quinta-feira, 25 de novembro de 2010

"5 DIAS DE ORIENTAÇÃO DO BRASIL 2010": FEDERAÇÃO DE ORIENTAÇÃO DO RIO DE JANEIRO EMITE NOTA OFICIAL





Ainda os “5 Dias de Orientação do Brasil 2010”. Da parte de José Luís Pinheiro Gomes, Presidente da Federação de Orientação do Rio de Janeiro, recebemos a Nota Oficial nº 01/2010 da FORJ. Assinado conjuntamente por oito pessoas, o importante documento dá conta da demarcação daquela Federação Estadual em relação ao evento e aos problemas nele sentidos e que aqui demos conta em nota anterior.


Com pedido de publicação, José Luís Pinheiro Gomes fez chegar à redacção do Orientovar a Nota Oficial nº 01/2010 da Federação de Orientação do Rio de Janeiro. Procurando repor a verdade relativamente ao facto de a Federação à qual preside nada ter a ver com a Organização dos "5 Dias de Orientação do Brasil 2010", José Luís Pinheiro Gomes pretende deixar claro que a Orientação que é administrada no Rio de Janeiro “é bastante similar ao que fora indicado como de excelência e que se pratica na região Sul do Brasil.”

“Os problemas ocorridos no evento não são de ordem geográfica e são passíveis de ocorrer em qualquer parte do Brasil, como o próprio '5 Dias do Brasil de 2009' que fora realizado no Rio Grande do Sul e apresentou diversos problemas similares a até maiores que os apresentados no Rio de Janeiro em 2010”, afirma José Luís Pinheiro Gomes, acrescentando que “a verdadeira raiz do problema passa bem longe da questão geográfica e seria merecedora de outras discussões mais aprofundadas”.

Dissociando-se duma eventual má imagem deixada por estes “5 Dias de Orientação do Brasil 2010”, o Presidente da FORJ adianta: “Gostaríamos de passar a impressão que no Rio de Janeiro se pratica Orientação de excelente qualidade, pois aqui praticam o desporto muitos atletas experientes, árbitros internacionais e atletas de nível internacional.” E vai mais longe nos seus esclarecimentos: “O Rio de Janeiro possui a única Universidade Pública do Brasil que tem a Orientação na sua grelha curricular do Curso de Graduação em Educação Física, o Rio de Janeiro possui a única Federação Estadual que gere a modalidade através de sistema informatizado desenvolvido especialmente para o efeito e o Rio de Janeiro possui o Campeonato Estadual de Orientação mais antigo do Brasil, o COERJ, que teve sua primeira edição em 1986.” Tudo isto numa cidade que será palco de grandes eventos desportivos internacionais nos próximos anos, casos dos V Jogos Mundiais Militares em 2011, a final do Campeonato do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O Orientovar gostaria de manifestar publicamente a José Luís Pinheiro Gomes e à Federação de Orientação do Rio de Janeiro, o seu sentimento de compreensão face ao sucedido, salientando todavia que, tanto a página oficial do evento - www.5diasdobrasil.com.br/ -, como os Boletins emitidos, referirem sempre a Confederação Brasileira de Orientação, a Federação de Orientação do Rio de Janeiro e a Federação Internacional de Orientação como as entidades organizadoras. Se, induzidos em erro, provocámos involuntariamente qualquer tipo de desconforto junto da FORJ, não era essa, naturalmente, a nossa intenção.

A Nota Oficial nº 01/2010 da Federação de Orientação do Rio de Janeiro pode ser lida AQUI.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

1 comentário:

Serafini disse...

Estou preocupado com a situação da Orientação no Brasil. Vejam meus comentários em: Para onde estamos direcionando a Orientação no Brasil?