quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. “Descubra Portugal. Um País que vale por mil!” Entre na página do Turismo de Portugal e seleccione o tema “Acção e Aventura”. Ao caminho salta-lhe… a Orientação [AQUI]. Intitulado “Correr de mapa na mão!” o artigo, da autoria de Maria Manuel Freitas, propõem algumas coordenadas para que melhor se compreenda a modalidade, as suas variantes e âmbito de acção, algumas das suas regras e elementos-chave. Em final de ano e a menos de três meses do Portugal O’ Meeting, uma prendinha bem simpática no "sapatinho" da Orientação.

2. O Clube Aventura da Madeira colocou no passado dia 8 um ponto final na sua actividade organizativa referente à época 2009/2010. O XVII Troféu de Orientação “Cidade de Santa Cruz”, este ano na disciplina Sprint, traduziu-se numa larga participação nos escalões de Orientação Para Todos OPT1 e OPT2, com muitos grupos em iniciação, num total de 112 participantes. A organização montou 7 percursos entre os 1.000 e os 3.000 metros de distância rectilínea, para os doze escalões em disputa, privilegiando a colocação de postos de controlo em locais atractivos como fontenários, árvores especiais, monumentos e recantos mais escondidos da Cidade de Santa Cruz. Para a história ficam os nomes dos vencedores, Miguel Gonçalves e Isabel Fagundes, ambos do CA Madeira, no escalão principal. Reportagem, fotos e resultados completos em http://www.camadeira.com/orientacao/ori_right.php.

3. Com tempo particularmente convidativo, teve lugar na manhã do passado sábado, pelas ruas da aldeia de Magoito, a última etapa do Troféu Sintra Orientação Para Todos 2009/2010. Organizada pelo CAOS – Clube de Aventura e Orientação de Sintra, esta última etapa contou com mais de meia centena de participantes, a maioria dos quais aproveitou os percursos para se recriar, conviver ou iniciar os mais jovens nas lides da Orientação. Com esta prova ficou conhecido finalmente o nome do vencedor do ‘ranking’, Pedro Batista, um “homem da casa”. A Cerimónia de Entrega de Prémios aos participantes no Troféu terá lugar no próximo dia 20 de Janeiro, meia hora antes do início da primeira etapa do ‘ranking’ 2011. Tudo para conferir no blog do CAOS, em http://oricaos.blogspot.com/2010/12/orientacao-em-magoito.html.

4. Grande responsável pela Secção de Orientação em BTT do Clube de Orientação de Estarreja, Fernando Silva lança um convite a todos os interessados no sentido de se juntarem aos treinos do clube nos mapas de Palmaz e São Martinho da Gândara (Oliveira de Azeméis), palcos da última edição dos Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT. “Como objectivo pretendo também cativar o interesse de novos atletas para o clube, promovendo a realização destas actividades”, diz Fernando Silva, recordando que a nova época terá o seu início no último fim-de-semana de Janeiro com uma prova em Águeda, pontuável para a Taça de Portugal e a realizar pelo DAR – Desportivo Atlético de Recardães. Em Maio terá lugar em Oliveira de Azeméis o Campeonato Ibérico de Orientação em BTT, em mais uma grande organização do Ori-Estarreja. Os interessados podem contactar Fernando Silva através do endereço fsilva@dinamica-virtual.pt ou pelo telemóvel 919 654 305.

5. Acaba de ser publicada o número 1/2010 da Revista Electrónica da EETO – Escola Espanhola de Técnicos de Orientação. Com coordenação de Nacho Rubio Hernández e colaborações de Alberto Minguez Miñanbres, Ferrán Santoyo Medina, Pedro Pasión Rodriguez e Roger Casal Fernandez, este número debruça-se sobre temas tão importantes como “O Aquecimento Antes duma Prova de Orientação” ou “A Progressão Física, Técnica e Mental do Orientista”. “Orientação sem Limites” coloca-nos face aos desafios das novas tecnologias e lança-se ainda um olhar sobre “A Preparação Física dos Orientistas no Centro de Alto Rendimento de Madrid”. Este número – que pode ser lido AQUI – termina com um exercício prático, “Simulação de Terreno Pedregoso”, da autoria de Nacho Rúbio Hernández e de António Hernández Fernández. Para ler e guardar!

6. Constituída em 19 de Dezembro de 1990, a Federação Portuguesa de Orientação completará no próximo domingo, portanto, 20 anos de idade. A esse propósito, a entidade que superintende o nosso desporto calendarizou uma actividade que reunirá, num único espaço e tempo, todas as vertentes da Orientação. “Oriente-se no Jamor – 20 Anos FPO” promete Orientação Pedestre, Orientação em BTT, Orientação de Precisão e Corridas de Aventura a todos os interessados. Não se esqueça de apontar na sua agenda e junte-se à festa. Todas as informações em http://www.orioasis.pt/oasis/homepages.php?action=ev&eventid=1020.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: