirmando pela sua qualidade e originalidade e é hoje, incontornavelmente, um dos nossos mais prestigiados certames. Falo do V Troféu Ori-Alentejo - http://orialentejo.webnode.pt/ -, conjunto de eventos que volta a espalhar o doce perfume da Orientação por aquela vasta região do país, prometendo novos e atractivos desafios. ADFA, GafanhOri, COAC e Associação 20 Km Almeirim dão de novo as mãos, distribuindo entre si, de forma equitativa, as oito provas que compõem o certame. O arranque está marcado já para o próximo domingo, dia 23 de Janeiro, com uma prova de Distância Ultra-Longa no mapa de S. Bartolomeu do Outeiro (Portel). Informações e inscrições em http://orialentejo.webnode.pt/news/ultra-longa-portel/.

3. Enquanto se aguarda a divulgação do respectivo Regulamento, tomamos conta de mais um ambicioso projecto denominado “Ranking de Orientação da Estremadura” e que acaba de ser dado a conhecer por Nuno Pedro, Secretário da Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Orientação [AQUI]. Com dois escalões competitivos (divididos por género) e um escalão de Formação, o “ranking” promete colmatar “um vazio ao nível dos eventos competitivos de proximidade”, extinta que foi a Taça FPO. Assumindo-se como um projecto em embrião, o “Ranking de Orientação da Estremadura” revela uma saudável abertura à inclusão de todo e qualquer evento e será, assim o parece, aquilo que os clubes e os orientistas quiserem.

4. O mapa do Bonito, recebeu na manhã do passado domingo a 3ª etapa da III Taça CLAC. A iniciativa, da responsabilidade do Clube de Lazer, Aventura e Competição, registou uma excelente adesão, contabilizando-se em 95 o número de participantes que navegaram ao encontro dos mistérios e segredos do belo parque urbano da cidade do Entroncamento. Os vencedores foram Vitor Delgado (GD4C) e Aldina Pires (COA) no escalão Difícil, André Esteves (ES Entroncamento) e Carolina Delgado (GD4C) no escalão Médio e Gil Ferreira (AEC Ourém) e Carolina Tomé (AE Freixianda) no escalão Fácil. Entretanto, já se encontra disponível o 'ranking' da III Taça CLAC, no qual a grande alteração é a troca na liderança do principal escalão masculino, com Victor Delgado a beneficiar da ausência de César Conceição (COA) nesta etapa e a passar para a frente. A Taça CLAC regressa agora só no dia 3 de Abril, em Torres novas, para a sua 4ª e derradeira etapa. Para mais informações e resultados completos consulte http://www.clac.pt/orientacao/.

5. Parte integrante do plano de preparação dos atletas do Grupo de Alto Rendimento, o Clube de Orientação do Centro participou no passado domingo na 8ª edição do Cross da Laminha, popular prova de Trail-Running na distância de 11500 metros, realizada na Cumeira, freguesia do Juncal - Porto Mós. Num terreno irregular, escorregadio, repleto de obstáculos naturais e muito técnico, os atletas do COC mostraram ter tanto de nórdico como de queniano, com Joaquim Sousa a alcançar o 4º lugar da Geral (1º no escalão Veteranos 40/50 anos), Paulo Franco a ser 6º classificado, Gildo Silva em 9º lugar e Ricardo Oliveira na 13ª posição. Na classificação geral feminina, Patrícia Casalinho alcançou um brilhante 2º lugar. Colectivamente o COC foi o grande vencedor, somando 33 pontos. Leia AQUI a notícia completa.

6. Rogério Serafini dos Santos e o seu “Mundo da Orientação” – www.mundodaorientacao.blogspot.com/ - acabam de ser aceites no seio dos “sites” e blogues alojados no OriOasis. Esta distinção – porque duma distinção se trata - traduz o reconhecimento da qualidade inegável dum espaço praticamente único na blogosfera do país irmão e que merece, seguramente, uma maior visibilidade. É também a afirmação dessa necessidade de reforçar laços e criar novas pontes entre orientistas portugueses e brasileiros. E é, finalmente, um incentivo muito forte para Rogério Serafini dos Santos que, ao invés de optar pelo caminho mais fácil e deixar cair o blogue, tem lutado pela sua valorização, tanto ao nível de conteúdos como no respeitante ao aspecto gráfico. Pela sua capacidade e empenho, pelo que de importante acrescenta à Orientação no seu todo, o Orientovar reforça a distinção atribuindo a Rogério Serafini dos Santos o Louvor da Semana.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO


2 comentários:

Serafini disse...

Agradeço de coração o "Louvor da Semana". Grande abraço ao Joaquim Margarido, quem me recebeu de braços abertos em seu distinto blog (com sua entrevista "desafiadora") e sempre me incentiva a continuar me dedicando a esse esporte que adoro!

J P Martins disse...

Caro Joaquim o CLAC agradece a atenção dispensada á taça clac
efectivamente é um sucesso mesmo com os fracos recursos que temos,e este blogge é um parceiro impecável na divulgação destas provas locais, que todos temos que agradecer.
Uma pequena correcção o Entroncamento é cidade
abraço