segunda-feira, 20 de setembro de 2010

II ORI-BTT VILA NOVA POIARES: HISTÓRICO TRIUNFO DE PAULO PALHINHA

.


Alcançou por direito próprio um lugar no seio da fina-flor da Orientação em BTT nacional, ao concluir a temporada 2007/2008 no 4º lugar do escalão H21A. Nesta que é a sua segunda temporada entre a Elite, Paulo Palhinha continua a progredir, a mostrar o seu valor e acaba de subir, pela vez primeira, ao lugar mais alto do pódio numa prova da Taça de Portugal. Foi ontem, em Vila Nova de Poiares, num dia que ficará gravado a ouro no álbum de recordações do atleta.


Vila Nova de Poiares recebeu no passado fim-de-semana a penúltima prova da Taça de Portugal de Orientação em BTT 2009/2010. Organizado pela Secção de Orientação do Ginásio Clube Figueirense, o evento contou com a participação de 186 atletas, 167 dos quais distribuídos pelos escalões de formação e competição e os restantes marcando presença nos escalões abertos.

Com a temporada a prolongar-se ainda por um Verão praticamente a “dar as últimas” e com três dos melhores valores nacionais – Daniel Marques, Davide Machado e Rita Madaleno - a competirem em Itália na derradeira etapa da Taça do Mundo 2010, foi um pelotão cheio de alegria e determinado em dar o seu melhor aquele que respondeu à chamada nas florestas do interior centro de Portugal, ainda que algo desrotinado e a acusar nas pernas (e nalgumas barriguinhas) os efeitos dumas merecidas férias.

.
 Paulo Palhinha “vira” o resultado

Fazendo valer a sua condição de favorito à vitória final, Mário Guterres (ADFA) entrou com o “pé direito” no Troféu, tendo vencido a primeira etapa, uma prova de Distância Média (talvez a pender um bocadinho para o Longo), com uma vantagem superior a quatro minutos em relação ao segundo classificado, Paulo Palhinha (Casa Povo Abrunheira). Na Elite feminina Susana Pontes (CPOC / Loja das Bicicletas) esteve praticamente só na luta pela vitória, terminando com mais de 27 minutos de vantagem sobre a sua mais directa adversária, Joana Frazão (CIMO).
.
Na derradeira prova – Distância Longa – as posições inverteram-se no que ao sector masculino diz respeito, com essa novidade de Paulo Palhinha se ter estreado a vencer numa prova da Taça de Portugal, juntando a vitória na etapa à vitória no Troféu. Um justo prémio à tenacidade e ao empenho dum atleta que, apesar de ter chegado muito tardiamente à Orientação em BTT, se vem afirmando como um dos seus bons valores e é sempre um nome a ter em conta. No sector feminino, Susana Pontes voltou a ser mais forte, fazendo a “dobradinha” naquela que foi a sua 9ª vitória em provas da Taça de Portugal de Orientação em BTT 2009/2010.
.
Outros vencedores

Mas nem só Susana Pontes “bisou” nestas duas etapas do II Ori-BTT de Vila Nova de Poiares. Nos restantes escalões de competição, também Mac-Mahon Moreira (BTT Loulé), Tiago Silva (ATV) e Ana Filipa Silva (CPOC / Loja das Bicicletas), fizeram o mesmo em H17, H20 e D20, respectivamente. Nos escalões de Veteranos, também Ana Gomes (BTT Loulé), Leandro Silva (CN Alvito), Luísa Mateus (COC), Luís Sousa (Clube TAP) e Joaquim Patrício (CN Alvito) alcançaram igual desiderato nos respectivos escalões (D35, H40, D45, H50 e H55). Finalmente, no escalão de Formação F e D21A, Ana Margarida Rocha (CIMO) e Patrícia Serafim (ADFA), levaram igualmente a melhor em ambos os dias. Colectivamente, o triunfo sorriu ao BTT Loulé, como aliás vem sendo hábito nos tempos mais recentes. COC e ADFA juntaram-se aos algarvios nos lugares imediatos do pódio. Merece uma referência especial o facto de a Escola Vila Nova Poiares ter apresentado cinco alunos seus a competir no escalão aberto OPT1 – Fácil Curto, com Rodrigo Lima a chegar à vitória. Um exemplo que se saúda de viva voz.

A faltar apenas uma prova para se dar por encerrada a temporada 2009/2010 da Taça de Portugal de Orientação em BTT – o II O-BTT Terras de Cister – as movimentações em termos dos lugares cimeiros dos vários 'rankings' não sofreram grandes alterações. Nos escalões de Elite, Daniel Marques e Susana Pontes preparam-se para confirmar um predomínio que se mantém de há longos anos a esta parte. Com efeito, Daniel Marques irá para a sua sétima vitória, a quinta consecutiva, enquanto Susana Pontes alcançará este ano a sua oitava vitória consecutiva naquele que é o 'ranking' feminino mais importante. Depois das vitórias de ontem, Tiago Silva reforçou a sua liderança no escalão H20 enquanto Ana Filipa Silva e Mac-Mahon Moreira chegaram ao primeiro lugar dos respectivos escalões – D20 e H17 - de onde já não deverão sair. Nos escalões de Veteranos não houve mexidas na frente das várias tabelas e são já conhecidos os vencedores finais: Ana Gomes (D35), Carlos Simões (H35), Leandro Silva (H40), Luísa Mateus (D45), Mário Duarte (H45), Luís Sousa (H50) e Armando Santos (H55).
.
Resultados
Elite Masculina

1º Paulo Palhinha (CPA – Abrunhos) 1948.79
2º Mário Guterres (ADFA) 1933.83
3º Joel Morgado (COC) 1822.85
4º Guilherme Marques (COC) 1813.44
5º José Marques (ADFA) 1781.69
6º Samuel de Jesus (CLAC) 1716.90
7º Sérgio Semedo (CPOC / Loja das Bicicletas) 1712.30
8º Eduardo sebastião (Clube TAP) 1702.37
9º Fernando Henrique (GDU Azóia) 1701.47
10º Francisco Moura (Montes e Vales) 1699.06

.
Elite Feminina
1º Susana Pontes (CPOC / Loja das Bicicletas) 2000.00
2º Joana Frazão (CIMO) 1666.64
3º Alice Silva (GDU Azóia) 1542.08
4º Albertina Sá (ADFA) 1346.08

.
Vencedores restantes escalões
Formação M/F – Hugo Palhais (CN Alvito) e Ana Margarida Rocha (CIMO)
H17 – Mac-Mahon Moreira (BTT Loulé)
H/D20 – Tiago Silva (ATV) e Ana Filipa Silva (CPOC / Loja das Bicicletas)
H/D21A – Alex Liberato (BTT Loulé) e Patrícia Serafim (ADFA)
H21B – Artur Santos (GDU Azóia)
H/D35 – Carlos Simões (COALA) e Ana Gomes (BTT Loulé)
H40 – Leandro Silva (CN Alvito)
Veteranos M B – Alberto Sabino (Clube Millennium BCP)
H/D45 – José Silva (ATV) e Luísa Mateus (COC)
H50 – Luís Sousa (Clube TAP)
H55 – Joaquim Patrício (CN Alvito)
OPT1 – Rodrigo Lima (Escola VN Poiares)
OPT2 – Anfelde Lucindo (Individual)

.
Colectivamente
1º BTT Loulé 2004,0
2º COC 1689,1
3º ADFA 1614,0
4º COA 1229,8
5º GDU Azóia 1165,6


Resultados completos e demais informações em http://www.ginasiori.com/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: