quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...

.


1. No regresso ao convívio com a família orientista, o Orientovar regista com a mais profunda emoção o início do processo de adesão da Federação Portuguesa de Orientação ao Comité Paralímpico de Portugal. Primeiro ponto da Ordem de Trabalhos da primeira reunião da nova Direcção da FPO, a decisão foi votada por unanimidade e o processo de adesão chegou à mesa de Humberto Santos, o Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, no passado dia 22. Para Alexandre Guedes da Silva, Presidente da FPO, este é “um enorme desafio que assumimos de corpo inteiro e no qual temos fundadas esperanças num relacionamento profícuo e socialmente relevante”. Por seu lado Humberto Santos congratulou-se com o facto deste ser “o processo de adesão mais célere ate à data” e “será por certo o inicio de um longo caminho que as duas entidades irão partilhar em comum, num espírito de entre ajuda e colaboração mutua visando o desenvolvimento de um novo paradigma desportivo”. A terminar, o Presidente do Comité Paralímpico de Portugal fez questão de expressar o seu agradecimento “por mais este contributo para que a ‘Igualdade, Inclusão e Excelência Desportiva’, mais do que o lema do CPP, seja sobretudo uma realidade na vida de todos nós”. A proposta de constituição, enquanto membro do Comité Paralímpico de Portugal, da Federação Portuguesa de Orientação, será levada a deliberação na próxima Assembleia Plenária daquele organismo, agendada para 22 de Novembro.

2. Soalheira e convidativa, a manhã do passado sábado marcou o arranque da III Taça CLAC. A iniciativa, da responsabilidade do Clube de Lazer, Aventura e Competição, registou fraca adesão, contabilizando-se em “cerca de três dezenas” o número de participantes que navegaram por mapas e jardins do mapa urbano do Entroncamento. Apesar de tudo, João Paulo Martins, um dos responsáveis pela iniciativa, não tem dúvidas em afirmar que “quem esteve connosco divertiu-se, ao ponto de alguns atletas em jeito de treino repetirem a prova noutros escalões”, acabando por ser “uma manhã passada em camaradagem com miúdos e graúdos a divertir-se, a treinar ou ainda a contactar pela primeira vez com a modalidade”. Para que conste, os vencedores foram César Conceição (COA) e Cláudia Batista (ESE) no escalão Difícil, Daniel Catarino (esse) e Carolina Delgado (GD4C) no escalão Médio e José Rebelo (Extra Comp) e Paula Ferreira (COA) no escalão Fácil. A Taça CLAC regressa com a segunda prova no próximo dia 27 de Novembro. Para mais informações e resultados completos leia AQUI!

3. Com o título “Caçadores...”, Nuno Pires, o grande dinamizador do blogue do Clube Portugal Telecom – Secção de Orientação de Aveiro, traz a público no “Oasis Fórum”, o fórum oficial da FPO - http://orioasis.pt/forum/showthread.php?tid=177&pid=371#pid371 -, uma realidade preocupante e que tem a ver com “a presença de caçadores em pleno terreno de prova”. Saber se as Organizações “tomam as devidas medidas para que se evite, com o devido bom senso, a presença de caçadores no terreno do mapa nos dias de competição”, eis a questão maior. Numa altura em que está sobre a mesa a proposta do novo Regulamento de Competições para 2011, parece-me importante que estes aspectos relacionados com a segurança dos atletas se encontrem devidamente acautelados e que o post do Nuno Pires seja alvo da devida atenção. É que, tal como referido, estas preocupações “são de mais pessoas que também já se questionaram sobre o mesmo”!

4. É o virar duma página importante no historial dum clube que tanto tem dado à Orientação. Desde a passada segunda feira que podemos encontrar em http://www.adfa-evora.com/ a renovada página na Internet da Secção de Orientação da ADFA – Associação de Deficientes das Forças Armadas. Embora se perceba que há ainda muito trabalho pela frente para que a página cumpra os necessários requisitos de funcionalidade e rigor informativo, saúde-se o empenho dos seus mentores em melhorar significativamente a qualidade e capacidade de comunicação do Clube. Um olhar atento permitirá descobrir ainda algumas mexidas para a próxima temporada, das quais a mais relevante será a de Tiago Romão, Campeão Nacional de Distância Média, Distância Longa e Estafetas em título, que troca o COC – Clube de Orientação do Centro pelo novel clube de Évora.

5. Um mês volvido sobre a XVI Taça dos Países Latinos / XVIII Campeonato Ibérico / XII Meeting de Orientação do Centro, o Orientovar acaba de preparar um vídeo que recupera alguns dos momentos mais bonitos dessa dupla jornada verdadeiramente inesquecível. Para visualizar a peça, clique na imagem abaixo e divirta-se!


6. Depois de ter aberto à Orientação o seu “Correr por Prazer”, Vítor Dias acaba de dar mais um passo relevante na afirmação deste seu novo projecto. Assim, numa parceria com o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, o CorrerPorPrazer.com promoveu no passado fim-de-semana uma Acção de Formação de Orientação, dividida em Parte Teórica (ministrada nas instalações do orfeão das Foz do Douro) e Parte Prática (Parque da Cidade do Porto e Reserva do Mindelo). A iniciativa teve uma aceitação que superou as expectativas e obrigou mesmo à recusa de elevado número de inscrições, o que leva os organizadores a ponderarem a realização de mais acções deste género, estendendo-as inclusivamente a outras regiões do país. Reconhecendo a importância deste tipo de iniciativas na promoção e divulgação do Desporto da Floresta, o Orientovar concede a Vítor Dias e ao CorrerPorPrazer.com o Louvor da Semana!

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: