quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

"THE ORIENTEERING ACHIEVEMENT OF 2010": OLAV LUNDANES E SIMONE NIGGLI FORAM OS MAIS VOTADOS




O norueguês Olav Lundanes e a suiça Simone Niggli foram os grandes vencedores do “The Orienteering Achievement of 2010”. Promovida conjuntamente pelo World of O e Ultimate Orienteering, duas das mais importantes referências noticiosas da Orientação mundial, a votação contou com a participação de quase três mil pessoas de 50 países, sendo os resultados entendidos pelos promotores da iniciativa como “muito representativos da opinião da comunidade orientista mundial.”


Olav Lundanes, o vencedor masculino, começou em Portugal a sua preparação para uma época recheada de pontos altos, tendo sido o 11º classificado no Portugal O’ Meeting e vencido de forma meritória a prova WRE do 1º dia do Norte Alentejano O’ Meeting. O momento maior da temporada – e da sua carreira! – surgiu com o título de Campeão do Mundo de Distância Longa, em Trondheim, no seu país natal. Neste “The Orienteering Achievement of 2010”, o actual nº 4 do ‘ranking’ mundial impôs-se de forma categorica ao suíço Daniel Hubmann, vencedor em 2009, tendo alcançado mais do dobro dos votos.

Simone Niggli repetiu o triunfo do ano transacto, mas de forma bem mais apertada do que eventualmente estaria à espera. Com efeito, apesar de ter ganho em 2010 quase tudo o que havia para ganhar – dois títulos mundiais, dois títulos europeus, nove vitórias em provas da Taça do Mundo e dezanove vitórias em provas WRE, nomeadamente no Portugal O’ Meeting – a atleta suiça contou com uma rival de peso e sua companheira de equipa no Ulricehamns OK: Ida Bobach (Dinamarca). Estrela de grandeza maior nos dois últimos JWOC e tri-campeã mundial júnior em título (Sprint, Distância Longa e Estafeta), Ida Bobach foi ainda a grande sensação da última etapa da Taça do Mundo 2010, ao concluir a PostFinance Sprint no terceiro lugar. Estes feitos fazem com que a atleta, ainda júnior, seja já a nº 26 do ‘ranking’ mundial e veja recair sobre si atenções dos mais variados quadrantes ligados à Orientação mundial.


“The Orienteering Achievement of 2010”

Masculinos
1º Olav Lundanes (NOR) 28,5 %
2º Daniel Hubmann (SUI) 13,4 %
3º Frédéric Tranchand (FRA) 12,1 %
4º Carl Waaler Kaas (NOR) 10,1 %
5º Matthias Müller (SUI) 9,5 %
6º Valentin Novikov (RUS) 9,5 %
7º Anders Nordberg (NOR) 8,1 %
8º Fabian Hertner (SUI) 4,7 %
9º Andrey Khramov (RUS) 4,1 %

Femininos
1º Simone Niggli (SUI) 30,6 %
2º Ida Bobach (DIN) 29,4 %
3º Minna Kauppi (FIN) 14,3 %
4º Helena Jansson (SWE) 7,6 %
5º Marianne Andersen (NOR) 7,2%
6º Vroni König-Salmi (SUI) 6,2 %
7º Emma Claesson (SWE) 3,0 %
8º Anni-Maija Fincke (FIN) 1,7 %


Leia o artigo completo e conheça as reacções de Olav Lundanes e Simone Niggli em http://news.worldofo.com/2010/12/09/lundanes-and-niggli-orienteering-achievement-of-2010/ ou em http://www.ultimate-orienteering.com/?p=3896.

[Foto extraída da notícia no World of O]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: