quarta-feira, 29 de setembro de 2010

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...

..


1. Nos próximos dias 09 e 10 de Outubro, o Clube Ori-Estarreja, em conjunto com os Professores de Educação Física da Escola Padre Donaciano Abreu Freire, leva a cabo uma actividade de Introdução à Orientação. O convite é dirigido aos alunos com mais de 8 anos de idade, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Estarreja ou a outras Escolas e que estejam interessados em praticar e conhecer melhor o desporto da floresta. As actividades terão lugar na Escola Padre Donaciano Abreu Freire (sábado, 09 de Outubro, das 09h00 às 13h30) e no Parque Municipal do Antuã (domingo, 10 de Outubro, das 09h00 às 13h00). Numa iniciativa particularmente inclusiva e de Escola aberta à comunidade, aí está uma grande oportunidade para os mais novos conhecerem um desporto diferente e aprenderem a orientar-se com um mapa. Mas não apenas os mais novos: Os pais que queiram participar, podem acompanhar os alunos na realização das actividades! Para mais informações, contactar a Escola Padre Donaciano Abreu Freire através do 234 840 640.

2. Já se encontra on-line o número 03/2010 do O-Zine, publicação da responsabilidade da Federação Internacional de Orientação. Neste número, o destaque vai para o artigo de abertura que relata o empenho da Elite mundial da Orientação em Esqui, no sentido de apoiar as alterações e inovações introduzidas nesta disciplina, com vista à sua pretensão de integrar o quadro de modalidades dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018. Nesta edição podem ainda encontrar-se duas reportagens muito interessantes, uma sobre os desafios que se colocam a uma “Orientação do amanhã”, ou seja, uma Orientação mais mediatizada, e outra sobre o trabalho desenvolvido pela Federação da África do Sul, particularmente ao nível das Escolas. O espaço de Entrevista é ocupado pelo “incontornável” Thierry Gueorgiou, onde o grande atleta francês revela que “não tem segredos” e começa já a focalizar as suas atenções no WOC 2011, em Aix-les-Bains (França), onde “jogará em casa”. Há ainda uma entrevista muito interessante com José Fernando Gomez Rueda, um colombiano que será o Delegado Técnico para a Orientação nos próximos Jogos Mundiais que terão lugar em 2013, em Cali (Colômbia). Breves notícias e os ‘rankings’ mundiais das vertentes Pedestre, BTT e Esqui completam este O-Zine, o qual pode ser lido AQUI.

3. O ‘moodle’ da Escola Secundária de Palmela tem uma nova disciplina. “Clube de Desporto Escolar” vem juntar-se à já existente “Associação Desportiva Escolar de Orientação de Palmela”, trazendo um valor acrescido à dinâmica plataforma daquele estabelecimento de ensino. Inscritas na disciplina estão as modalidades com Grupos/Equipa de Desporto Escolar, casos do Xadrez, Dança, Basquetebol, Futsal e Orientação, esta última tendo como Professores Responsáveis José Paulo Pinho e Pedro Mata. Poderá encontrar tudo isto em http://moodle.espalmela.net/.

4. Há três semanas atrás, chamei nesta página à atenção para o blog de Diogo Miguel - http://diogo-miguel.blogspot.com/ -, um espaço pessoal mas que revela desde já preocupações que ultrapassam o mero “fiz” e “aconteci”. Sempre atento e oportuno, o grande atleta português junta à análise das suas prestações na recente Taça dos Países Latinos, uma preocupação que passo a reproduzir: “A ausência das melhores selecções latinas (França, Suíça ou Bélgica) é de lamentar. Acho que nós, atletas, somos os primeiros a lamentar e os que mais perdemos devido à falta destas selecções! Em conversa com alguns colegas de selecção e amigos, questionamo-nos acerca de até quando irá sobreviver a TPL. A verdade é que, ao longo dos anos, esta competição vem perdendo o interesse que já teve noutros tempos e cada vez mais é um Portugal vs Espanha, numa versão mais restrita de Campeonato Ibérico!” O Orientovar junta o seu lamento ao de Diogo Miguel.



5. O trabalho na redacção do Orientovar multiplica-se e eu cá me vou desmultiplicando, procurando dar sequência à enorme quantidade de material que vai surgindo em cima da mesa a cada dia que passa. A verdade é que não é fácil manter este caudal informativo e o resultado é uma série de projectos que continuam por pôr em prática ou, pelo menos, por explorar. Um deles tem a ver com o “Youtube”, essa plataforma de convergência onde, em torno dum vídeo, se partilham sensações e emoções. Pois bem, a Ana Macedo soube compreender e interpretar um pouco deste meu desejo, criou uma conta para o Orientovar no “Youtube”, escolheu e editou uma quantidade de fotos do Troféu de Orientação de Manteigas, juntou-lhe uma das minhas músicas favoritas e o resultado aqui está [clique na imagem para ver]. Para meu enorme prazer e vosso também, pelo menos assim o espero. Sem mais delongas, para a Ana Macedo vai, com um afectuoso beijinho e o meu sincero agradecimento, o Louvor da Semana!

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

2 comentários:

Rotiv disse...

Olá :)
O Blogue dos Manteigas de visita a este cantinho ;)
Um abraço,
http://bloteigas.blogspot.com/

fernando disse...

Parabéns à Margarida e ao Joaquim pelo belo trabalho realizado.
Manteigas é Lindo!