segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

I ENCONTRO DE ORIENTAÇÃO ADAPTADA RECEBE SETE DEZENAS DE PARTICIPANTES EM CORUCHE




Um Sol radiante, uma temperatura verdadeiramente Primaveril e um ambiente repleto de alegria em torno de um Desporto que, para a maioria, era absolutamente desconhecido, receberam em Coruche sessenta e sete participantes no I Encontro de Orientação Adaptada.


O evento, integrado na 1ª Semana da Inclusão de Coruche, decorreu no dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de Dezembro, numa organização do CRIC - Centro de Reabilitação e Integração de Coruche e do COAC – Coruche Outdoor Adventure Club. Os participantes, oriundos de seis instituições do Distrito de Santarém, foram desafiados por um percurso de Orientação Pedestre no Parque do Sorraia e outro de Orientação de Precisão no Jardim 25 de Abril em Coruche.

Com percursos adaptados às necessidades especiais dos participantes, à medida que o evento se desenrolou o sorriso bem patente no rosto de todos, ainda um pouco surpreendidos com o primeiro contacto com o mapa, o chip e as bases de Orientação, era revelador da sua satisfação pessoal. Rapidamente, as dúvidas iniciais derivadas de serem estreantes na Orientação se transformaram numa enorme vontade de chegar mais rápido ao próximo ponto do percurso. O sprint final revelava esta conjugação entre satisfação e querer, dado que os participantes chegavam com um intenso apoio dos seus colegas, tentando completar o percurso no menor tempo possível, mas na quase totalidade dos casos com um sorriso "de orelha a orelha".

A forma como decorreu a actividade, mostrou claramente
que esta deve ser uma modalidade a integrar
futuramente os eventos de Desporto Especial


No final decorreu a entrega de prémios no Parque da Água em Coruche, num ambiente de enorme animação e que permitiu a todos, independentemente da sua posição, receber lembranças do evento. Terminada a entrega de Prémios, os participantes integraram a actuação do Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra, dançando e aplaudindo os colegas, numa clara demonstração do sentimento de satisfação com que todos saíram da Vila do Sorraia nesta manhã do Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência.

A Orientação Pedestre entrou desta forma no panorama das actividades praticadas pelas Instituições que, normalmente, integram as actividades de Desporto Especial do Distrito de Santarém. A forma como decorreu a actividade, mostrou claramente que esta deve ser uma modalidade a integrar futuramente os eventos de Desporto Especial, nas vertentes de Orientação Pedestre e de Orientação de Precisão.


Resultados

1º Emanuel / António João (CRIAL) 11.21
2º Jéssica / Maria Castelo Dias (ESCOL(H)A) 11.43
3º Ana Margarida / Duarte / Francisca (Vicentinas) 12.30
4º Raquel Ferreira / Rafael Martinho / Nuno Rodrigues (Esc. AH) 12.31
5º Tiago Pirralho / Sérgio Arromba (CRIC) 13.00
6º João Mesquita / João Coelho (CRIC) 13.44
7º Carlos Cunha / Paulo / Gabriela (CRIC) 14.31
8º Nélia / António / Andreia Santos (CRIC) 14.36
9º João Silva / Laura (CRIC) 14.37
10º Jacinto Alberto / Carlos Alfaiate (APPACDM) 14.40
11º Ivone / Rui Cordeiro / Pedro Lopes (CRIT) 15.00
12º Carla / José Manuel / Nuno Afonso (CRIAL) 15.14
13º David Portela / João Abegão (APPACDM) 15.17
14º Rómulo Mendes / Mariana Rafael (Esc. AH) 15.50
15º Ana Paula / Maria Engrácia / Rafael (CRIC) 16.00
16º António Viena / Bruno Baião (CRIT) 17.00
17º Fábio / Marisa (ESCOL(H)A) 17.12
18º Maria do Carmo / Maria Teresa Lopes (Vicentinas) 17.31
19º Manuel Morais / Maria (CRIT) 17.44
20º Marco Nunes / Eugénio Pinto / Marta Francisco (APPACDM) 17.56
21º Rolando / Madalena (CRIC) 18.50
22º Daniel / Carla (CRIAL) 19.19
23º Maria Oliveira / Inês Branco / Matilde Fernandes (Vicentinas) 19.30
24º Andreia Santos / Maria Augusta / Elsa (CRIC) 20.00
24º João Tiago / Manuel (CRIC) 20.00
26º Lara Pascoal / Sara Rocha --.--

“É importante que se realizem
 mais iniciativas como esta”


No final do evento, Lurdes Salgado, uma das responsáveis pelas actividades desportivas adaptadas do CRIC de Coruche, revelava as suas impressões acerca desta modalidade recentemente conhecida pela instituição de Coruche: "Este I Encontro de Orientação Adaptada superou todas as nossas expectativas. Prova disso foi a felicidade e o entusiasmo estampados no rosto de todos os participantes que estiveram à altura do desafio, provando que a Orientação é um desporto acessível a todos, independentemente das suas limitações físicas ou mentais.” A terminar, lançou um desafio que é, em si mesmo, um desejo: “É importante que se realizem mais iniciativas como esta, que ofereçam oportunidades efectivas de participação às pessoas em situação de deficiência e promovam o desenvolvimento das suas potencialidades ".

Em representação da Federação Portuguesa de Orientação, António Aires mostrou-se “surpreendido por, num momento em que um dos obstáculos ao desenvolvimento e divulgação da Orientação de Precisão é a dificuldade em envolver e motivar os Centros de Reabilitação para esta disciplina, encontrei o Centro de Reabilitação e Integração de Coruche de portas abertas e com um dinamismo e entusiasmo enormes para acolher a Orientação de Precisão no seu seio. Esse dinamismo trouxe várias dezenas de participantes não só do CRIC, mas também de outras associações do distrito de Santarém, que constituíram um grupo bastante heterogéneo, sinal do enorme potencial de inclusividade que a Orientação de Precisão possui.” Na perspectiva do Director Técnico Nacional, “o sucesso deste encontro e das restantes actividades envolventes passa, obviamente, também pelo imenso interesse e trabalho quer do COAC, quer da Câmara Municipal de Coruche, na pessoa da Vereadora Fátima Galhardo, que tem sido incansável na disponibilização dos recursos da autarquia para todas as actividades de Orientação quer do COAC quer da FPO organizadas no seu concelho.” A nota final é de “parabéns ao CRIC, ao COAC e à Câmara Municipal de Coruche pelo enorme sucesso deste I Encontro de Desporto Adaptado de Coruche.”


[Foto gentilmente cedida por Hugo Borda d’Água. Poderá visualizar mais fotos do evento na Galeria do COAC, em http://picasaweb.google.com/coaclub/IEncontroOriAdaptada_031210]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: