quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Que a Finlândia é uma das pátrias da Orientação, todos o sabemos. Que ali se disputam anualmente alguns dos mais emblemáticos eventos do calendário internacional, ali se encontram mapas – e cartógrafos! - de excelência e ali está sediada a Federação Internacional de Orientação, também. O que poucos saberão é que nunca um orientista do país dos mil lagos havia conquistado o título de “Atleta Finlandês do Ano”. E digo “havia” porque Minna Kauppi acaba de “quebrar o enguiço” levando de vencida o tão almejado título, atribuído pela Associação Finlandesa de Jornalistas Desportivos. Kauppi alcançou um total de 2604 votos contra os 2455 de Laura Lepistö, medalha de bronze nos Mundiais de Patinagem Artística. “Sinto que é uma grande honra para o nosso desporto, somos atletas de Elite”, congratulou-se a Campeã do Mundo de Distância Média em título, a propósito desta distinção.

2. A Federação Portuguesa de Orientação divulgou na sua página os Relatórios Finais da Avaliação de Provas de Orientação Pedestre e “Avaliação de Provas de Orientação em BTT, ambos referentes à temporada de 2009/2010. No primeiro caso, o evento da Taça de Portugal com melhor pontuação foi o I Meeting Internacional de Arraiolos 2010, uma organização do Clube de Orientação da Gafanhoeira – Arraiolos, enquanto no pólo oposto ficou o Campeonato Nacional Absoluto 2010, com assinatura do GDU Azoia. Já no que respeita à Orientação em BTT, o IV Ori-BTT do COC alcançou a melhor pontuação entre as dez provas da Taça de Portugal desta disciplina, ao passo que os Campeonatos Nacionais de OriBTT 2010, da responsabilidade do Clube de Orientação de Estarreja, foram a prova mdenos bem classificada.

3. Já é oficial. O município de Marvão será o palco da 6ª edição do Norte Alentejano O' Meeting. Com assinatura do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, o evento acolherá os Campeonatos Nacionais de Sprint e de Distância Média 2012, repetindo a distinção de 2008, em Castelo de Vide. Anote-se um pormenor interessante: Ao contrário das cinco edições anteriores, o NAOM' 2012 será disputado não no Inverno, mas nos dias 2 e 3 de Junho, às portas do Verão, portanto.

4. A terminar, um regresso breve ao I Coruche Orienteering Trophy' 11 para destacar o cuidado colocado na promoção do evento e que se estendeu mesmo para lá do “lavar dos cestos”. A página do I COT'11 no Facebook foi um precioso instrumento para quem, à distância, fez questão de o acompanhar, os resultados em ambos os dias foram disponibilizados “na hora”, as fotos estão on-line em vários álbuns com uma excelente resolução, é possível visualizar pequenos excertos em vídeo do que foram as emoções do evento e, sobretudo, a organização tudo fez para atender as questões de quem sente o dever de informar. Nota “20” neste capítulo, com uma menção especial àqueles que trabalharam “na sombra”: Miguel Silva (fotos e vídeos), Hugo Borda d'Água (comunicação), Miguel Gualdino, Ricardo Coelho e Vera Silva (actualização e comentários no Facebook). Para estes “cinco magníficos” vai, com uma palavra de apreço pelo seu trabalho e empenho verdadeiramente exemplares, o Louvor da Semana!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: