segunda-feira, 27 de setembro de 2010

XII MEETING DE ORIENTAÇÃO DO CENTRO: PORTUGAL DE RAÇA!

.


Sem apelo nem agravo! Portugal venceu categoricamente os duelos latino e ibérico de Orientação Pedestre, levados a cabo em Leiria este fim-de-semana. Em termos individuais, 25 títulos ibéricos e 10 títulos latinos são a expressão inequívoca duma jornada gloriosa para as nossas cores.


Seis anos depois de Vila Real, a Taça dos Países Latinos de Orientação Pedestre voltou ao nosso País. As Matas Nacionais do Pedrogão e o coração da cidade do Lis receberam o evento que reuniu, nesta sua 16ª edição, 29 atletas em representação de Espanha, Itália, Roménia, Uruguai e Portugal. Dividida em três etapas – Distância Média, Sprint e Distância Longa – a XVI Taça dos Países Latinos fez-se disputar nos escalões de Cadetes, Juniores e Seniores, masculinos e femininos, atribuindo um total de 18 títulos.

Sucedendo ao Brasil e inscrevendo pela primeira vez o seu nome no Quadro de Vencedores do certame, Portugal foi o grande dominador ao alcançar 10 títulos individuais e o triunfo colectivo. Joana Costa, no escalão de Cadetes Femininos, e Mariana Moreira, no escalão de Juniores Femininos merecem uma referência especial, fazendo o pleno e saindo de Leiria, cada uma delas, com três medalhas de ouro ao peito. No tocante aos Seniores, o romeno Ionut Zinca e a portuguesa Raquel Costa justificaram o seu favoritismo, alcançando dois títulos cada um. Colectivamente, Portugal levou de vencida todas as distâncias, terminando com um total de 85 pontos. Atrás de si, com 70 pontos, classificou-se a Roménia, logo seguido da Espanha e da Itália, com 57 e 53 pontos respectivamente. O Uruguai fechou a tabela classificativa com 13 pontos apenas.




Domínio português também no duelo ibérico

Com um figurino competitivo idêntico, mas alargado a 12 escalões de competição, disputou-se concomitantemente a 18ª edição do Campeonato Ibérico. Aguardado sempre com natural expectativa, o embate ibérico teve desta feita um vencedor incontestado, com Portugal a mostrar-se “intratável” e a não conceder veleidades a “nuestros hermanos”. Aos 11 títulos individuais da Espanha, respondeu Portugal com 25 medalhas de ouro, assumindo particular relevância os “plenos” nos quatro escalões de Veteranos. Colectivamente, os portugueses venceram em ambos sectores com parciais de 155 – 135 em masculinos e de 157 – 137 em femininos.

Refira-se ainda que tanto a XVI Taça dos Países Latinos como o XVIII Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre foram disputados no âmbito do XII Meeting de Orientação do Centro, prova pontuável em simultâneo para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2009/2010 e para a Liga Espanhola 2010. A organização – excelente! - esteve a cargo do Clube de Orientação do Centro e juntou um total de 787 atletas de ambos os sexos.


Consulte os resultados completos em http://www.coc.pt/eventos/25set2010/pt/index.php?page=results

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

[O Orientovar esteve presente no XII Meeting de Orientação do Centro a convite do Clube de Orientação do Centro, tendo ficado alojado no Hotel Residencial Miramar, em S. Pedro de Moel]
.

Sem comentários: