segunda-feira, 6 de setembro de 2010

RESCALDO DO FIM-DE-SEMANA: O REGRESSO DAS PROVAS LOCAIS

.


Com a chegada do mês de Setembro, assistimos ao regresso da Orientação. Muito de mansinho, mas com o imenso charme que só as provas locais proporcionam, o desporto da floresta espalhou o seu perfume em Palmela, Oeiras e Barcelos!

Pelo 6º ano consecutivo, a Escola Secundária de Palmela, com o apoio da Comissão das Festas de Palmela, organizou na passada tarde de sábado, a já habitual prova de Orientação da Festa das Vindimas. A prova tem a particularidade de marcar o arranque do ano lectivo e constitui o retornar da Orientação após as férias, proporcionando também aos participantes as já usuais visitas à bela vila de Palmela e o levar para casa da tradicional garrafinha de vinho regional. Nesta 6ª edição, numa tentativa de diversificar e inovar um pouco o conteúdo da prova, implementou-se a novidade de cada atleta ter de completar dois percursos: um inicial de ‘score’, realizado pelo centro histórico de Palmela, ao qual se seguiu um percurso em linha pelo Parque Venâncio Ribeiro dos Reis.

A prova contou com a participação de 126 atletas, a maioria dos quais nos escalões abertos (OPTs). Foi uma boa jornada de lazer, convívio e competição, num formato diferente que teve boa receptividade e feedback positivo por parte dos presentes. Aqui fica o registo dos vencedores: Iniciados M/F - Bernardo Pereira (ADFA) e Sílvia Pinho (ES Palmela); Juniores M/F - Tiago Baltazar (GDU Azóia) e Sofia Pinto (ES Pinhal Novo); Seniores M/F - Luís Silva (ADFA) e Joana Paula (CAOS); Veteranos M/F - António Aires e Kátia Almeida (ATV); OPT1 - Isabel Pinto + Ema Roque + Hermínia Henrique (Lebres do Sado); OPT2 - António Rocha (CIMO). Mais informações em http://provaorivindimas.blogspot.com/.

40 a pedalar no Jamor

No âmbito da iniciativa ‘Mexa-se Mais’, o CPOC, em colaboração com a Câmara Municipal de Oeiras, levou a cabo na manhã de sábado uma Prova Local de Introdução à Orientação em BTT. Centrada na Praça da Maratona (Jamor, Oeiras) e distribuída pelas vertentes “passeio”, “formação” e “treino”, a actividade contou com a presença de mais de 40 participantes, uns a iniciarem-se na Orientação, outros atletas federados a prepararem as provas que vão encerrar a época 2009/2010.

Embora o dia convidasse mais para a praia do que para uma qualquer forma de actividade física, os participantes presentes desfrutaram dos quatro percursos disponíveis, ficando a certeza de que alguns dos que experimentaram, voltarão seguramente. O CPOC voltará em Outubro para mais uma actividade ‘Mexa-se Mais’, desta vez na vertente de Orientação Pedestre a decorrer no Parque Urbano de Miraflores (Oeiras). Quem quiser experimentar ou vir treinar, inscreva-se e apareça. Poderá encontrar todas as informações em http://cpoc.pt/.


Em Barcelos, sobre rodas

Ainda a pedalar, rumamos a norte e à bonita cidade de Barcelos onde, igualmente na manhã do passado sábado, teve lugar a III Prova Aberta de Ori-BTT dos Amigos da Montanha. As matas circundantes do Monte Catulo, a cerca da 5 quilómetros a noroeste de Barcelos, foram o palco da actividade que teve como ponto de partida e chegada o Campo de Futebol de Vilar do Monte. A prova realizou-se num mapa novo, onde se podem encontrar caminhos com declives de dificuldade média alternando com zonas planas e mesmo pequenas zonas urbanas.

Estiveram presentes 39 atletas, todos “não federados”, tendo sido propostos dois percursos: OPT1, com a distância de 10 quilómetros e OPT2, com 15 quilómetros de distância. A prova foi do agrado dos atletas, havendo mesmo quem perguntasse, “quando era a próxima prova”. Para que conste, aqui ficam os três primeiros classificados em cada um dos escalões: OPT 1 – 1º Samuel Miguéis; 2º José Manuel Silva; 3º Mário Torneiro; OPT 2 – 1º Raul Silva; 2º Carlos Figueiredo + Daniel Castro; 3º José Nuno Paiva. Mais informações em http://www.amigosdamontanha.com/_prova_de_oribtt.

[Fotos gentilmente cedidas por Paulo Fernandes e Adélio Gouveia]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

[O Orientovar agradece a Miguel Ferreira, José Paulo Pinho, Tiago Fernandes e Jorge Silva o envio das informações solicitadas]
.

Sem comentários: