quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...

.


1. Acaba de chegar às bancas o número 42 da Orientação em Revista. Suplemento da Revista de Atletismo, o destacável navega com as nossas Selecções “por mapas da velha Europa” - Primorsko (Bulgária), Aalborg (Dinamarca), Trondheim (Noruega) e Neuchâtel (Suiça) - ao encontro das participações portuguesas em Campeonatos da Europa e em Campeonatos do Mundo de Orientação Pedestre. Numa edição em que a Orientação em BTT não é deixada de fora (I Troféu O-BTT OriMarão), o Campeonato da Europa de Jovens EYOC 2010 é outro dos assuntos abordados, com Reportagem, Fotos, Entrevistas e Resultados. Afirmando que “a Orientação Pedestre é a minha primeira escolha”, João Mega Figueiredo é o entrevistado do mês. O número de Setembro/Outubro da Orientação em Revista completa-se com o Editorial, da autoria de Ricardo Chumbinho, bem como o Calendário de Provas e um Quadro de Resultados. Faça o download AQUI. Para ler, guardar e mais tarde recordar!

2. Já se encontra on-line a página oficial do II Meeting Internacional de Arraiolos, evento de Orientação Pedestre pontuável para o ‘ranking’ mundial da modalidade e que terá lugar nos próximos dias 12 e 13 de Março de 2011. “Mapas novos, provas de elevada qualidade técnica em locais agradáveis para a prática da modalidade e com características completamente distintas entre todos, esperam os participantes neste evento que o GafanhOri espera ser memorável”, pode ler-se na página, em http://www.gafanhori.pt/meeting11/. Passe por lá e não deixe de associar o seu nome aos muitos amigos que gostam do II Meeting Internacional de Arraiolos. No Facebook, claro!

3. Já que estamos em “maré” de Facebook, talvez seja interessante referir que ascende já a 10.456 o número de pessoas que, em todo o Mundo, “gostam de Orientação”. Na página “Orienteering”, os autores definem como objectivo “tornar esta Página Comunitária como a melhor colecção de conhecimento partilhado sobre este assunto.” E deixam um convite: “Se tens uma paixão por Orientação regista-te e iremos entrar em contacto contigo quando estivermos prontos para a tua ajuda. Podes também ajudar-nos a começar, sugerindo a Página Oficial do Facebook.” Para juntar o seu nome à lista e gostar de “Orienteering” basta seguir a ligação http://www.facebook.com/pages/Orienteering/105541246145406?v=desc.

4. Na sequência do Plano de Actividades para 2010, a Federação Portuguesa de Orientação leva a efeito nos próximos dias 10 e 11 de Outubro, no Cartaxo, mais um Curso de Cartografia – Nível I. São requisitos de admissão ao Curso ter idade mínima de 16 anos, filiação na FPO devidamente regularizada e prática comprovada de pelo menos uma época. Este curso tem um máximo de 20 vagas pelo que, caso o número de interessados seja superior, será atribuída prioridade aos Clubes com mais praticantes com licença regularizada na presente temporada. No âmbito dos protocolos estabelecidos com a DGIDC, o INATEL e o Exército, podem estas instituições inscrever candidatos até um máximo de quatro. As fichas de inscrição deverão ser remetidas para a FPO, até 3 de Outubro de 2010. Para qualquer informação ou esclarecimento adicional poderá contactar a FPO através do telefone 261 819 171, do telemóvel 919 919 801 ou pelo endereço fpo@mail.telepac.pt.

5. Daniel Marques caiu oito lugares no ‘ranking’ mundial de Orientação em BTT e ocupa actualmente a 22ª posição com 7103 pontos. Este é o resultado da actualização da tabela após a disputa da derradeira etapa da Taça do Mundo em Teolo (Itália), no fim-de-semana passado e na qual, como o Orientovar noticiou, as prestações portuguesas se quedaram aquém do esperado. Quanto aos outros dois atletas portugueses presentes em Itália, Davide Machado e Rita Madaleno, também desceram algumas posições. Machado manteve os mesmos 6911 pontos e desceu seis posições sendo agora o 29º classificado, ao passo que Rita Madaleno caiu um lugar e ocupa a 38ª posição com 5717 pontos. A grande reviravolta no ‘ranking’ ocurreu no sector feminino, onde Michaela Gigon (Áustria) recuperou a primeira posição, liderando com um total de 7733 pontos. No ‘ranking’ masculino, o russo Anton Foliforov (Rússia) mantém a primeira posição com 7877 pontos. Consulte os ‘rankings’ completos em http://iof.6prog.org/wr_home.aspx?HOW=M.




6. Pelo seu enorme exemplo de força e de perseverança, Hana Dolezalova volta a ser notícia no Orientovar. Depois do acidente sofrido em Avelelas (Chaves), durante a qualificatória da prova de Distância Longa do Campeonato do Mundo de Orientação em BTT, e de duas intervenções cirúrgicas à coluna, a atleta continua a fazer progressos e decidiu partilhar connosco um bocadinho do seu dia-a-dia. Ao longo de dois minutos e meio, "Zaba" diz “olá” e dedica o vídeo a todos aqueles que a têm ajudado nesta autêntica batalha da reabilitação, especialmente aos orientistas em BTT. Não deixe de assistir a este “pedaço de vida” clicando na imagem acima.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
..

1 comentário:

Jorge disse...

Olá
Fico feliz por ver que a força de vontade da "Zaba" está a contribuir para a sua recuperação e com os progressos que tem registado. Goste sobretudo das imagens em que aparece a pedalar numa sessão de fisioterapia. Agradeço ao Margarido por nos manter "em contacto" com a Hana
Cump.
JB