quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...

.


1. Duas manhãs esplêndidas de sol e uma temperatura muito agradável brindaram os participantes no Ori-Escola, iniciativa organizada e coordenada pelo Clube Ori- Estarreja e pelos Professores de Educação Física da Escola Padre Donaciano de Abreu Freire (Estarreja). Neste Ori- Escola marcaram presença 25 alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, da Escola Padre Donaciano de Abreu Freire, da Escola Secundária de Estarreja e da Escola João de Deus, assim como alguns Encarregados de Educação que não se contiveram e participaram nos percursos, no domingo de manhã. Para a Professora Eugénia Tavares, “todos gostaram imenso das actividades propostas, desde pequenos jogos até à realização de percursos formais de Orientação.” Refira-se, a terminar, que o material utilizado na actividade, cedido pelo clube Ori- Estarreja, é o mesmo que tem sido utilizado pelo grupo disciplinar de Educação Física para leccionar a Unidade Didáctica de Orientação.

2. Na sequência do programa “Santo Tirso conVida”, tem lugar já no próximo sábado mais uma actividade de “Orientação Para Todos”. Aberta a pessoas de qualquer idade e com início agendado para as 9h30, no bonito e cuidado Parque Urbano da Rabada (Burgães, Santo Tirso), esta é uma iniciativa da responsabilidade dos Trampolins de Santo Tirso. Os participantes podem realizar o percurso individualmente, a pares ou em grupo, e do programa faz parte, igualmente, a realização de um percurso de Orientação de Precisão, destinado prioritariamente a pessoas deslocando-se em cadeira de rodas. Informações e inscrições através do endereço orientacao@trampolinssantotirso.com ou pelo telemóvel 91 406 12 81. “Traz um amigo que o TST orienta!”

3. Também no próximo sábado terá lugar a segunda etapa do Torneio .ComMapa, evento que vai já na sua quarta edição e tem a assinatura do Clube de Orientação do Minho. Depois do Campus de Gualtar da Universidade do Minho, será agora a vez de Vieira do Minho abrir as suas portas à Orientação. Com dois percursos previstos – Iniciação e Desenvolvimento – a prova desenrolar-se-á no mapa de Vieira do Minho Park entre as 10h00 e as 12h00 (horário livre). Tânia Covas Costa assume o Traçado de Percursos e a Direcção da Prova. Mais informações em http://www.pontocom.pt/actividades/IVTorneioCOMmapa/.

4. O 2º Raid Transpeninsular, última prova da Taça de Portugal de Corridas de Aventura 2009/2010, sofreu uma alteração substancial ao Programa. Inicialmente desenhada para dois dias, a prova disputar-se-á apenas no sábado, dia 20. António Neves, da Direcção da Prova, esclarece que “o modelo e traçado inicialmente previstos para o Raid Transpeninsular implicava o atravessamento de propriedades privadas, algumas com gado, e áreas protegidas, para o que requeria a intervenção e apoio logístico de algumas autarquias. Neste âmbito - processo de solicitação de apoios e autorizações - a organização caiu num impasse não compatível com as garantias necessárias a pouco mais de um mês da prova. Esta situação teve como consequência a alteração do Raid Transpeninsular para um formato mais curto de um dia, depois de consultada a Federação Portuguesa de Orientação.” Mas não se pense que o prazer e a qualidade da prova vão ser reduzidos a metade. Desafio físico e resistência, terrenos muito diversificados, estratégia e muita Orientação esperam os participantes regulares da Taça de Portugal de Corridas de Aventura. “Esperam-vos doze horas de corrida, onde não faltarão todos os ingredientes que tanto apreciam. Ficarão a conhecer a península de Setúbal de lés a lés”, garante António Neves. Recorde-se ainda que está igualmente prevista uma manhã de adrenalina e descoberta do património barreirense no 3º Barreiro Urban Challenge, onde todos poderão participar com amigos, colegas ou família. Saiba mais em http://www.raidtranspeninsular.pt.vu/, através do endereço de e-mail raidinformacoes@gmail.com ou pelos telemóveis 962 397 359 ou 916 186 922.



5. Praticamente dois anos após ter assumido a sua primeira colaboração com a Revista ‘O Praticante’, o Orientovar traça um balanço muito positivo desta parceria e louva a abertura que a publicação tem demonstrado em relação à Orientação. Ao longo destes últimos tempos a Revista tem crescido e alargado o seu raio de acção e de penetração, contabilizando já uma tiragem de 20.000 exemplares em cada número, o que é manifestamente significativo. Para este resultado muito tem contribuído o querer e a entrega dum pequeno grupo de entusiastas com um trabalho meritório ao nível da qualidade dos conteúdos e uma cada vez mais cuidada apresentação gráfica, aspectos que não param de surpreender pela positiva. Agora que o número de Outubro se encontra já disponível – podendo ser visualizado AQUI – o Orientovar vem chamar a atenção para o destaque dado nesta edição aos Campeonatos do Mundo de Orientação em BTT que decorreram em Montalegre no passado mês de Julho. São 13 páginas – 13! – inteiramente dedicadas ao evento e que fazem desta a Reportagem mais completa sobre os Mundiais em formato papel. Por tudo isto, e por ser da mais elementar justiça, para a publicação ‘O Praticante’ e para a sua equipa vai, com a devida vénia, o Louvor da Semana!

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: