quinta-feira, 1 de julho de 2010

PELO BURACO DA FECHADURA: EYOC SORIA 2010

.

Soria, na vizinha Espanha, prepara-se para receber a 9ª edição do Campeonato da Europa de Jovens de Orientação Pedestre EYOC 2010. Pretexto para irmos ao encontro do importante evento, espreitando-o pelo buraco da fechadura.

Três dias, três provas, muita emoção e mais que justificadas expectativas, tudo isto e muito mais nos reserva o EYOC 2010 com início da competição agendado para amanhã, em Soria. Terrenos exigentes e variados, em mapas nunca dantes navegados, irão colocar à prova, ao longo de três jornadas de alta intensidade, os 331 atletas de 29 países, distribuídos por quatro escalões de competição.

O programa competitivo arranca amanhã com a prova de Distância Longa, no mapa de La Cruz de Piedra (Navaleno), quando os ponteiros marcarem as 11h00 (hora local, menos uma hora em Portugal). Sábado, à mesma hora, tem início a Estafeta Masculina, enquanto a Estafeta Feminina começará dez minutos mais tarde. Ambas as provas decorrerão no mapa de Valonsandero Oeste, 10 km a Norte de Soria. Os Campeonatos encerram com a prova de Sprint, no domingo, às 10h00 (hora local), em pleno coração da cidade de Soria. O evento conta igualmente com um rico e variado programa social, do qual se destaca a Cerimónia de Abertura (amanhã às 19h00, na Plaza Mayor, Soria), a EYOC 2010 Party (sábado, das 21h00 às 23h00, na Residence Gaya Nuño) e a Cerimónia de Encerramento (domingo, das 12h50 às 13h00, em Soria).

Portugal no EYOC

Portugal participa ininterruptamente no EYOC desde 2005, sendo esta a nossa sexta participação em nove edições do evento. Nas cinco anteriores edições, participaram ao todo 29 atletas com a camisola das quintas, com essa particularidade de Joana Costa, Isabel Sá e Mariana Moreira serem totalistas. Diogo Miguel, Tiago Romão, Jorge Fortunato, Paulo Pereira e David Sayanda, com três presenças cada, são “os senhores que se seguem”.

Em termos classificativos, este é um evento que nos traz gratas recordações já que em 2007, na Hungria, Diogo Miguel se sagrou Campeão Europeu de Sprint, no escalão H18. Outros resultados relevantes foram alcançados pelo mesmo Diogo Miguel no ano anterior (Sprint H18, 4º lugar) e mais recentemente por Mariana Moreira, em 2009 (Sprint D18, 9º lugar). Referência ainda para as Estafetas, onde o nosso melhor resultado até ao momento se verificou em 2009 com um 12º lugar no escalão D16.

A comitiva portuguesa

A nossa selecção apresenta-se em Soria na máxima força, com quatro atletas em cada um dos quatro escalões. Para seis deles – Ana Anjos, Catarina Dias, Inês Domingues, Tiago Baltasar, Miguel Ferreira e Fábio Silva, a competição espanhola representa uma estreia absoluta no EYOC. Joana Costa, Isabel Sá e Mariana Moreira farão aqui o seu sexto e último EYOC, enquanto para João Mega Figueiredo este será também o seu último EYOC, ele que marcou presença nos dois anos anteriores. Vera Alvarez tem aqui a sua terceira participação ao passo que Luís Silva repete a presença de 2009, mas ambos terão ainda pela frente duas potenciais presenças no evento.

A finalizar, refira-se que a comitiva portuguesa é composta por três oficiais e dezasseis atletas. Tiago Aires é o chefe da comitiva, devidamente secundado por Raquel Costa e António Marcolino. Quanto aos nossos atletas, começando pelo escalão D16, teremos Vera Alvarez, Catarina Dias, Ana Anjos e Inês Domingues. Quanto ao escalão D18, a nossa selecção é constituída por Joana Costa, Isabel Sá, Mariana Moreira e Rita Rodrigues. Em H16, teremos Luís Silva, Tiago Baltasar, João Cascalho e Miguel Ferreira. Finalmente, em H18, a composição da nossa equipa é a seguinte: João Mega Figueiredo, Rafael Miguel, Fábio Silva e Pedro Silva.

Acompanhe a competição em
http://www.eyoc2010.com/ ou aqui, no seu Orientovar. Siga ainda o dia a dia dos nossos atletas no blogue respectivo, em http://www.portugalnoeyoc2010.blogspot.com/.

[foto gentilmente cedida por Hélder Ferreira]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: