terça-feira, 30 de novembro de 2010

OS VERDES ANOS: DANIEL COSTA




Olá

Sou o Daniel Costa, tenho 14 anos e frequento o 8º ano da escola EB 2,3 Santa Iria de Tomar. O que eu gosto mais de fazer nos meus tempos livres é andar de bicicleta, correr e passear os meus cães com o meu pai e a minha irmã.

Entrei para a Orientação com 13 anos e o meu clube é o COA. Fiquei a conhecer esta modalidade devido ao meu pai me ter levado à Cordinha, ao Campeonato Nacional de Orientação em BTT, em 2008. Eu andava num clube de Aeromodelismo mas ao ter visto o Ori-BTT disse assim: “Isto é mais interessante que os aviões”. E ai, nas partidas, disse logo ao meu pai que queria sair do Aeromodelismo e aprender Orientação.

O meu pai fez-me um porta-mapas para a minha bicicleta e assim comecei a treinar com ele, aos domingos, no mapa da Barquinha. Em casa analisava os mapas das provas onde o meu pai participava para aprender a ler as curvas de nível e a escolher as melhores opções.

A minha primeira prova foi em Carvela, Chaves. Essa prova foi muito atribulada porque logo no sábado de manhã, quando íamos a chegar a Viseu, a carrinha do Clube avariou, com a junta da cabeça queimada. Fomos obrigados a ir a Viseu alugar outro carro para ir para a prova. Depois, nesse dia à noite, ao chegarmos ao Solo Duro que era no quartel dos Bombeiros de Chaves, verificámos que estava cheio. A solução de recurso foi ficar na torre de treinos. O que valeu é que não estava muito frio. Acabei por ficar em 3º lugar e fiquei contente porque não me perdi nem fiz “mp”.

Acho este desporto divinal porque estamos em contacto com a natureza, não é poluente e faz com que seja preciso uma boa conjugação do esforço físico com o mental para se obter uma boa classificação. Nas provas há um excelente ambiente entre todos os participantes, já tenho lá muitos amigos e até parece uma família.

O meu ídolo é o Daniel Marques.

A minha família apoia-me muito, especialmente o meu pai que me incentiva, me repara a bicicleta e me leva com ele às provas.

No próximo ano vou fazer H17 e espero continuar a evoluir, pois ainda tenho muito que aprender.

Daniel Costa
.

1 comentário:

Ori-BTT de Rosa Choque disse...

Daniel,
É isso mesmo! Espero que te continues a divertir ao máximo e que continuemos a encontrar-nos nas provas de Ori-BTT.
Beijinhos da Margarida, da Leonor e da Jéssica, um abraço do Leandro e uma lambidela da Branquinha.