quarta-feira, 6 de outubro de 2010

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...

.


1. Com o País inteiro a comemorar o Centenário da República, a cidade de Ovar recebeu ontem, pelo 22º ano consecutivo, atletas dos quatro cantos de Portugal para mais uma edição da sua Meia-Maratona de Atletismo. Numa prova marcada pela quebra no número de participações e pelo nível competitivo relativamente fraco – apesar de Marisa Barros (SL Benfica) ter baixado a fasquia da 1.10.00, feito apenas conseguido anteriormente por Fernanda Ribeiro, nos idos de 1995 -, o Orientovar registou algumas presenças mais habituadas ao “desporto da floresta” do que propriamente ao alcatrão. Estão neste caso Diogo Miguel (na foto) e Armandino Cramez, ambos do Ori-Estarreja, e ainda Manuel Santos, do Clube de Orientação do Minho. Destaque para o facto de Diogo Miguel ter sido o 41º classificado – entre 1413 atletas registados no final – com o tempo de 1.13.55.

2. Terá lugar no próximo sábado, na área urbana de Miraflores, mais uma jornada do programa “Mexa-se Mais”, da responsabilidade da Câmara Municipal de Oeiras. Organizada pelo CPOC- Clube Português de Orientação e Corrida, a actividade tem concentração agendada para as 09h30 no Parque Urbano de Miraflores (junto ao Minigolf) e desenvolve-se em três vertentes: passeio, formação e treino. Os percursos são em número de três - OPT1 (Curto/Iniciação, 1.5 Km), OPT2 (Médio/Passeio, 2,5 Km) e OPT3 (Longo/Treino, 3,5 Km) – e adequados aos vários níveis de capacidades e conhecimentos dos participantes. Não haverá prémios nem afixação de resultados, mas haverá técnicos do CPOC disponíveis para ‘briefings’ de introdução à Orientação. A participação na actividade pode ser feita a pares, em grupos ou individualmente e é gratuita, sendo todavia necessária a inscrição para garantir que não faltam mapas. Informações e inscrições através do e-mail mexasemais@cpoc.pt.

3. No dia 16 de Outubro, entre as 09h00 e as 12h30, tem lugar a última prova do circuito “Uma Aventura em…”, uma iniciativa cujo principal objectivo se prende com “o desenvolvimento da prática das Corridas de Aventura em território nacional, entendida como actividade desportiva que promove o trabalho em equipa e a consciência ambiental no respeito absoluto pelo meio ambiente, pelos valores humanos e pela propriedade” . Organizada pela Equipa de Corridas de Aventura GLOBAZ.PT, a prova terá lugar em Ossela, terra natal do escritor Ferreira de Castro, e será composta por uma etapa de Orientação Pedestre e por uma etapa de Orientação em BTT. Saiba mais em http://www.umaaventuraem.com/tab.php?tab=ossela10.

4. Pode traduzir-se por “Mapa à escala de 1:10 000 para a prova de Distância Longa do Campeonato do Mundo de Orientação Pedestre 2011” e é entendida como “uma forma de pressão” pela sua mentora, a norueguesa Ann-Margrethe Hausken. Esta é uma iniciativa lançada no “Facebook”, funcionando como uma “recolha de assinaturas” e que está a mobilizar a comunidade orientista mundial. Questionada pela própria Organização dos próximos Mundiais, a IOF – Federação Internacional de Orientação tem-se mostrado irredutível no sentido de manter a escala nos 1:15 000 regulamentares e, daí, este movimento espontâneo no sentido de procurar inverter a situação. Para aderir ao grupo basta ir a http://www.facebook.com/group.php?gid=155874214446075 e assinar.

5. Ainda o “Facebook”, essa palavrinha que vem de entrar em definitivo no nosso vocabulário e ao qual o Orientovar acaba de aderir. Com mais de 400 milhões de usuários activos, o website viu a sua posição no ranking de tráfego de visitantes do ‘Alexa’ subir em flecha e é ainda o maior site de fotografias dos Estados Unidos, com mais de 60 milhões de novas fotos publicadas por semana. Actualmente, o perfil mais seguido no Facebook é o da cantora norte-americana Lady Gaga, aproximando-se rapidamente dos 20 milhões de pessoas. O Orientovar não pretende competir – nem de longe… - com Lady Gaga, mas espera que todos aqueles que passam por aquele espaço e o apreciam, o possam recomendar aos seus amigos. Centena e meia de pequeninos polegares esticados para cima nas primeiras 24 horas é, desde logo, um motivo de satisfação e orgulho. Obrigado a todos pelo voto de confiança e os votos para que continuem a visitar a pagina e a deixar por lá uma palavrinha de vez em quando. É em http://www.facebook.com/#!/orientovar. Uma menção final para Nuno Leite, a cujo empenho e dedicação se deve esta página. Para ele vai, com um sentido agradecimento, o Louvor da Semana!

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: