domingo, 4 de julho de 2010

EYOC SORIA 2010: EUROPEUS DE ESPANHA EM FIM DE FESTA

.

Chegou esta manhã ao fim a 9ª edição dos Campeonatos da Europa de Jovens de Orientação Pedestre EYOC 2010. Rijamente disputada, a prova de Sprint acabou por determinar o seleccionado helvético como o grande triunfador da tripla jornada de Soria. Individualmente, este EYOC também tem um nome: É polaco e chama-se Piotr Parfianowicz.


Atravessaram ruas e praças, contornaram lagos e jardins, calcorrearam escadarias, desceram ao Rio Douro e vasculharam-lhe margens e ilhas e, no final, fizeram da prova de encerramento do EYOC 2010 uma grande festa. Foi assim com os 331 atletas, distribuídos por quatro escalões de competição, na prova de Sprint que colocou um ponto final no 9º Campeonato da Europa de Jovens de Orientação Pedestre EYOC 2010.

Individualmente, Piotr Parfianowicz (Polónia) cotou-se como a grande figura destes Campeonatos ao juntar à medalha de ouro no escalão M16 da prova de Distância Longa, outra medalha de ouro nesta última jornada. Demolidor do início ao fim da prova, o atleta polaco logrou cumprir os 2700 metros do percurso em 12.26, com 34 segundos de vantagem sobre o dinamarquês Thor Norskov. Na terceira posição, a 56 segundos do vencedor, classificou-se o suíço Severin Denzler. Rudolfs Zernis (Letónia), uma das grandes figuras da prova de Estafetas disputada ontem, quedou-se pela quarta posição, logo seguido do lituano Algirdas Bartkevicius e do checo Marek Minár.

Os escalões maiores

No escalão M18, Marek Schuster (Republica Checa) alcançou o primeiro lugar, cumprindo os 2900 metros do percurso em 13.54. Apenas 13 segundos mais tarde entraria o suíço Florian Schneider, enquanto o checo Michal Hubácek se quedaria pela terceira posição com um registo de 14.15. Máté Baumholczer (Hungria), Jon A. Osmoen (Noruega) – medalha de ouro nas provas de Distância Longa e Estafeta – e Niklaus Hägler (Suiça) ocuparam as posições imediatas.

Ainda no escalão maior, mas no sector feminino, triunfou a suiça Marion Aebi com o tempo de 12.33 para 2600 metros de prova. Atrás de si, com mais 53 e 55 segundos, respectivamente, classificaram-se a norueguesa Silje U. Maurset e a finlandesa Henna-Riikka Haikonen (a primeira, medalha de bronze na prova de Distância Longa e a segunda, medalha de prata na prova de Estafeta). Os lugares imediatos foram ocupados pelas suíças Franziska Dörig (vencedora da prova de Distância Longa) e Eveline Schaerli e pela russa Natalia Chepaeva.



Suiça, a grande vencedora do EYOC 2010

Finalmente, no que ao escalão de W16 diz respeito, vitória da atleta suiça Sandrine Müller, que gastou 13.01 para cumprir os 2200 metros do seu percurso. Com mais 24 segundos classificou-se a ucraniana Mariya Polishchuk, conferindo à Ucrânia a única medalha nos Campeonatos e a quinta no seu historial no EYOC. A terceira posição coube, ex-aequo, à atleta suiça Lisa Holer - medalha de ouro na Estafeta e medalha de prata na prova de Distância Longa – e à espanhola Marina Garcia Castro, com o tempo de 13.34. A atleta espanhola acabou, in extremis, por fazer "as honras da casa", dando à Espanha uma muito aclamada medalha, a quinta no seu historial na competição. Os lugares imediatos foram preenchidos por Daria Korobeynik (Rússia) e Nicoline Friberg Klysner (Dinamarca).

Colectivamente a Suiça foi a grande vencedora deste EYOC 2010, ao conquistar quatro medalhas de ouro contra três da República Checa e duas da Noruega e da Polónia. A Suiça volta a quebrar um domínio quase absoluto da República Checa em nove edições da competição, facto apenas conseguido anteriormente pela Rússia (Salzburg, 2004) e mais recentemente pela Dinamarca (Solothurn, 2008). Refira-se a terminar que a 10ª edição do Campeonato da Europa de Jovens de Orientação Pedestre terá lugar em Jindrichuv Hradec (República Checa), de 23 a 26 de Junho de 2011, estando já disponível a página oficial do evento e o Boletim #1 em http://eyoc2011.cz/.


Tudo para conferir em
http://www.eyoc2010.com/.

[Foto gentilmente cedida por Nuno Leite]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: