sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

XIII CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE ORIENTAÇÃO: VITÓRIAS "GAÚCHAS" NA PROVA DE ESTAFETA




Pontapé de saída no maior evento de Orientação das Américas. Em ambiente fraterno, tiveram lugar na quente tarde de ontem, no distrito de Boca do Monte, a Cerimónia de Abertura e a prova de Estafeta que assinalaram o início da XIII Campeonato Sul-Americano de Orientação.


Quinze anos após aqui ter sido realizada a sua primeira edição, o Campeonato Sul-Americano de Orientação regressou ao distrito de Boca do Monte e à FEPAGRO, uma Estação Experimental com tanto de importante para a Agricultura brasileira como de simbólico para a Orientação no país irmão.

Com uma actividade regular marcada pela organização de eventos pioneiros para a Orientação brasileira, o Clube de Orientação de Santa Maria – que soprará as vinte velas no próximo dia 3 de Julho de 2011 - tem contribuído fortemente para a valorização da Orientação junto da sociedade brasileira. Desta forma, tal como em 1995, também a responsabilidade organizativa do certame pertence este ano ao COSM, o primeiro clube do país e um dos históricos da Orientação brasileira.


Federação Gaúcha triunfa em Homens Adulto…

Muito concorrida e animada, a Cerimónia de Abertura contou com a presença de importantes individualidades da cena política, social e desportiva do Brasil. Momento alto foi a homenagem feita aos cerca de 30 orientistas que se inscreveram na edição deste ano do Campeonato Sul-Americano de Orientação e que aqui haviam marcado presença há quinze anos atrás, aquando da primeira edição.

Na sequência do momento protocolar, teve lugar a prova de Estafeta que reuniu 74 equipas, distribuídas pelos escalões Júnior, Adulto, Master e Sénior, em ambos os sectores. No escalão Homens Adulto, a equipa da Federação Gaúcha de Orientação (FGO 3), constituída por Vanderlei José Bortoli e Cléber Baratto Vidal, respectivamente Campeão CamBOr 2010 e Campeão Sul-Americano em título, e ainda por Ironir Alberto Ev, impôs-se à concorrência, alcançando um tanto suado como merecido triunfo no tempo de 46.30.


... e faz o “bis” em Damas Adulto

Com mais 2.13, classificou-se na segunda posição a turma da Associação de Orientação do Rio de Janeiro (AORJ 1), composta pelo trio Sidnaldo Farias Sousa, Thiago Diego De Sousa Honório e Ronaldo André Castelo dos Santos de Almeida. Odacir Fernandes, Robson Figueira Rengifo e Michael Eglin, representando a Confederação Brasileira de Orientação (CBO 1) garantiram a terceira posição, com um registo de 51.58. Entre as 28 equipas articipantes na prova neste escalão, destaque para os 5º e 8º lugares alcançados, respectivamente, pelas equipas CHILE 1 (Jorge Arriagada Olivos, Jorge Cifuentes Contreras e Victor Piñeira Contreras) e CHILE 2 (Leonel Caniuqueo Venegas, Jorge Espinoza Puschel e Samuel Morales Salas), as duas únicas equipas não brasileiras presentes.


No sector feminino, no que ao escalão Adulto diz respeito, vitória igualmente duma equipa da Federação Gaúcha de Orientação (FGO 7), composta por Sônia De Conti, pela grande campeã brasileira Mirian Ferraz Pasturiza e por Juliane Valéria de Carvalho Mendonça. As “gaúchas” triunfaram em 57.16, deixando as segundas classificadas, da Associação de Orientação dos Alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Tânia Maria Jesus de Carvalho, Tatiana Veríssimo de Andrade e Ágatha Gabrielle de Souza), a 10.01. Na terceira posição, com 1.11.38, classificou-se o KAAPORA Clube de Orientação (Soraya Gonçalves Cabral, Ayla Caroliny Araújo das Neves e Ana Rachel Malerba Lemes).


O Sul-Americano tem hoje a primeira prova “a sério”

Nos restantes escalões, vitórias do Clube de Orientação Voluntários da Pátria e Federação Gaúcha de Orientação, em Damas Júnior e Homens Júnior, respectivamente. A turma checa da Hana Orienteering triunfou em Damas Master, enquanto a Federação de Orientação de Mato Grosso do Sul venceu no sector masculino. Finalmente, no que aos Homens Sénior diz respeito, o triunfo coube ao Clube de Orientação Tiradentes – Grémio Desportivo CFAP.

Neste momento estão prestes a começar do distrito de São Valentim as qualificatórias de Sprint nos escalões de Elite Masculina e Feminina, naquela que é a primeira prova pontuável para o XIII Campeonato Sul-Americano de Orientação. As provas para os restantes escalões terão lugar ao início da tarde, seguindo-se as finais de Elite a fechar o programa do dia. Emoção a rodos num dia em que a meteorologia prevê mais e mais calor. Continue a acompanhar tudo aqui, no seu Orientovar. Mais informações em http://www.cosm.esp.br/.



Consulte AQUI os resultados completos da Estafeta.

O Orientovar agradece a Carlos Alberto Araújo o pronto envio dos resultados da Estafeta. Aguardamos ainda que Paulo Calisto Becker, o Director da Prova, nos faça chegar os seus comentários ao arranque dos Campeonatos.


[Foto e mapa extraídos do Álbum de Prismaventura Orientación Terrestre]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: