sábado, 11 de dezembro de 2010

ORIENTAÇÃO EM REVISTA: ESTÁ NAS BANCAS O NÚMERO DE DEZEMBRO




Com a última edição de 2010 da Revista de Atletismo, está nas bancas o número 44 da Orientação em Revista. Um número que fecha um ciclo breve – que se prolongou de Fevereiro a Dezembro deste ano – e durante o qual assumi a responsabilidade pela sua Redacção.


No final deste ano de 2010 assumi, por razões de ordem estritamente pessoal, que não seria mais o responsável redactorial da Orientação em Revista. Independentemente do significado ou da importância que a publicação possa ter para o sector da Comunicação e Imagem da Federação Portuguesa de Orientação, a Orientação em Revista foi um desafio que aceitei no pressuposto de que seria importante termos um órgão “virado para fora” e não apenas para consumo interno, como vinha a acontecer. A minha colaboração com a Revista de Atletismo parecia facilitar as coisas, a distribuição da Revista assegurava uma boa cobertura geográfica e o público-alvo – essencialmente gente da área do Atletismo – poderia ser uma boa aposta.

Dez números volvidos, porém, entendi que está na vez de dar o lugar a outro. O balanço desta breve série, deixo-o aos leitores. Todavia, pessoalmente considero que este foi um projecto falhado. E falhado porquê? Essencialmente porque não terá sido responsável por qualquer tipo de crescimento substantivo da nossa modalidade. Acabou, isso sim, por representar um dispêndio não desprezível de recursos. Em termos pessoais implicou, efectivamente, muitas e muitas horas de trabalho e também algum desgaste emocional.

Dedicado às últimas provas da temporada, o número de Dezembro da Orientação em Revista apresenta, complementarmente às respectivas Reportagens, os Quadros de Vencedores dos vários ‘rankings’ nacionais, à excepção das Corridas de Aventura. Nele poderemos ainda ler uma Entrevista com Bruno Nazário, onde o Seleccionador Nacional de Orientação Pedestre traça um balanço da época. Editorial, assinado por Alexandre Guedes da Silva, calendário de provas e quadros de resultados encerram uma edição que pode ser lida AQUI.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: