terça-feira, 14 de setembro de 2010

"MUNDO DA ORIENTAÇÃO": CONHEÇA UM BLOGUE E O SEU AUTOR

.

“Mundo da Orientação” é um blogue de um orientista “que pratica e adora a Orientação”. Neste espaço de comunicação de carácter pessoal, Rogério Serafini dos Santos aborda, com invulgar regularidade e inquestionável qualidade, assuntos vários tais como dicas, técnicas, treinos, equipamentos, mapas, links e outros desportos relacionados. Vamos conhecer o blogue e o seu autor.


"Neste blogue irei partilhar com os colegas orientistas todas as informações que pesquisei sobre a Corrida de Orientação.” Foi esta frase que abriu o “Mundo da Orientação”, dava o mês de Julho os primeiros passos. Rogério Serafini dos Santos apresentava-se assim à comunidade orientista e revelava ter conhecido este desporto “em 2005, enquanto fazia o Mestrado em Informática na UFRJ, quando fiz uma matéria extra no curso de Educação Física, como aluno convidado.” Lá conheceu “o grande Professor Zé Maria” e o bichinho ficou.

Apesar de se confessar “totalmente ocioso” e de nunca se ter interessado por desportos de espécie alguma, a verdade é que se apaixonou pela Orientação. “Até hoje a Orientação é a minha motivação para praticar exercícios e treinar”, diz. Misturando o treino com o estudo das técnicas e muita pesquisa na Internet, Rogério Serafini dos Santos adquiriu conhecimentos substantivos e propõe-se agora partilhá-los com todos os orientistas.


“É um blogue pessoal, à medida daquilo que o meu tempo livre permite”

Orientovar - Como nasceu a ideia de lançar o blogue "Mundo da Orientação"?

Rogério Serafini dos Santos - Não encontrei no Brasil nenhum 'site' com informações actualizadas constantemente e que tragam novidades e dicas para orientistas. Geralmente, são encontrados sites de Clubes ou Federações, com divulgação voltada para os eventos agendados. São raros os 'sites' com informação técnica ou dicas e, quando são encontrados alguns 'sites' deste tipo, são antigos e limitam-se a fornecer uma introdução básica do desporto, do tipo “O que é Orientação”. São 'sites' que são criados e não são mais actualizados. Por outro lado, também não são encontradas dicas ou técnicas para categorias mais avançadas de atletas e tão pouco encontrei listas de discussão ou blogues com movimentação diária de atletas. Nesta carência de informação e discussão pesquisei na Internet e encontrei muita coisa, porém a maioria é em inglês ou noutras línguas que nem entendo. Estas informações devem ser adaptadas ao Brasil, onde este desporto é pouco conhecido e se torna necessário um trabalho para aumentar o interesse por ele. Hoje o público está voltado para os grandes meios de comunicação e para os “desportos de massa”, casos da televisão e do Futebol. Então a Orientação é apenas uma “curiosidade” e a sua divulgação é praticamente restrita ao bate-papo no círculo de orientistas. Sinto que, no Brasil, a Orientação não tem a divulgação necessária e os próprios orientistas não valorizam este desporto, praticando-o como um ‘hobby’ de fim-de-semana. Deste modo ninguém conversa, nem comenta ou divulga este desporto. Então a ideia do blogue é iniciar uma experiência, ainda amadora, de estimular os atletas que já participam da Orientação, desde a categoria de novatos até a elite, e contribuir para a divulgação do desporto junto de novos praticantes.

Orientovar - Na sua perspectiva, quais as linhas mestras que presidem à dinâmica actual do blogue?

Rogério Serafini dos Santos - É um blogue pessoal, à medida daquilo que o meu tempo livre permite. Estou desenhando as suas linhas mestras e lançando algumas publicações para verificar o retorno. Procurei organizar os assuntos e cheguei à seguinte lista: dicas, técnicas, treinos, equipamentos, mapas, links e outros desportos relacionados. Ou seja, a intenção é dar uma nova visão sobre este desporto e ampliar a troca de ideias, procurando contribuir para a evolução técnica do atleta, sempre buscando exemplos em outros países onde a Orientação já está madura. Quanto à organização, o blogue deve ter um equilíbrio entre rotina e novidade, ou seja, deve ter algumas secções rotineiras, para que o atleta volte com frequência ao blogue, e outras inovadoras com novidades para tornar o blogue dinâmico.


“Este desporto tem potencial para crescer muito no Brasil”

Orientovar - O "Mundo da Orientação" dedica grande parte do seu espaço à Orientação brasileira. É fácil alimentar o blogue?

Rogério Serafini dos Santos - A intenção inicial é alimentar o blogue diariamente. Mas realmente não tenho tempo livre. Em relação às competições, vou-me restringindo ao Campeonato Regional (Estadual), no qual estou competindo. Os conteúdos técnicos nos sites brasileiros é raro e preciso procurar e traduzir do inglês, o que atrasa a edição. Normalmente tenho as minhas ideias mas pesquiso algum material na Internet para complementar e melhorar os conteúdos.

Orientovar - De que forma pode um blogue contribuir para que alguém se sinta interessado em descobrir a Orientação e em tornar-se um praticante efectivo?

Rogério Serafini dos Santos - O importante é estimular a conhecer o desporto, a fazer com que as pessoas pelo menos façam uma experiência. Se a pessoa gosta deste estilo de desporto, com certeza vai aderir. Por isso, elogio o Orientovar onde aparecem muitas experiências pessoais de atletas. Isso é óptimo. Após começar a praticar, o atleta deve ser mantido com novidades e ser estimulado a participar e evoluir nas categorias, e o blogue ajuda fornecendo um material rico para evolução técnica, com recursos variados que não sejam apenas estudo da simbologia, mas também escolha de estratégias e muito treino. Também importa mostrar que a Orientação é uma boa opção para a prática duma actividade desportiva para quem quer sair da tradicional corrida de asfalto e gosta de contacto com a natureza, além de adicionar a habilidade de raciocínio (leitura de mapas) que não é necessária na maioria dos desportos. Outro ponto importante é destacar que este desporto tem potencial para crescer muito no Brasil e é um privilégio participarmos desde agora e estimular os mais jovens. O atleta precisa de ser estimulado a sentir orgulho em participar, para que possa servir de exemplo e chamar outras pessoas ao desporto.


“Quase diariamente pesquiso sites em busca de novidades”

Orientovar - Que 'feed-back' tem recebido numa altura em que o blogue dá ainda os primeiros passos?

Rogério Serafini dos Santos - O blogue tem apenas dois meses. Com a intenção de divulgação e de sentir a receptividade, enviei um e-mail simples com um link de artigo para vários Clubes e Federações, brasileiras e portuguesas. Foram aproximadamente 100 e-mails enviados. Recebi pouco feed-back, porém os que responderam elogiaram a iniciativa. Aparentemente os clubes receberam a mensagem, mas não a passaram aos seus atletas. Os “page views” foram 345 em Julho e 591 em Agosto. Este pequeno interesse era esperado. Mas tenho várias ideias e acabei de adquirir um notebook. Assim terei mais tempo e recursos disponíveis para melhorar o conteúdo, divulgar novamente e medir o segundo feed-back. O meu prazo limite é até o final do ano. Caso tenha sucesso, vou continuar inovando e procurarei outras pessoas para me auxiliarem na tentativa de tornar o blog mais profissional. Caso contrário... vou continuar insistindo, porém com um enfoque mais pessoal e com menor intensidade. Mas não vou desistir!

Orientovar - No mundo da Orientação, há algum blogue ou site de referência que siga neste momento? Com que frequência o faz?

Rogério Serafini dos Santos - Quase diariamente pesquiso sites em busca de novidades ou links que possam ser interessantes. Pesquiso por ‘palavra-chave’, quando tenho algum assunto em foco. Tenho uma lista de vários artigos em rascunho, mas estou com pouco tempo e não estou conseguindo publicar diariamente. Realizei muita pesquisa desde início de 2010 e tenho muita coisa para compartilhar com os orientistas, além duma lista de ‘links’ que pretendo publicar. Muitos rascunhos dependem de resumos ou traduções do inglês. Diariamente vejo os sites da minha equipe (COUFRJ), da Federação Regional Estadual (FORJ) e da Confederação Nacional (CBO) para acompanhar as novidades. Também leio sites de revistas de desporto (Atletismo) que fornecem muitas dicas sobre corrida. No exterior leio muito o WorldOfO e o Orientovar.


“As histórias pessoais de atletas tornam a Orientação mais humana”

Orientovar - Quer-me falar de algum deles em particular?

Rogério Serafini dos Santos - Se me permite, são dois. Primeiro, o Orientovar: É óptimo, as histórias pessoais de atletas tornam a Orientação mais humana, aproximando as pessoas e mostrando que este desporto é acessível e agradável para qualquer pessoa. E depois o WorldOfO: Tem o seu foco na Europa, mas mostra uma visão de como pode ser o futuro da Orientação no Brasil. Serve como exemplo e guia. Aprendi muitas coisas neste site.

Orientovar - Que projectos tem para o seu blogue e até onde espera que o "Mundo da Orientação" possa crescer?

Rogério Serafini dos Santos - Tenho várias ideias. São inovadoras e há muita coisa para escrever neste contexto. Tudo será adicionado gradativamente, de acordo com a evolução do blogue. A expectativa é tornar o blogue uma referência da orientação no Brasil. Para isso talvez seja necessário torná-lo lucrativo e conseguir colaboradores. Então, talvez futuramente ofereça algum serviço relacionado com o desporto, mas o objectivo principal não é o lucro, mas sim um apoio para manter o blogue. Futuramente penso expandi-lo para um nível internacional, mas ainda é um sonho. Também existem ideias que não serão realizadas no blogue, mas por outros meios. A divulgação, contudo, será feita através do blogue.

Orientovar - Ficaria imensamente feliz se...

Rogério Serafini dos Santos - …A Orientação fosse divulgada e tratada como um desporto profissional e promissor.

Não deixe de visitar o “Mundo da Orientação” em http://mundodaorientacao.blogspot.com/

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: