segunda-feira, 28 de junho de 2010

XII GRANDE PRÉMIO DE ORIENTAÇÃO DO RA4: VITÓRIAS DE TIAGO AIRES E RAQUEL COSTA

.


Acostumámo-nos a vê-los lado a lado, na vida como no seu desporto de eleição. São dois ícones da Orientação nacional e, na manhã de sábado, subiram juntos ao lugar mais alto do pódio. Falamos de Tiago Aires e de Raquel Costa, brilhantes vencedores do XII Grande Prémio de Orientação do RA4.

Depois de ter recebido duas provas inesquecíveis para a Orientação portuguesa – as qualificatórias de Distância Longa do WMOC (2008) e XI Meeting de Orientação do Centro (2009) – Pataias foi o palco escolhido pelo COC - Clube de Orientação do Centro para levar a cabo o XII Grande Prémio de Orientação do RA4. Organizada pelo nóvel clube da cidade do Liz e pelo Regimento de Artilharia nº 4, a prova pontuou para o ‘ranking’ da Taça FPO Continente e inseriu-se nas comemorações do 83º aniversário daquela unidade militar.

Em prova, no carrossel de dunas do Pinhal do Rei, 320 atletas (231 dos quais distribuídos pelos 21 escalões de competição e os restantes pelos quatro escalões abertos OPT) fizeram da agradável manhã de sábado um momento privilegiado de festa, agora que o Verão se instalou de armas e bagagens e a Orientação se prepara – também ela – para ir de férias. Festa que teve o seu início um quarto de hora antes da sempre espectacular “partida em massa”, com uma cerimónia de votos de sucesso aos atletas que representarão Portugal nas duas importantes competições internacionais que se avizinham: O EYOC – Campeonato da Europa de Jovens de Orientação Pedestre (Soria, Espanha) e o JWOC - Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação Pedestre (Aalborg, Dinamarca).

Tiago e Raquel

No escalão sénior masculino, Tiago Aires (GafanhOri) soube impor-se à concorrência, sucedendo a Celso Moiteiro na lista de vencedores. O campeão nacional absoluto concluiu a sua prova com o tempo de 1.18.03, batendo por escassa margem Miguel Silva (CPOC) e Tiago Gingão Leal (GafanhOri). Refira-se, a título de curiosidade, que foi precisamente neste Grande Prémio, na sua 5ª edição (2003), que Tiago Aires, então com a camisola do CPOC, viria a vencer o I Campeonato Nacional de Distância Ultra-Longa.

Quanto ao escalão sénior feminino, Raquel Costa (GafanhOri) não esteve com meias medidas e “esmagou” as suas adversárias. Com o tempo de 1.15.43, a atleta da turma de S. Pedro da Gafanhoeira - Arraiolos sobrepôs-se à sua colega de equipa Lena Coradinho e a Lídia Magalhães (ADFA) por diferenças superiores a 15 minutos e a 37 minutos, respectivamente. À semelhança de Tiago Aires, Raquel Costa também se sagraria aqui a primeira Campeã Nacional de Distância Ultra-Longa, nos idos de 2003.


Resultados
Seniores Masculinos

1º Tiago Aires (GafanhOri) 1.18.03
2º Miguel Silva (CPOC) 1.20.41
3º Tiago Gingão Leal (GafanhOri) 1.21.47
4º Joaquim Sousa (COC) 1.24.27
5º Pedro Nogueira (ADFA) 1.28.51
6º Paulo Franco (COC) 1.29.10
7º Pedro Duarte (ADFA) 1.29.15
8º Manuel Horta (GafanhOri) 1.35.16
9º Jorge Almeida (Ginásio CF) 1.55.29
10º Mário Soares (Ori-Estarreja) 2.08.50

Seniores Femininos
1º Raquel Costa (GafanhOri) 1.15.43
2º Lena Coradinho (GafanhOri) 1.31.35
3º Lídia Magalhães (ADFA) 1.53.13
4º Maria Albertina Alves (GAC-BRIGMEC) 2.07.56
5º Marta Fonseca (CLAC) 2.08.09

Outros Escalões
Infantis M/F – António Ferreira (COC) e Sara Barros (COC)
Iniciados M/F – Daniel Catarino (CLAC) e Diana Silva (COC)
Juvenis M/F – Luís Silva (ADFA) e Vera Alvarez (CPOC)
Juniores M/F – João Mega Figueiredo (CN Alvito) e Joana Costa (GD4C)
Seniores M/F B – Tiago Melo Sacchetti (COC) e Teresa Fernandes (RA4)
Veteranos I M/F – António Amador (Ori-Estarreja) e Anabela Vieito (COC)
Veteranos II M/F – Armando Santos Sousa (ADFA) e Fernanda Ferreira (DA Recardães)
Veteranos III M/F – Armando Santos (Clube EDP) e Maria São João (CLAC)
Veteranos IV M – José Grada (Clube TAP)
Veteranos M/F B – 1Sar Contente (RA4) e Paula Ferreira (COA)
OPT1 – Beatriz Moreira (CPOC)
OPT2 – Daniel Almeida (CPOC)
OPT3 – Fur Alexandre Anastácio (RI10)
OPT4 – Rafael Fernandes (Individual)

[resultados fornecidos por António José Marques da Silva, a quem o Orientovar agradece, bem como a José Jordão e Paulo Franco; fotos gentilmente cedidas por Hélder Ferreira]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: