quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

I CORUCHE ORIENTEERING TROPHY' 11: 700 ATLETAS DE 7 PAÍSES À DESCOBERTA DA FLORESTA DE CORUCHE





A Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2011 dará em Coruche, Capital Mundial da Cortiça, o pontapé de saída. De 7 a 9 de Janeiro, o I Coruche Orienteering Trophy’ 11 promete mapas e percursos de elevado recorte técnico, nas mais belas florestas de montado da região do Sorraia.


Prova de abertura da Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2011, o I Coruche Orienteering Trophy’ 11 aproxima-se a passos largos. Com a assinatura do COAC - Coruche Outdoor Adventure Club, o evento representa uma estreia desta novel colectividade nas lides organizativas em provas maiores do Calendário nacional e constitui mais uma excelente oportunidade de testar as capacidades físicas e técnicas em terrenos de enorme qualidade para a prática da Orientação, agora que a nova época começa.

Ainda no início da semana, a Organização do evento emitia uma Nota de Imprensa onde dava conta de “600 atletas de 6 países à descoberta da floresta de Coruche”. Pois bem, numa consulta ao Oásis, o sistema de inscrições on-line da Federação Portuguesa de Orientação, percebe-se que o número de inscritos não pára de crescer, sendo neste momento de 690, de sete nacionalidades distintas. Aos 660 atletas portugueses inscritos, juntam-se 22 espanhóis, quatro finlandeses, um sueco, um norueguês, um letão e um lituano.


Sofia Haajanen é “cabeça de cartaz”

Quanto às figuras em prova, a finlandesa Sofia Haajanen , 35ª classificada do ‘ranking’ mundial, é a atleta mais credenciada entre todos quantos pisarão os palcos da prova ribatejana. Do país dos mil lagos marcarão igualmente presença Saila Kinni, Jussi Suna e Oskari Liukkonen, este último ocupando actualmente um lugar muito próximo do top-100 mundial e ostentando no seu palmarés, com a equipa Delta, uma vitória na Jukola (2008), a maior estafeta mundial.

Mas em Coruche irão estar, igualmente, alguns dos melhores atletas nacionais. Entre a Elite Masculina, adivinha-se intensa luta entre Tiago Romão, que se estreia com o emblema da ADFA ao peito, e Diogo Miguel (Ori-Estarreja). Saúdam-se as presenças neste escalão de Tiago Gingão Leal (GafanhOri), Nuno Pedro (CAOS) e Ricardo Vieira (Amigos da Montanha), atletas que na temporada passada se destacaram em escalões diferentes, e ainda de Joaquim Sousa (COC) e Marco Póvoa (ADFA), dois dos maiores atletas portugueses de sempre e para quem a idade parece não contar. O vencedor do 'ranking' da Taça de Portugal de Orientação Pedestre na temporada passada, Miguel Reis e Silva (CPOC), bem como Jorge Fortunato (Ori-Estarreja) e Tiago Aires (GafanhOri) – os dois primeiros fora do país em virtude da sua actividade académica, o terceiro por ser autor dos mapas – são os grandes ausentes.


Tudo por tudo no apuramento para os Mundiais ISF de Desporto Escolar

Na Elite Feminina, Maria Sá (GD4C) surge como uma das grandes pretendentes a um lugar cimeiro, ao lado de Patrícia Casalinho, Catarina Ruivo e Andreia Silva (todas do COC) e das estreantes Mariana Moreira (CPOC) e Lena Coradinho (GafanhOri). Pelos mesmos motivos de Tiago Aires, Raquel Costa (GafanhOri) é a grande ausente, bem como a vencedora do ‘ranking’ da Taça de Portugal 2009/2010 no escalão D20, Joana Costa (GD4C), neste caso por motivos que se prenderão, certamente, com a sua nova vida académica.

No tocante aos restantes escalões, merece particular atenção a acesa luta que se irá travar nos escalões H/D13 e H/D15, onde se joga uma cartada particular e da maior importância. Trata-se das decisivas provas de selecção para o Campeonato do Mundo de Orientação do Desporto Escolar ISF 2011 (Trentino, Itália), onde (quase) tudo estará em jogo. De resto, praticamente todos os vencedores do ‘ranking’ da Taça de Portugal 2009/2010 nos vários escalões estarão em Coruche a defender os respectivos títulos.


Programa recheado

O evento abrirá com a disputa de uma prova de Distância Média na Herdade da Sesmaria, seguida duma prova de Distância Longa, que decorrerá na Herdade do Cascavel. Os vencedores do Troféu serão apurados através da soma dos pontos alcançados em ambas as etapas. Além disso, será ainda disputado um Sprint Nocturno na vila de Coruche ao final do primeiro dia, percorrendo as ruas da vila e visitando o parque do Sorraia. Nos dias que antecedem as etapas pontuáveis para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre, São José da Lamarosa recebe uma prova dedicada às escolas locais na tarde de quinta-feira e o Model Event na sexta-feira, dando a oportunidade aos atletas de partirem à descoberta da floresta de Coruche um dia antes da competição se iniciar.

Mas o I Coruche Orienteering Trophy' 11não se esgota na sua vertente competitiva. A componente social surge com enorme peso nas preocupações da Organização, estando prevista, na quinta-feira anterior ao evento, Orientação para as Escolas, em S. José da Lamarosa. O “OriKids”, um conceito de baby-sitting que vai muito ao encontro daquilo que o Clube de Orientação do Centro tão bem sabe fazer com a sua “Escolinha de Orientação”, promete manter activos e animados os mais novos. Neste momento decorre já um passatempo com prémios aliciantes às três melhores frases que incluam as palavras “desafio” e “Orientação”. E há ainda o Jantar Oficial oferecido a todos os participantes ao final do primeiro dia e também a Cerimónia de Entrega de Prémios, prevista para as 13h30 do último dia. Juntando isto às belezas destas terras do Sorraia e à atenção, simpatia e carinho no bem receber das suas gentes, o que espera para se inscrever, caso ainda não o tenha feito?


Todas as informações e acompanhamento da prova dia-a-dia em http://www.coaclub.com/cot11 ou aqui, no seu Orientovar.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: