terça-feira, 29 de junho de 2010

OS VERDES ANOS: MÓNICA CARDOSO

.

Olá,

Chamo-me Mónica Cardoso, tenho 17 anos, sou de Palmela e terminei agora o 11º ano de Ciências e Tecnologias na Escola Secundária de Palmela.

Era eu uma criança recatada quando me convenceram a entrar para a Natação. Não gostava muito, mas por lá fiquei durante quatro anos. A Orientação já me era conhecida, através da minha irmã, Raquel. Em 2006 tive a minha primeira tentativa no desporto, mas acabei por não fazer a prova porque estava a chover. Um ano depois, consegui arrastar uma amiga para uma prova de Desporto Escolar, na Herdade da Gâmbia. Ela partiu e esperou por mim, escondida. Fizemos a prova juntas, com a bússola ao pescoço, e acabei por ficar em 7º lugar, o que foi uma grande felicidade. A partir dessa data passei a ir a algumas provas com as Lebres do Sado e só em 2008 me federei pela ADFA.

Embora não veja a Orientação pelo seu lado competitivo, acho este desporto apaixonante, tanto pelo contacto com a natureza como pela vertente psicológica. Também a possibilidade de viajar pelo país e conhecer pessoas de diferentes sítios tornam a Orientação única.

Quanto ao futuro, espero evoluir: participar no máximo de provas possíveis, começar a treinar e melhorar a minha concentração em prova.

Tenho ainda que agradecer aos professores José Paulo Pinho e Daniel Pó, tal como à minha irmã por me terem dado a oportunidade de experimentar a Orientação.

Mónica Cardoso
.

Sem comentários: