quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PÁGINAS DA HISTÓRIA: "THE ROTARIAN" NOS PRIMÓRDIOS DA ORIENTAÇÃO NO ESTADOS UNIDOS




Hoje o Orientovar traz às suas páginas uma curiosidade. Trata-se da edição de Janeiro de 1955 da publicação norte-americana “The Rotarian” onde se fala de Orientação. Nem mais, nem menos!


Ao passarmos em revista a história da Orientação nos Estados Unidos, damo-nos conta duma evolução assente no trabalho dum punhado de pessoas e de instituições, com particular destaque para o impulso que finlandeses, suecos e noruegueses trouxeram à modalidade naquele país. A génese deste movimento remonta a finais da década de 30 do século passado, mas foi no dia 10 de Novembro de 1941 que teve lugar, no Colégio Dartmouth, em Hanover, N.H. o primeiro evento de Orientação na América do Norte, pela mão do finlandês Piltti Haiskanen.

No pós-guerra, o sueco Björn Kjellström surge como figura de proa neste processo de introdução e consolidação do desporto da floresta, não apenas nos Estados Unidos mas também no Canadá. É neste contexto que a Orientação começa a merecer alguma atenção por parte dos media, chegando aos nossos dias uma notícia muito interessante, publicada no “The Rotarian” de Janeiro de 1955 e intitulada, simplesmente, “Orientação”. Vale a pena ler e tentar perceber aquilo que era a Orientação há meio século atrás e de que forma se tem evoluído até aos nossos dias.

O artigo completo pode ser lido AQUI. A história da Orientação nos Estados Unidos está disponível para consulta na página oficial da USOF – United States Orienteering Federation, em http://orienteeringusa.org/history.

[O Orientovar agradece ao Professor Hélder Ferreira o trabalho de pesquisa que conduziu à elaboração deste artigo]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: