terça-feira, 21 de setembro de 2010

ELEIÇÕES NA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ORIENTAÇÃO: ALEXANDRE GUEDES DA SILVA APRESENTA LISTA

.

Deu entrada na sede da Federação Portuguesa de Orientação a única lista até ao momento candidata à eleição dos Titulares dos Órgãos Estatutários para o Biénio 2011-2012. Encabeçada por Alexandre Guedes da Silva, a Lista A apresenta muitas novidades, num conjunto de nomes respeitáveis que pretende ser o garante dum trabalho sério e honesto em prol da modalidade.


“Foi longa a caminhada até à sede da FPO!!!” Alexandre Guedes da Silva definia assim todo um percurso tendente a fazer passar uma mensagem de entusiasmo e esperança no futuro da modalidade com vista à angariação dos quarenta e dois candidatos regulamentares. Os nomes foram tornados públicos ao final da tarde de ontem e constituem, nas palavras do principal obreiro de todo este trabalho de preparação, “ uma equipa de sonho pronta a criar futuro para a Orientação”.


LISTA A

ASSEMBLEIA-GERAL

JOSÉ CARLOS RODRIGUES PIRES (Presidente)
ANTÓNIO MANUEL ALVES AMADOR
NUNO SALVADOR VICENTE PEDRO
ANTÓNIO JOSÉ MARQUES DA SILVA (Suplente*)
MARIA JOÃO DA SILVA BORGES (Suplente*)
NUNO RAFAEL ALMEIDA LEITE (Suplente*)

PRESIDÊNCIA E DIRECÇÃO

PRESIDENTE
ALEXANDRE JOSÉ LOPES GUEDES DA SILVA

DIRECÇÃO
ANA ALEXANDRA SOARES DE OLIVEIRA
ANA FILIPA PRUDÊNCIO DE CARVALHO VILAR
CARLOS MANUEL ROCHA RODRIGUES
JOAQUIM JORGE BATISTA BALTAZAR
KÁTIA MARGARETH TEIXEIRA DE ALMEIDA
LUÍS FILIPE DA SILVA DOS SANTOS
CLÁUDIO FILIPE DA SILVA TERESO (Suplente*)
MIGUEL VASCO QUINTAS FERNANDES (Suplente*)
RUI MANUEL GONCALVES BELL MARQUES (Suplente*)

CONSELHO DE ARBITRAGEM

RUI JORGE PINHEIRO MORAIS (Presidente)
JACINTO MANUEL LARANJEIRA DA COSTA (Vice-Presidente)
ALEXANDRE SOARES DOS REIS
CRISPIM MENDES DE FREITAS JÚNIOR
RUI MIGUEL PEREIRA MORA
CARLOS ANTÓNIO ANTUNES LOURENÇO (Suplente*)
JOSÉ ALBERTO MOURINHO MANTA (Suplente*)
LUÍS MANUEL ESTEVES DOS SANTOS (Suplente*)

CONSELHO FISCAL

LEANDRO RODRIGUES DA GRAÇA SILVA (Presidente)
VALDEMAR ANTÓNIO BATISTA DE OLIVEIRA (Secretário)
FERNANDO HENRIQUES FEIJÃO (Relator)
ANTÓNIO JOSÉ MOREIRA PEREIRA DA ROSA (Suplente*)
FRANCISCO ANTÓNIO RENTE DOS REIS (Suplente*)
MÁRIO JOSÉ PIMENTEL FERNANDES (Suplente*)

CONSELHO JURISDICIONAL

CARLOS MANUEL BATISTA LOBO (Presidente)
JORGE ARTUR DOMINGUES PINTO
JOSÉ GALVÃO MARQUES
JOÃO CARLOS MARTINS TOMÉ MONTEIRO (Suplente*)
LEONOR GABRIEL GUEDES DA SILVA (Suplente*)
PEDRO ALEXANDRE PAIS DA CUNHA MARTINHO (Suplente*)

CONSELHO DISCIPLINAR

MARIA MARGARIDA BEJA GONCALVES NOVO (Presidente)
EUNICE DA CONCEIÇÃO QUINTA GUERREIRO
PATRÍCIA ISABEL VIEGAS SERAFIM
JOSÉ MANUEL PEREIRA DA SILVA (Suplente*)
LUÍS MANUEL PINTO DE NORONHA (Suplente*)
SUSANA MARGARIDA MARTINS DOS REIS IGREJA (Suplente*)

Os cargos não identificados serão indicados brevemente
(*) Ordem dos Suplentes a indicar brevemente


Instado pelo Orientovar a comentar o facto de não surgirem os nomes dos clubes associados a cada um dos elementos que compõem a Lista, Alexandre Guedes da Silva afirmou peremptório: “O Clube desta lista é a Federação Portuguesa de Orientação” e concretiza: “Acho que esta será a melhor forma de caracterizar o grupo e de não cometer os erros do passado em que os membros dos Órgãos Sociais eram meros delegados de clubes, pervertendo-se assim o espírito que deveria ter presidido aos destinos da Orientação.” E acrescenta: "Há dificuldades associadas na caracterização da proveniência, uma vez que há membros dos Órgãos que são associados de mais do que um clube.”

Fragilidades…

O Orientovar pressente que esta é uma forma de fugir à questão. É que os mais atentos notarão com facilidade que os dez elementos da Presidência e Direcção são pessoas com uma forte ligação às Corridas de Aventura. Estão neste caso o próprio Alexandre Guedes da Silva, Ana Filipa Vilar e Luís Santos, todos eles elementos da APCA – Associação Portuguesa de Corridas de Aventura, mas também Jorge Baltazar e Rui Marques (GDU Azóia) e ainda Vasco Fernandes (ADA Desnível). E isto poderá ser entendido como uma fragilidade da Lista.

Mas há pelo menos mais duas fragilidades – por assim dizer – nesta lista. Por um lado, constata-se uma vez mais uma enorme discrepância entre elementos pertencentes a clubes do Norte e a clubes de Sul, com um acentuado predomínio destes últimos (nos elementos para a Presidência e Direcção este aspecto é gritante). Por outro lado, estranha-se a ausência de elementos de quatro clubes maiores da nossa Orientação (são actualmente os quatro primeiros classificados do ‘ranking’ de clubes de Orientação Pedestre), estando obviamente a referir-me ao Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, ao Clube de Orientação do Centro, ao Clube Português de Orientação e Corrida e ao Clube de Orientação da Gafanhoeira – Arraiolos.

… e virtudes da Lista

A lista apresenta, contudo, um belo conjunto de virtudes que é justo referir. A começar pelo elevado número de orientistas influentes e que podem ser preciosos quando chamados a defender propostas junto do poder político e das fontes de decisão. Estão neste caso Carlos Lobo (Presidente do Conselho Jurisdicional), actual Vice-Reitor da Universidade de Lisboa e ex-Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Leandro Silva (Presidente do Conselho Fiscal), Director de topo do grupo Caixa Geral de Depósitos e ex-Chefe de Gabinete do Ministro da Economia Carlos Tavares e ainda Kátia Almeida (Direcção da FPO) e Margarida Gonçalves Novo (Presidente do Conselho Disciplinar), que são Presidentes de Instituições particularmente activas da Sociedade Civil. Outros dos aspectos que importa referir e que se regista com enorme agrado é a forte presença feminina - o Conselho de Disciplina, note-se, é constituído apenas por mulheres – e todos os órgãos apresentam pessoas jovens e menos jovens. Isto para além do Programa da própria Lista, naturalmente, o qual possui uma conjunto de intenções de altíssimo mérito e relevância.

A grande nota reside agora em saber até que ponto os cem delegados que constituem a Assembleia-Geral encontrarão motivação necessária para marcar uma presença massiva no Auditório da SIMLIS (ETAR do Coimbrão, Leiria), pelas 20h30 do próximo sábado, altura em que procederá à Eleição dos Titulares dos Órgãos Estatutários para o Biénio 2011-2012. Neste momento crucial, a Orientação exige a presença de todos e de cada um. Essa é a grande certeza!

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

5 comentários:

Luis disse...

Olá!

Já tinha deixado no fórum da FPO, um pedido para que os elementos da lista fossem referenciados pelos clubes a que pertencem. Como esse pedido não foi atendido lá, pelo que o volto a fazer aqui. Reforço que mesmo conhecendo a maioria dos candidatos, há alguns que não consigo identificar, desde logo os dois Luís Santos, que não sei quais são dos 4 que existem federados.

Confesso que tinha muita curiosidade em saber quem eram os elementos desta “equipa de sonho”, e que fiquei surpreendido pela sua composição, incluindo a inclusão de 3 atletas do meu clube, que embora sejam para além disso meus amigos pessoais, mantiveram bem o segredo (sabia claro da Kátia Almeida, pelo que havia sido tornado público).

Concordo com o Margarido no que diz respeito às fragilidades apontadas, partilhando a ideia de que devia ter havido mais algum cuidado com a distribuição geográfica, por clubes e por disciplina principal de interesse.

É minha opinião que, ao contrário do que foi referido pelo Alexandre, esta equipa tem muitos elementos com pouco experiência efectiva de liderança de projectos de Orientação, o que não fora pelo seu excesso, até que poderia ser uma vantagem.

Uma outra questão que me saltou à vista ao olhar para a lista, é que temos 3 casais, e um pai e filha incluídos. Claro que este pode ser um argumento na defesa da Orientação enquanto desporto para a família, mas parece-me que atendendo a que como foi referido “Nós já temos 20.000 praticantes”, deveria ser possível encontrar alternativas. Pode ser argumentado que estas eram mesmo as melhores pessoas para o cargo, mas acho que esse argumento só pode ser usado com alguma legitimidade no caso do Leandro e da Margarida, pela especificidade dos cargos a que se candidatam.

Para terminar, desejo desde já a melhor das sortes a esta lista, e afirmo o óbvio: após a aparentemente inevitável eleição, serão a minha Direcção e os meus Órgãos Estatutários, podendo contar com a minha ajuda naquilo que me for possível.

Cumprimentos,

Luís Sérgio

PS: preocupa-me muito esta aparente apatia e desinteresse, da maioria dos agentes activos da nossa modalidade!

Margarida Novo disse...

Luís Sérgio,
Como tu, estou francamente preocupada com a apatia das pessoas. É alarmante o reduzidíssimo número de pessoas que se dispõe a fazer alguma coisa para além de dizer mal e praguejar entre dentes quando as coisas não correm como desejam.
Eu teria ficado francamente mais satisfeita se houvesse muito mais listas, até porque não havia nenhuma obrigatoriedade de apresentar listas para todos os órgãos!
Porque é que mais ninguém, do Norte, do Centro, do Sul ou das Ilhas, dum clube grande ou pequeno, apresentou listas para um ou mais órgãos de "vigilância e controlo" (Conselho Fiscal, Conselho de Arbitragem, Conselho Jurisdicional e Conselho de Disciplina), para já não falar para a Mesa da Assembleia, para a Direcção ou mesmo para Presidente?
Será que a família orientista acha que vai poder continuar a ter provas de qualidade e em abundância como sucede agora e poder continuar a divertir-se ao fim-de-semana se optar por continuar sentadinha no sofá em vez de se "chegar à frente"? Se todos nós não nos dispusermos a dar um bocadinho do nosso tempo e dos nossos esforços, não vamos lá! Para terminar, peço a todos os delegados que não deixem de participar na Assembleia Geral. Se não nos conseguirmos unir em torno dum objectivo comum, as melhores intenções do mundo caem por terra.
Obrigada.
Margarida Novo

Luís Santos disse...

Bom dia.

Eu discordo que haja assim tanto desinteresse dos orientistas em geral em relação ao momento actual.

Muita gente lê e debate em meios mais restritos não querendo ou não gostando de partilhar opiniões para audiências mais numerosas.

Há ainda outros problemas mais práticos: eu deixei de "postar" no fórum FPO porque não consigo e não tenho paciência para seguir aquelas complexas instruções para recuperar a minha password. Perdi-a na transição do site, nunca mais a recuperei e acompanho atentamente o que lá vai sendo colocado mas pura e simplesmente, não posso participar. E acreditem que, como eu, há muitos outros que lá participavam e agora só lêem...

Eu também me senti muito desgastado há pouco mais de um ano num processo que culminou com a minha saída de presidente do CPOC depois de 2 anos a liderar a secção de Orientação do CDCE e mais 7 a liderar o CPOC. Já não conseguia compatibilizar vida profissional, orientação e família e fui forçado a afastar-me. A lei natural da vida é mesmo assim. Afastar os mais cansados para dar lugar a novos elementos que venham com força para trabalhar.

Acompanhei no entanto com expectativa a incapacidade dos grandes clubes formarem uma lista de continuidade e a coragem demonstrada pelo Alexandre para avançar e colocar em prática as ideias que apresentou no seu estudo apresentado no fórum FPO.

Ao contrário do Sérgio, vi surgirem os nomes da lista com naturalidade (estive quase para entrar na equipa do Conselho de Arbitragem, mas por motivos legais, não pude avançar, pelo que em vez de 3 Luís Santos na lista, assim há só 2...:-)) uma vez que são pessoas ligadas à vertente da orientação à qual o Alexandre está mais ligado (as Corridas Aventura)e muitos deles praticantes do mesmo clube (a antiga aeGIST).

Tal como o Sérgio, também eu tenho ideias diferentes para a Orientação, e o meu rumo não é este, mas desejo as maiores felicidades a esta equipa que se propõe avançar para a FPO e já me disponibilizei também para ajudar no que puder ajudar, pois também gosto pouco de quem critica só por criticar. Darei o meu contributo crítico se disso sentir necessidade, mas estarei pronto a trabalhar em prol da Orientação como sempre fiz desde que me tornei praticante em 1998.

Cumprimentos,
Luís Santos
(único Luís Santos do CPOC...) :-)

Margarida Novo disse...

Só posso subscrever os comentários do Luís Santos a propósito da dificuldade de comentar no fórum... A mim, custou-me duras penas e só com o apoio de vários "especialistas" é que a coisa foi lá (apesar de ter password de administradora do meu clube!) Um aspecto definitivamente a mudar!
Luís, obrigada pelo voto de confiança. Pela minha parte e nas funções que tudo indica me serão confiadas, estou disposta a trabalhar para o merecer.

Luís Santos disse...

Quero só acrescentar que escrever no Orientovar é uma maravilha porque chega a todos os orientistas e o nosso webmaster do site FPO já me resolveu o problema da password perdida... :-)

Sábado lá estaremos...,

Cumprimentos,
Luís Santos