quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...



1. “Orientação”. Este título, em letras garrafais a laranja tintadas, pode ver-se na página 18 do Caderno de Desporto da edição do passado sábado do jornal Correio da Manhã. O subtítulo – genial! – chama-lhe “inteligência em movimento” e o desenvolvimento dá conta dos preparativos para o maior evento desportivo em Portugal no próximo ano, o Portugal O’ Meeting 2011, que trará ao “triângulo Alter do Chão, Crato e Portalegre os melhores praticantes mundiais”. Parabéns à equipa de Comunicação e Imagem do evento e, em particular, ao Fernando Costa, por mais esta “lança em África”.

2. A IOF – Federação Internacional de Orientação, acaba de publicar o quarto número de 2010 do seu O-Zine, a newsletter do organismo que superintende a Orientação mundial. Da responsabilidade de Anna Zeelig, a edição de Dezembro lança um olhar detalhado sobre a “crucial importância dos Supervisores IOF na organização de eventos”, avançando com alguns pressupostos para a sua reacreditação a cada dois anos. A forma como a Irlanda tem vindo a crescer ao nível da Orientação reparte as atenções com um olhar sobre o par Kajsa Richardson e Johan Granath, duas figuras maiores da Orientação em Esqui mundial. Em artigo com foto de Pedro Dias, Ruslan Gritsan, o orientista em BTT russo que em Montalegre alcançou a 10ª medalha de ouro da sua carreira, é a figura em foco agora que a temporada de Orientação em Esqui está a começar. Destaque ainda para dois interessantes artigos, um sobre “Temp-O”, variante rápida da Orientação de Precisão, e outro sobre os 50 anos de carreira da húngara Sarolta Monspart, membro do Conselho da IOF entre 1982 e 1994 e Vice-Presidente do Congresso no período 1994-1996. Notícias breves e os ‘rankings’ mundiais fecham mais uma grande edição que pode ser lida na íntegra AQUI.

3. A organização dava conta de quase duas centenas de inscritos mas as condições atmosféricas adversas, com temperaturas pouco acima dos 0º C, terão sido responsáveis pela significativa quebra no número de participantes. Ainda assim, a 3ª etapa do IV Torneio .ComMapa, que teve lugar no passado sábado no mapa do Bom Jesus, em Braga, juntou a bonita soma de 140 atletas, ultrapassando claramente os 94 participantes da etapa anterior. No percurso Fácil (1,4 km), assinale-se a vitória destacada de Rui Monte (EBI Apúlia), enquanto no percurso Difícil (2,7 km, 28 pontos de controlo), triunfo muito apertado de Miguel Novais (EDOM / EBS Vieira Minho) sobre o veterano José Fernandes (.COM). O Orientovar gostaria de salientar, a propósito desta 3ª etapa, que ela serviu de pretexto ao lançamento do blog noticioso do Clube de Orientação do Minho - http://newspontocom.blogspot.com/ -, onde poderá encontrar toda a informação acerca da prova.

4. A Pousada Senhora da Assunção, em Arraiolos, assistiu, na manhã do passado sábado, à I Prova de Desporto Escolar, um evento organizado especialmente para os novos alunos que integraram a equipa de Desporto Escolar de Orientação da Escola EB 2,3/S Cunha Rivara (Arraiolos). Enquadrar os principiantes nesta nova experiência, ver a listagem de partidas, recolher o SI Card e estarem bem atentos às chamadas para a prova foi uma das primeiras preocupações dos organizadores, na sua esmagadora maioria também eles alunos da Escola. Em prova foi notória a satisfação resultante da oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo destes últimos dois meses e meio no magnífico mapa que a Pousada proporciona. Ao todo estiveram presentes cerca de 50 atletas, tendo-se cumprido as melhores expectativas inicialmente previstas para este evento, ou seja, proporcionar uma simulação de prova e motivar os atletas que estão a dar os primeiros passos na modalidade. Para finalizar procedeu-se à entrega de prémios na Sala Multiusos da Pousada de Arraiolos, tendo todos os presentes direito a uma pequena lembrança. E uma vez que a prova era de Desporto Escolar, os prémios foram então… material escolar. Tudo para conferir em http://www.jmateusports.blogspot.com/.

5. Entrados na quadra natalícia, retiram-se do baú os adereços, enfeitam-se as árvores e as casas, multiplicam-se as festas e trocam-se presentes. Foi assim no passado sábado, em Pataias, com a “família” do Clube de Orientação do Centro reunida em mais um momento verdadeiramente especial. Orientação e Futebol marcaram o período da manhã, seguindo-se um almoço retemperador e o reconhecimento aos associados que em 2009 e em 2010 atingiram 10 anos de filiação no clube. Num biénio de intensa actividade organizativa, destaque para as distinções de que foram alvo Cláudia Monteiro, Paulo Franco e Manuel Domingues pela sua dedicação e empenho, e ainda para Joaquim Sousa e Luísa Mateus, o primeiro pela sua carreira desportiva, a segunda como atleta do ano. Reportagem completa na página do Clube de Orientação do Centro, em http://www.coc.pt/2010/12/05/coc-em-festa-de-natal-2/.



6. Entendendo a iniciativa como particularmente meritória e fazendo do gesto solidário um ideal de grandeza maior, um grupo de seis voluntários do Montepio Geral marcou presença em Baião, emprestando o seu apoio, disponibilidade e simpatia ao II Open de Orientação de Precisão de Baião. Com uma mão no mapa e outra numa cadeira de rodas, os Voluntários do Montepio Geral envolveram-se profundamente na actividade, ajudando a aquecer ainda mais uma muito fria mas muito bela manhã deste início de Dezembro. A sua postura franca e o carinho dispensado a todos os participantes foram decisivos para o êxito deste evento pelo que, para o Pedro Lopes, Leonel Mourato, Helena Pereira, Costa Leite, Hélder Nora e José Miguel Sousa (na foto acima, da esquerda para a direita) vai, com sentido reconhecimento e profunda gratidão, o Louvor da Semana!

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: