quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...





1. Integrado nas comemorações dos 20 anos da Federação Portuguesa de Orientação, acaba de ser lançado o programa “A Orientação no Jamor”, conjunto de iniciativas que abrange as quatro disciplinas da Orientação e que terá lugar aos sábados, no Complexo Desportivo Nacional do Jamor. De acordo com o Calendário de Actividades para 2011, divulgado pela FPO [AQUI], o primeiro sábado de cada mês será destinado às Corridas de Aventura, o segundo sábado será ocupado pela Orientação em BTT, a Orientação de Precisão será “rainha” no terceiro sábado, ficando a Orientação Pedestre com o quarto sábado de cada mês. Mas atenção, no mês de Janeiro, as Corridas de Aventura terão lugar no último sábado do mês. Mais informações e inscrições em www.orioasis.pt.

2. Marcado para 29 e 30 deste mês, o IV Ori-BTT da Bairrada, prova de abertura da Taça de Portugal de Orientação em BTT, foi adiado. “Alterações ao Regulamento de Competições, novas Metodologias de Cartografia e a possibilidade de realizar conjuntamente o Campeonato Absoluto” foram as razões que levaram a Direcção da Federação Portuguesa de Orientação a decidir-se pelo agendamento da prova para os dias 10, 11 e 12 de Junho, conforme se pode ler na página da colectividade bairradina, em http://www.dar.pt/dar/. Todavia, de forma a não defraudar o plano de treinos dos atletas, o Desportivo Atlético de Recardães vai promover uma prova local a 29 de Janeiro, designada “20 Anos DAR”. Aberta a atletas federados e a não federados, a prova dividir-se-á em duas etapas, a primeira pelas 10h00 (mapa do Souto Rio, actualizado em Dez 2010) e a segunda às 14h00 (mapa de Aguada de Cima, actualizado em Janeiro de 2011). Informações mais precisas serão facultadas brevemente.

3. Depois de Olav Lundanes, Ionut Zinca e da selecção austríaca, é agora a vez dos melhores atletas franceses confirmarem também a sua presença no I Meeting de Orientação de Gouveia. Assim, nos próximos dias 5 e 6 de Fevereiro, vamos poder ver em acção na Serra da Estrela, entre outros, Vincent Coupat, Philippe Adamski, Frédéric Tranchand, Amélie Chataing e, acima de tudo, o actual líder do 'ranking' mundial, Thierry Gueorgiou. Enquanto aguardamos por mais um fim-de-semana de muita e boa Orientação, louve-se desde já o excelente trabalho que o CPOC - Clube Português de Orientação e Corrida e a Câmara Municipal de Gouveia vêm desenvolvendo no sentido de tornar este evento inesquecível. Saiba mais na página do Meeting, em http://www.cpoc.pt/eventos.php?ev=19Trofeu&op=inicio.

4. Também o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, entidade organizadora do Portugal O’ Meeting 2011 (Alter do Chão, Crato e Portalegre, 5 a 8 de Março) acaba de anunciar a presença da selecção helvética no grande evento, trazendo como cabeças-de-cartaz dois campeões do mundo em 2010, Matthias Muller e Simone Niggli. Conferindo as contas pelo Oásis, o serviço de inscrições on-line da Federação Portuguesa de Orientação, são 202 os atletas inscritos até ao momento, provenientes de 17 países. A título de curiosidade, refira-se que destes, cinco garantiram já a sua presença na prova de Orientação de Precisão que ocupará a tarde do primeiro dia, no magnífico espaço da Coudelaria Alter-Real. Tudo para acompanhar emhttp://www.gd4caminhos.com/eventos/pom2011/pt/.

5. Quase a fecharem as contas do I Coruche Orienteering Trophy, vamos ter no próximo fim-de-semana, no coração de Portugal, 735 atletas de sete países a competir. Este é um número que, de acordo com a Organização, ultrapassa em duas centenas o inicialmente previsto, pedindo um esforço acrescido à abnegada equipa do COAC – Coruche Outdoor Adventure Club. Entre os inscritos, destaque para as presenças de mais de uma centena de alunos de doze Escolas, muitos deles implicados directamente nas decisivas provas de Apuramento para os Mundiais de Desporto Escolar ISF 2011 (Trentino, Itália), também para os oito inscritos nos recém-criados escalões H/D11 e ainda para a participação de seis utentes do CRIC – Centro de Reabilitação e Integração de Coruche, no escalão OPT1, agora designado por Promoção 1. Há, todavia, uma baixa de vulto no leque de inscritos, uma vez que a finlandesa Sofia Haajanen, nº 35 do 'ranking' mundial e uma das cabeças-de-cartaz da prova, acaba por não se deslocar a Portugal devido a lesão. Saiba mais em http://www.coaclub.com/cot11.

6. No seu habitual balanço de fim de ano, o World of O – http://www.worldofo.com/ -, o mais abrangente e prestigiado sítio do mundo da Orientação, publicou a relação dos “sites” mais populares e dos “sites” com maior produção de conteúdos referente ao ano de 2010. Ficámos pois a saber que, nos 333 sítios “alojados” no World of O, foram publicadas 13.402 mensagens, mais 1952 que no ano transacto. Thierry Gueorgiou, com 9.129 visitas em apenas cinco mensagens, levou o título do “sítio mais popular”, enquanto o OPN.no, com um total de 1.253 mensagens, foi o “sítio mais produtivo”. Neste particular 'ranking', o Orientovar obteve um meritório 3º lugar, graças às 457 mensagens contabilizadas. Obrigado a todos aqueles que por aqui vão passando e cuja presença é, ainda e sempre, o mais forte estímulo para que este espaço se vá mantendo com esta vitalidade. E é para todos vós que esta semana vai, com a expressão da minha sincera gratidão, o Louvor da Semana!

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

4 comentários:

Ana disse...

Parabééééns!!!
Pela parte que me cabe, obrigada pelo Louvor! Mas nós limitamo-nos a ler e comentar o resultado do imenso trabalho e dedicação que representa o Orientovar!
Mais uma vez, os meus mais sinceros parabéns!

antunes disse...

Bom Dia;
O meu comentário está relacionado com a informação do site da FPO:
IDP novos estatutos e destaque para a Orientação.
"A BOA NOTÍCIA É JÁ SERMOS NOTÍCIA NA SUA PÁGINA PRINCIPAL"
Penso que todos nós concordaremos e estaremos satisfeitos com isso.
A má notícia,para mim,é o facto de alguém entre a muita gente que assim poderá ler essa notícia e que deconheça a modalidade,poder incorrer no erro de pensar que mesmo em cadeira de rodas, poderá participar numa prova de corridas de aventura.O lapso está apenas nos títulos e claro que nós que estamos por dentro, logo nos apercebemos do lapso de quem redigiu o texto, mas e os outros?

Orientação de Precisão - conjuga, num só percurso, diversas actividades de natureza (caminhada, BTT, canoagem, escalada, etc).
Corridas de Aventura - Disciplina onde os participantes se deslocam apenas pelos caminhos e resolvem problemas sobre a colocação de balizas no terreno. Desta forma, a importância da capacidade física é retirada o que permite a participação, em igualdade de circunstâncias, de praticantes com limitações motoras (incluindo os que se deslocam em cadeira de rodas e com limitações motoras muito significativas.

Rui Antunes

David Sayanda disse...

parabens pelo seu trabalho, apesar de não comentar nunca, estou aqui todos os dias ;)

Desejo-lhe força para continuar!
Abraço

Luisa disse...

Muitos Parabéns Margarido.
Faço minhas as palavras da Ana, e do David também.
É que embora não comentando - como deveriamos fazer - já não nos imaginamos (egoístamente) sem o "Orientovar".
Obrigado pelo seu trabalho e parabéns
Luisa