quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Assinalando o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência, é já na próxima sexta-feira, dia 03 de Dezembro, que o COAC – Coruche Outdoor Adventure Club leva a efeito, no Parque do Sorraia (Coruche), o I Encontro de Orientação Adaptada. Ainda neste âmbito, no dia seguinte, o Museu Municipal de Coruche será palco dum Seminário sobre Práticas Inclusivas e Desporto Adaptado. A iniciativa, da responsabilidade do CRIC – Centro de Reabilitação e Integração de Coruche, contará com a presença da Directora do Centro Distrital da Segurança Social de Santarém, Anabela Rato, da Vereadora do Pelouro da Acção Social da Câmara Municipal de Coruche, Fátima Galhardo e do Presidente da Direcção do CRIC, Ricardo Silva e dividir-se-á em dois grandes painéis: “Inclusão das Pessoas em Situação de Deficiência” e “Desporto Adaptado – Uma Estratégia para a Inclusão”. O Seminário encerrará com a apresentação do Programa RAMPA – “Acessibilidade para Todos”, da responsabilidade da Câmara Municipal de Coruche. Mais informações na página do CRIC, em http://cric.com.sapo.pt/.

2. Numa altura em que as baterias se encontram todas apontadas para a última e decisiva prova de Apuramento em Coruche [I Coruche Orienteering Trophy 2011], a organização italiana do Campeonato Mundial de Orientação de Desporto Escolar ISF 2011 acaba de divulgar o Boletim nº 2 [o qual pode ser consultado AQUI]. Da leitura do documento, avulta a intenção manifesta de Portugal se fazer representar em todos os escalões na categoria “Escola” e ainda nos escalões Iniciados – masculinos e femininos – na categoria “Selecção”. Entretanto, a listagem de alunos em observação para as Selecções sofreu uma actualização, passando dos 78 alunos iniciais para os actuais 54 (este documento pode igualmente ser consultado AQUI].

3. Cerca de 250 (!) participantes de 13 escolas marcaram presença no sábado passado, no Parque do Serrado - Amora, naquela que foi a primeira prova Ori ADE’O’ do ano lectivo 2010/2011. Organizada pela Associação Desportiva Escolar de Orientação de Palmela, a prova contou com a colaboração do Clube de Canoagem da Amora, Câmara Municipal do Seixal e Junta de Freguesia da Amora. “Ao contrário do que tem acontecido nas anteriores edições, não foi uma prova exclusivamente de parque”, esclarece o Professor Ricardo Chumbinho, Director da Prova, acrescentando que, “pelo contrário, cerca de metade do percurso foi em floresta, embora com características técnicas muito acessíveis e com percursos ajustados a uma primeira prova.” Louvando o empenho dos Professores Daniel Pó e José Paulo Pinho, “que acabaram por conseguir ultrapassar todos os obstáculos por forma a viabilizar a prova”, Chumbinho salienta ainda “a colaboração de alguns alunos da Escola Secundária de Pinhal Novo - Luís Silva e Fábio Silva -, que prescindiram da sua participação para colaborar nas tarefas de terreno, partidas e chegadas”. A terminar, uma nota de “parabéns a todos os participantes, particularmente aos que vieram pela primeira vez, tanto mais que se verificou um muito reduzido número de mp's” e ainda “uma última palavra para a EB 2,3 da Sarrazola - Colares (Sintra): Bem vindos ao nosso quadro competitivo!” Resultados, classificações e rankings podem ser consultados em http://moodle.espalmela.net/course/view.php?id=214. As fotos, da autoria de Paulo Fernandes, já uma referência nesta área, estão na sua Galeria em http://picasaweb.google.com/paulojjf3/ADEO201011Etapa1Amora.

4. Conforme o prometido, depois do adiamento, devido ao mau tempo, da Prova Aberta de Orientação em BTT prevista para o passado dia 30 de Outubro, os Trampolins de Santo Tirso vão avançar com a realização da mesma. Assim, a nova data aponta já para o próximo dia 11 de Dezembro, depois do clube ter chegado a acordo com a Federação Portuguesa de Orientação. Recorda-se que a concentração está marcada para o Campo de Futebol de Lamelas, com as partidas agendadas para as 10h00. À disposição dos participantes estarão três percursos, com diferente grau de exigência física e técnica. A organização adianta que o percurso OPT 1 – Fácil também pode ser realizado a pé (Pedestre) pelos acompanhantes, crianças, ou por quem não tiver BTT. Inscrições (até 7 de Dezembro) e informações em http://www.trampolinssantotirso.com/, através dos e-mail orientacao@trampolinssantotirso.com ou fandre@cm-stirso.pt ou ainda pelo telemóvel 914061281.

5. CCR Pena Team, assim se chama a Secção de Aventura do Centro Cultural e Recreativo da Pena (Cantanhede). Criado há um ano com o objectivo de competir em Corridas de Aventura, o CCR Pena Team tem tentado participar em todas as provas de Orientação Pedestre e Orientação em BTT, “principalmente para ganhar técnica em mapas e para nos divertirmos”, conforme afirma um dos seus elementos, Luís Jacinto. Ao longo de 2010, a Secção organizou já uma prova do troféu “UmaAventuraEm.com” e várias provas de Orientação Pedestre na aldeia da Pena, por alturas do aniversário da Associação. Luís Jacinto considera que “para ano de estreia o balanço foi bastante positivo e esperamos nos próximos anos continuar a crescer, principalmente no número de atletas e eventos.” Pode conferir tudo isto e saber mais sobre o CCR Pena Team em http://ccrpena-team.blogspot.com/ . Enão se esqueça de adicionar a página aos seus favoritos!



6. Sob o lema do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, uma equipa do Instituto Socialmente Responsável, do Instituto de Informática, IP, com o apoio de várias entidades, entre as quais o CPOC – Clube Português de Orientação e Corrida, levou a cabo no passado sábado, dia 27 de Novembro, uma iniciativa à qual chamou “Actividade de Orientação no Jamor”. Individualmente, em família ou em grupo, foram em número de 60 as pessoas que enfrentaram uma manhã bastante fria mas agradável para fazer desporto, aceitando o desafio proposto de três percursos diferentes - um Curto com 2,6 km, um Médio com 4 km e um Longo com 6,1 km -, com a parte final dos percursos a circundar as bancadas do Estádio Nacional. Esta participação na actividade contribuiu, em conjunto com as 20 entidades que apoiaram a iniciativa, para angariar um valor a entregar à Fundação CEBI – Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Alverca. Porque na iniciativa se fundem as palavras “Orientação” e “Solidariedade”, para a equipa do ISR do II,IP - Ana Sofia Silva, Ana Sofia Pinto, Ana Rita Silva, Carla Sobral, Fátima Martins, Libânio Martins, Magda Magalhães, Maria Manuela Santos, Maria José Anselmo e Teresa Ruivinho – vai, com o sentido da mais sincera admiração e apreço, o Louvor da Semana!


[Foto gentilmente cedida por Tiago Fernandes]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

1 comentário:

José disse...

Foi pena, os orientistas não responderam bem à chamada...
Contudo, a prova denominada Actividade de Orientação no Jamor decorreu de forma agradável, com bons percursos, tanto para iniciados como para os mais experientes, com o apoio técnico do CPOC.
A participação foi reduzida, mas os presentes mostraram-se entusiasmados e solidários com a causa da Luta Contra a Pobreza.