terça-feira, 16 de novembro de 2010

OS VERDES ANOS: SÉRGIO DUARTE

.


Olá

Sou o Sérgio Duarte, tenho 16 anos e frequento o 2º ano de um curso tecnológico de Instalações Eléctricas, na Escola Profissional de Braga. Nos meus tempos livres gosto de fazer Orientação, andar de bicicleta e ver televisão.

Entrei para a Orientação quando tinha 10 anos. Fiquei a conhecer este desporto quando o professor de Educação Física, Filipe Marques, veio dar à minha turma uma aula de substituição em que nos apresentou a corrida de Orientação. Nessa aula fiquei a saber o que era Orientação, pois até aí nunca tinha ouvido falar desse desporto, e gostei. No fim dessa apresentação decidi inscrevi-me no grupo de Orientação que existia na Escola.

Os meus primeiros treinos foram num parque em Braga, onde comecei a correr com mapa e a aprender a ler o mapa e a sua simbologia. Na verdade, nessa altura mal sabia o que era um mapa.

A estreia aconteceu na Barragem do Peneireiro, em Vila Flor. Lembro-me que nessa prova estava um frio de rachar, deviam estar uns 0ºC, e tanto era o frio que eu nem conseguia mexer as mãos. Apesar do frio que estava não desisti e consegui acabar a prova.

No meu segundo ano em Orientação, juntamente com os meus professores, decidi federar-me pelo Clube de Orientação do Minho (.COM). Nessa época fiz as provas do Desporto Escolar e algumas da Taça de Portugal.

No ano seguinte deixei de praticar Orientação a nível federado, pois o meu horário escolar era incompatível com os horários de treino, e passei a fazer só as provas do Desporto Escolar.

Em 2009 participei no Campeonato do Mundo de Orientação Escolar no qual fiquei na 44ª posição. A participação nos Mundiais foi uma conquista para mim, pois esse ano não treinei e mesmo assim consegui ser um dos apurados. Este Campeonato foi bom para ganhar mais experiência a nível técnico e físico e fazer novas amizades.

A Orientação para mim é um desporto fantástico, pois enquanto andamos no monte estamos em contacto com a natureza e depois da prova podemos conviver com os outros participantes. Também gosto de fazer Orientação pois temos de aliar a nossa forma física aos nossos conhecimentos de leitura de mapa.

Espero que tenham gostado,

Sérgio Duarte
.

1 comentário:

Filipe Marques disse...

Pois é Serginho... E já lá vão 7 sete anos. Do mais novo do grupo há sete anos, passaste agora a ser o mais "antigo" só que agora és a referência do grupo do Agrupamento de Escolas de Maximinos. Que te sirva do motivação.

Boa sorte para o apuramento do próximo Campeonato do Mundo de 2011.

FM