sábado, 11 de dezembro de 2010

XIII CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE ORIENTAÇÃO: IRONIR EV E TÂNIA CARVALHO ENTRAM COM O PÉ DIREITO




O XIII Campeonato Sul-Americano de Orientação teve ontem, em São Valentim, a sua primeira grande etapa. Numa prova rijamente disputada, Ironir Alberto Ev e Tânia Maria Jesus de Carvalho sprintaram para a vitória.


Ao vencerem a prova de Sprint nos escalões de Elite respectivos, Ironir Alberto Ev (Clube Orientação Santiago) e Tânia Maria Jesus de Carvalho (Associação de Orientação dos Alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro) entraram com o pé direito no XIII Campeonato Sul-Americano de Orientação. A prova teve lugar no distrito de São Valentim, contando com a participação de 457 atletas em representação de sete países, distribuídos por 71 escalões de competição e dois escalões abertos.

Depois duma série qualificatória muito equilibrada, Ironir Alberto Ev abordou a grande final com determinação, fez impor a sua velocidade e mais-valias técnicas e conseguiu levar de vencida todos os seus adversários. Cumprindo os 3100 metros do seu percurso (30 pontos de controlo, 85 metros de desnível) em 13.24, Ironir Alberto Ev relegou para a segunda posição Sidnaldo Farias Sousa (Kaapora CO) , batendo-o por um escasso segundo. A 21 segundos do vencedor, na terceira posição, classificou-se Cléber Baratto Vidal (Natura CO).


Vitória mais folgada

No sector feminino a luta foi igualmente muito apertada, com Tânia Maria Jesus de Carvalho a suplantar a vencedora do Sul-Americano de 2009, Wilma Barbosa de Souza (Clube Orientação Guararapes), pela diferença de 18 segundos. De Carvalho necessitou de 16.30 para completar os 2500 metros do percurso(15 pontos de controlo, 95 mtros de desnível), contra os 16.48 da sua adversária mais directa. Sônia de Conti, do Clube de Orientação San Martin, fechou o pódio, a 1.11 da vencedora.

Nos restantes escalões, destaque para os bons resultados alcançados pelos representantes do Uruguai nos escalões mais jovens e também para a vitória do chileno Jorge Cifuentes Contreras no escalão H21A, um dos mais competitivos e participados destes Campeonatos. Nos escalões de veteranos, uma palavra para as quatro vitórias de atletas da República Checa, em representação da Hana Orienteering.


“Prova-rainha” tem lugar hoje

No terceiro dia deste XIII Campeonato Sul-Americano de Orientação terá lugar a mais importante prova do programa. Pontuável para o ‘ranking’ mundial da modalidade, a prova de Distância Média volta a ter por palco o distrito de São Valentim e nela se poderão começar a vislumbrar os grandes vencedores do certame. Já se percebeu, contudo, que há muitos e bons valores em busca dos títulos, o equilíbrio é a nota dominante e só no último prisma do último dia se conhecerão os vencedores. O que irá acontecer amanhã, numa Distância Longa de “tudo ou nada”.

A terminar, diga-se que Portugal não tem nenhum representante na competição, mas o Orientovar descobriu entre os concorrentes um Izac Alves Portugal. É do Cobra Clube de Orientação, corre no escalão H45A e foi ontem o 18º classificado.


Consulte os resultados completos em http://www.helga-o.com/webres.

[Foto extraída do Álbum de Prismaventura Orientacion Chile]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: