segunda-feira, 6 de setembro de 2010

XII MEETING DE ORIENTAÇÃO DO CENTRO: O "3 EM 1" PERFEITO

.


A pouco mais de quinze dias do último grande evento da temporada de Orientação Pedestre, deitamos um olhar sobre o XII Meeting de Orientação do Centro, a XVI Taça dos Países Latinos e o XVIII Campeonato Ibérico. O "3 em 1" perfeito!

Após o WMOC’08 e na sequência dos imensos elogios tecidos a um espaço florestal de inegável qualidade e beleza, a Mata Nacional do Pedrógão foi o local escolhido pelo COC - Clube de Orientação do Centro para a realização, nos próximos dias 25 e 26 de Setembro, da XVI Taça dos Países Latinos 2010 (TPL), do XVIII Campeonato Ibérico (CI) e do XII Meeting de Orientação do Centro (MOC). Pontuável para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2009/2010 e para a Liga Nacional de Espanha 2010, a prova estará aberta à participação de todos os atletas nacionais e estrangeiros que pretendam deslocar-se à região centro do país.

São esperados cerca de 1200 participantes, dos quais 120 serão atletas das selecções nacionais participantes na Taça dos Países Latinos e no Campeonato Ibérico (Argentina, Bélgica, Brasil, Colômbia, Chile, Espanha. França, Itália, Moçambique, Portugal, Roménia, Suíça, Uruguai e Venezuela).

O evento englobará a realização de três provas para os 2 dias de competição: distância longa e distância média, a decorrer no Pedrógão, e uma etapa de sprint na zona histórica da cidade de Leiria. As inscrições nos escalões de competição poderão ser feitas on-line e têm como limite o dia 18 de Setembro, sendo que após 13 de Setembro sofrem um agravamento no seu custo.

É o seguinte o programa do evento:

Dia zero - 24 de Setembro
• A partir das 10h30 na Praia da Vieira: Evento modelo que servirá para que os atletas possam acostumar-se com o tipo de cartografia e terreno de competição.

Dia 1 - 25 de Setembro
• Entre as 9h e 14h na Praia do Pedrógão: Distância Média realizada no Mapa do Pedrógão;
• Às 17h em Leiria: Sprint urbano no Mapa da Cidade de Leiria (competição reservada às Selecções da TPL e CI).
• Às 18h15 em Leiria: Cerimónia de entrega de prémios de Distância Média e Sprint às Selecções da TPL e CI.

Dia 2 - 26 de Setembro
• Entre as 9h e 14h30 na Praia do Pedrógão: Distância Longa no Mapa do Pedrógão
• Às 14h30 no Pedrogão: Cerimónia de entrega de prémios de Distância Longa às Selecções da TPL e CI e do MOC (geral dos dois dias).

Existem percursos adequados para todos os tipos de andamento e conhecimentos de Orientação, havendo para 'não federados' os escalões abertos, chamados OPT (Orientação para Todos). Nestes não há agravamento do valor de inscrição, podendo a inscrição inclusive ser efectuado no próprio dia e no local da prova. É aconselhado, para garantir a participação, efectuar a inscrição até ao prazo indicado, já que no próprio dia estarão limitadas ao número de mapas disponíveis.

A prova conta com o apoio institucional e a parceria da Câmara Municipal de Leiria, Regimento de Artilharia 4 (Leiria), Bombeiros Voluntários de Leiria, Leiritrónica - Sonigate e Vitalis, para além de outras entidades e empresas da região.

Com este evento, o concelho de Leiria irá novamente acolher uma prova de excelente qualidade desportiva, sendo esta uma óptima oportunidade para usufruir da natureza e da região conjugando o lazer com a competição. Não falte!

Todas as informações sobre o evento no site da prova em http://www.coc.pt/eventos/25set2010/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: