quarta-feira, 7 de julho de 2010

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...

.

1. Acabam de ser publicados os Boletins Informativos Nº 4 Maio 2010 e Nº 5 Junho 2010 “Desporto Escolar e alunos com necessidades educativas especiais, com deficiência / incapacidades”. O Gabinete Coordenador do Desporto Escolar (GCDE) da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do Ministério da Educação (ME) iniciou, em Fevereiro do corrente ano, a publicação do “Boletim Informativo NEE”, com uma regularidade mensal, na página on-line do Desporto Escolar - www.desportoescolar.min-edu.pt - com conteúdos de natureza informativa, técnico-pedagógica e didáctica, tendo por finalidade criar as condições para que um maior número de alunos com necessidades educativas especiais e/ou com deficiência/incapacidades, tenham acesso ao Desporto Escolar. Ambos os boletins são dedicados a uma grande questão - “Que desportos e para que categorias desportivas de deficiência/incapacidades?” -, com o Boletim de Maio a abordar os alunos-praticantes surdos e cegos de baixa visão e o Boletim de Junho a fazer incidir a sua atenção sobre os alunos-praticantes com deficiência motora, paralisia cerebral, intelectual/mental e transplantados. O Orientovar regista com agrado as referências, ainda que escassas, à Orientação, adoptando-se no caso da deficiência motora a nova terminologia de “Orientação de Precisão”.

2. Realiza-se no próximo fim-de-semana, na região da Galiza, em Espanha, no noroeste da província da Corunha, o V Campeonato Ibérico de Corridas de Aventura – Somozas Extreme 2010, para o qual, “nos termos do artigo 25º, ponto 4, do Regulamento Específico de Corridas de Aventura para a época 2009/10”, serão três as equipas que assegurarão a representação nacional. Assim, os nossos representantes serão as equipas da Ferrovias Elite Team (Jorge Pimentel, Luís Monteiro e Hélder Albuquerque), equipa Campeã Nacional de Elites, o Clube de Praças da Armada (Eduardo Sebastião, Cristiano Santos e António Moura), equipa melhor classificada no ranking de Elites da TPCA) e a turma Exército 1 (Samuel Jesus, Aníbal Oliveira, Patrícia Serafim), equipa melhor classificada no sub-ranking de Elites Mista da TPCA. Entre as 17 equipas inscritas no escalão de Elite, presentes ainda a equipa portuguesa da GLOBAZ.PT (Jorge Rui Xará, Adelino Silva e Hugo Evaristo) e os Campeões do Mundo de Corridas de Aventura, os britânicos da Team Adidas Terrex (Nick Gracie, Anthony Emmet e Eliot Challifour). Na página da GLOBAZ.PT –
http://raids-aventura.blogspot.com/ - pode ler-se que “a prova contará com algumas das mais fortes equipas de Espanha que, a correr em casa, não costumam dar-nos muitas hipóteses.” Apesar de tudo, “agrada-nos muito correr nestas provas em que podemos sempre aprender qualquer coisa com algumas das melhores equipas do pelotão internacional”, comenta Jorge Xará.

3. "Vergonhosa". É desta forma que Jorge Fortunato classifica a atitude da FADU – Federação Académica de Desporto Universitário ao não viabilizar a proposta de participação no Campeonato do Mundo Universitário de Orientação Pedestre que decorrerá entre os dias 18 e 24 de Julho em Borlange, na Suécia. Para o atleta, “a concretização dos Campeonatos Nacionais Universitários em Sesimbra, em parceria com o GDUA – Grupo Desportivo União da Azoia e a FPO – Federação Portuguesa de Orientação, revelou-se muito importante para o desenvolvimento da Orientação no desporto universitário e após a participação no WUOC'08 seria espectável a deslocação de uma comitiva portuguesa ao WUOC'10. Contudo, a motivação e o trabalho dos atletas que eventualmente seriam seleccionados não chegou para tornar possível esta representação.” Face a este estado de coisas, Portugal não terá nenhuma representação no WUOC'10, o que se compreende mas não pode deixar de se lamentar. Ainda assim, “uma vez que a organização disponibiliza um tour paralelo a este Campeonato, e como este era um dos objectivos da minha época, estou a considerar a participação a título individual nesta competição”, conclui o atleta.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: