quarta-feira, 24 de novembro de 2010

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Decorreu no passado fim-de-semana a quarta edição do “Troféu Internacional Ciutat de Barcelona”. Distribuída por uma prova de Sprint, em Barceloneta, na frente marítima da cidade condal, e por uma prova de Distância Longa na envolvência do Castelo de Montjuïc e Estádio Olímpico, o evento teve no norueguês Oystein Kvaal Osterbo e na espanhola Ona Rafols os grandes vencedores no escalão de Elite. Ona Rafols, atleta que em Portugal veste a camisola do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, referiu ao Orientovar que “foi muito emocionante correr na montanha de Montjuïc e no estádio Olímpico rodeada de toda a ‘aficion’ catalã.” “Ter aqui estrangeiros de tanta categoria”, prosseguiu a atleta, “é excelente para dar a conhecer a Orientação catalã e para podermos também aprender com eles.” A finalizar, Ona Rafols espera, “em futuras ocasiões desfrutar também da presença dos atletas Ibéricos”, numa clara alusão aos orientistas portugueses.

2. As provas locais estão de regresso no próximo sábado. Em Bugalhos, Alcanena, a partir das 10h00 prossegue a III Taça CLAC 2010, com a realização da segunda prova. Três níveis de classificação, dois sectores, e o prazer de desfrutar do contacto com a natureza a fazer Orientação é aquilo que espera os participantes. Toda a informação em http://www.clac.pt/.

3. Também no sábado, em Barcelos, na floresta envolvente à Igreja de Nossa Senhora do Facho (indicações a partir da EN 205, em Galegos S. Martinho), tem lugar a partir das 10h00 uma prova local de Orientação. Com a assinatura dos Amigos da Montanha, num mapa novo elaborado especialmente para esta prova, são propostos aos participantes três percursos com diferentes graus de dificuldade técnica e física. O sistema de controlo será por cartão e picotador. Informações e inscrições em http://www.amigosdamontanha.com/_prova_local_de_orientacao_7

4. Enquanto se aguarda a divulgação da “Corrida do Ano”, o site World of O vem de anunciar as corridas mais votadas que se posicionaram nos lugares imediatos. Assim, com um total de 8370 votos, a prova de Distância Longa da Taça do Mundo, disputada no início de Outubro em Annecy (França) classificou-se na terceira posição. No segundo lugar, com 8920 votos, ficou a prova de Distância Longa dos Nacionais da Noruega, disputados em Monsteret, a sudeste de Oslo. Falta saber apenas quem é o grande vencedor. Tudo para conferir em http://worldofo.com/.

5. Decorreu no passado sábado a 5ª Gala do Desporto do Alentejo Central, uma iniciativa do CIMAC (Comissão Intermunicipal do Alentejo Central), com o apoio de diversas entidades, entre elas o município de Reguengos de Monsaraz, local que emprestou o seu Pavilhão Multiusos para acolher esta Gala. No ano passado, no belo e vasto Terreiro do Paço Ducal de Vila Viçosa, foram dez os atletas do GafanhOri homenageados. Este ano, contudo, o número disparou de forma fantástica, tendo sido vinte e um o número de “gafanhotos” a subir ao palco a fim de receberem a merecida distinção. Para que conste, aqui ficam os nomes dos atletas que viram valorizadas as suas prestações desportivas, perante a enorme plateia que esteve presente em Reguengos: Ana Anjos, Inês Catalão, Teresa Maneta, Ana Salgado, Rita Rodrigues, Inês Pinto, Ana Coradinho, Isabel Salgado, Lena Coradinho, Raquel Costa, Maria Bolas, Luis Tomé, João Cascalho, João Pedro, Jorge Coelho, Luis Salgado, Manuel Horta, Tiago Aires, António Aires, Norman Jones e Amilcar Roberto. Pelo exemplo de vitalidade e dinamismo, que não se confina à sua região geográfica e se estende a todo o País, para toda a vasta família do Clube de Orientação da Gafanhoeira – Arraiolos vai, com enorme apreço, o Louvor da Semana.


[foto de Carles Loré, extraída da página oficial do “IV Troféu Internacional Ciutat de Barcelona”, em http://www.clubcoc.cat/index.php?page=ticbcn10-lore]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: