quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

XIII CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE ORIENTAÇÃO: O MAIOR EVENTO DE ORIENTAÇÃO DAS AMÉRICAS VAI COMEÇAR




Apregoado como “o maior evento de Orientação das Américas”, o XIII Campeonato Sul-Americano de Orientação está prestes a começar. De amanhã e até ao próximo domingo, em Santa Maria, município brasileiro do Estado do Rio Grande do Sul, serão em número de 530 os atletas que lutarão pela vitória nos 77 escalões de competição e abertos.


Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, República Checa, Suiça e Uruguai são os países representados num evento cuja Organização tem a assinatura do Clube de Orientação de Santa Maria e conta com os apoios da Confederação Sul-Americana de Orientação, da Confederação Brasileira de Orientação e da Federação Gaúcha de Orientação. O nosso bem conhecido Paulo Calisto Becker será o Director do Evento, estando a Supervisão IOF a cargo de Dejair Barreto.

A Cerimónia de Abertura decorrerá ao início da tarde de amanhã, na FEPAGRO, Distrito de Boca do Monte. Este é um local carregado de simbolismo para a Orientação no país irmão, uma vez que foi aqui que, em 1994, o sueco Arto Rautiainen colaborou na elaboração do mapa de Orientação da FEPAGRO – Boca do Monte, conforme as especificações técnicas internacionais para mapas de Orientação. Este mapa foi usado em 1995 para a realização do I Campeonato Sul-Americano de Orientação, efeméride que agora se celebra, por ocasião do 15º aniversário dos Campeonatos Sul-Americanos. Logo de seguida assistir-se-á ao arranque do programa competitivo, no mesmo local, com a realização da prova de Estafeta.

Na sexta-feira terá lugar a prova de Sprint, com as séries classificatórias dos escalões de H/D21Elite a terem lugar de manhã, sendo as finais, juntamente com os percursos das demais categorias, disputados à tarde. Prova de Distância Média WRE (pontuável para o ‘ranking’ mundial), na manhã de sábado, e prova de Distância Longa, na manhã de domingo, encerram o programa, com a particularidade das três provas referidas terem lugar no Distrito de São Valentim. O vencedor em cada escalão será encontrado pelo somatório de pontos nos três percursos (Sprint, Distância Média e Distância Longa), de acordo com uma tabela de pontuação específica e que poderá ser consultada no Regulamento do Campeonato Sul-Americano de Orientação [AQUI].

Acompanhe o desenrolar do XIII Campeonato Sul-Americano de Orientação em http://www.cosm.esp.br/ ou aqui, no seu Orientovar.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: