segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ORIENTAÇÃO DE PRECISÃO "JOGOU-SE" EM SANTO TIRSO

.


Denominada “Orientação Para Todos”, a actividade que teve lugar no Parque Urbano da Rabada foi mesmo… para todos. Que o digam os oito participantes na prova de Orientação de Precisão, todos eles utentes do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital da Prelada.


Na sequência do programa “Santo Tirso conVida”, o bonito e cuidado Parque Urbano da Rabada (Burgães, Santo Tirso) recebeu mais uma actividade de Orientação. Aberta a pessoas de qualquer idade, esta “Orientação para Todos” teve a assinatura dos Trampolins de Santo Tirso e contou ainda com um percurso de Orientação de Precisão, destinado prioritariamente a pessoas deslocando-se em cadeira de rodas.

Ao encontro das vertentes intelectual e lúdica e das propriedades inclusivas da Orientação de Precisão, o Núcleo de Desporto Adaptado do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital da Prelada fez deslocar a Santo Tirso oito atletas, metade dos quais a fazerem a sua estreia absoluta na modalidade. Num espaço magnífico, beijado por um delicioso sol outonal, os participantes enfrentaram o desafio dum mapa com 16 pontos, criteriosamente dispostos no terreno.

Os processos de requalificação em curso no Parque obrigaram a organização a optar por situações de recurso na colocação dos pontos, situação entendida com normalidade pelos participantes e facilmente ultrapassada face à extraordinária disponibilidade e simpatia desta equipa dos Trampolins de Santo Tirso, personificada pelo Professor Pinto André. A equipa mostrou-se particularmente empenhada na actividade, debateu, alvitrou, argumentou e… teve um aproveitamento altamente positivo. Surpreendente foi mesmo a atitude dos “estreantes”, captando facilmente a essência deste “jogo” e demonstrando enorme capacidade em resolver os desafios que se foram colocando.

Refira-se a terminar que o número total de participantes na actividade ultrapassou a centena, na sua esmagadora maioria provenientes do Desporto Escolar, com destaque para a Escola Secundária de Gondomar, Escola de Referência Desportiva Júlio-Saúl Dias (Vila do Conde) e Escola Secundária de Baião.



Saudações orientistas.


JOAQUIM MARGARIDO
.

1 comentário:

Maga disse...

Um voto de louvor para este trabalho, Prof André e toda a sua equipa de trabalho.
Um abraço do Maga
Longe da vista mas perto do coração