quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. A Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e a Federação Portuguesa de Orientação acabam de firmar um Protocolo de Colaboração, assente no apoio técnico e desportivo entre as ambas as instituições. “Este protocolo celebrado entre a FPDD e a FPO repercute um entendimento de um esforço conjunto no âmbito do desporto adaptado nos diversos domínios de intervenção, que vão da Prática Desportiva à Formação”, pode ler-se no documento. Este é o “protocolo que tardou mais de uma década”, sublinham os responsáveis da Federação Portuguesa de Orientação na sua página – www.fpo.pt -, realçando a abertura de “perspectivas plenas” para o desenvolvimento da Orientação de Precisão em Portugal.

2. Prova de abertura da Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2011, o I Coruche Orienteering Trophy aproxima-se a passos largos e as novidades não param de cair. Para além da criação dos escalões de competição H/D11, segundo as indicações do Regulamento de Competições 2011 da FPO, a organização do evento acaba de divulgar a realização do Model Event na sexta-feira, dia 7 de Janeiro, entre as 12h30 e as 16h00. A prova terá lugar num mapa novo – Lamarosa Sul –, junto ao mapa da etapa de Distância Média e as inscrições são gratuitas. Não perca esta excelente oportunidade e prepare-se para rumar a Coruche umas horas antes. Vai valer bem a pena. Informações completas em http://www.coaclub.com/cot11.

3. Também o I Meeting de Orientação de Gouveia já mexe, e de que maneira. Depois da publicação do Boletim nº 1 em três línguas (português, espanhol e inglês) a organização da prova está apostada em “passar da teoria à prática”, com a presença de alguns atletas estrangeiros. Assim, são fortes as probabilidades de vermos em acção, na Serra da Estrela, alguns dos bons valores da Orientação mundial. De acordo com Miguel Reis e Silva – no seu blog, AQUI - entre os atletas que tencionam rumar a Gouveia no primeiro fim-de-semana de Fevereiro, estão o romeno Ionut Zinca, a selecção austríaca e… o Campeão do Mundo de Distância Longa em título, o norueguês Olav Lundanes!

4. A Direcção Regional de Educação do Alentejo acaba de publicar a “Revista Alentejo Educação – Évora 2010” - http://documentos.drealentejo.pt/Revista_Alentejo_Educacao_2010.pdf – e onde um dos destaques vai para a Orientação. Apesar de ter decorrido um ano e meio sobre uma das maiores proezas da Orientação ao nível do Desporto Escolar, sabe sempre bem recordar os títulos de Vice-Campeãs do Mundo de Inês Catalão e das Juvenis Femininas da EB 2,3/S Cunha Rivara (Arraiolos), Ana Coradinho, Ana Salgado, Ana Tomás, Inês Pinto e Rita Rodrigues. Tudo para ler nas páginas 72 e 73 da publicação da DREAlentejo.



5. Diz que é “mais um mapa, mais um desterro!” Mas será que é apenas mais um blog? A fazer fé nas primeiras amostras, a resposta é, claramente, “não”. Luís Sérgio acaba de se “fazer ao mar dos blogs”, dando-nos a ver preciosos “retalhos da vida dum cartógrafo e praticante de Orientação, para memória futura”. Alojado em http://maisummapa.blogspot.com/, este diamante conta já com treze mensagens em cinco semanas de vida, nele se podendo encontrar desde as abordagens a que o cartógrafo está sujeito, aos achados tenebrosos na floresta relacionados com os rituais de magia negra ou a um genial “Orientação – Desporto com Pés e Cabeça?”. Pelo meio, entre outros, uma deliciosa reportagem fotográfica intitulada “Folgosinho on ICE”, também “cogumelos para todos os gostos”, um vídeo de “escaravelho a empurrar bosta” e a recuperação de apontamentos fotográficos do II Open ATV Óbidos – Peniche, numa montagem que é em si mesmo um desafio: “Onde está o Wally?”. Apesar da advertência – “não esperem muitos desenvolvimentos” - a coisa promete. Pela cuidado, sinceridade e sensibilidade da proposta, pela entrega e pela partilha, para o Luís Sérgio vai, com uma nota de gratidão e sincero reconhecimento, o Louvor da Semana!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: