quinta-feira, 17 de junho de 2010

MTB WOC & JWOC 2010: PRESS CONFERENCE

.

.
The Montalegre City Hall received this morning, the Press Conference of the MTB World Orienteering Championships 2010 (MTB WOC & JWOC 2010). In presentation of the biggest competitive event of MTB Orienteering were present the President of Montalegre City, Fernando Rodrigues, the Event Director, Eduardo Oliveira, the Technical Director of Portuguese Orienteering Federation, António Aires and the Portuguese Athlet Davide Machado.
.
.
O Salão Nobre da Câmara Municipal de Montalegre acolheu ao final da manhã de hoje a Conferência de Imprensa de apresentação dos Campeonatos do Mundo de Seniores e de Juniores de Orientação em BTT 2010. A cerimónia contou com a presença de Fernando Rodrigues, Presidente da edilidade anfitrião, Eduardo Oliveira, Director-Geral do evento, António Aires, Director Técnico Nacional e Davide Machado, a jovem revelação portuguesa nesta tão exigente quanto espectacular disciplina da Orientação.

Com epicentro em Montalegre, a Região do Alto Tâmega e Barroso será palco, de 9 a 18 de Julho, dos Campeonatos do Mundo de Seniores e de Juniores de Orientação em BTT 2010 (WOCMTB’10 e JWOCMTB’10). Este é o culminar de todo um processo que remonta a 2006/2007, quando a Federação Portuguesa de Orientação decidiu apresentar a sua candidatura à organização do mais importante evento do Calendário internacional de Orientação em BTT.

Em comunicado distribuído à imprensa pela organização, destaque para as palavras de Eduardo Oliveira e para a importância de Montalegre acolher esta Competição: “A Federação tem todo o orgulho em trazer a prova para esta zona pois tem todas as condições de terreno, bem como as componentes social, cultural e arqueológica.” O Director-Geral do evento faz ainda questão de salientar que estarão “quatro títulos em disputa – Sprint, Distância Média, Distância Longa e Estafetas -, em quatro categorias – Juniores Femininos, Juniores Masculinos, Seniores Femininos e Seniores Masculinos. Dos 300 Atletas presentes em representação de 35 países, teremos 16 Campeões Mundiais”.

“Fazer o melhor possível”

António Aires abordou a modalidade no seu todo, reflectindo sobretudo na realidade portuguesa e fazendo um pouco a história das nossas participações em anteriores edições da prova Ainda de acordo com o documento distribuído às redacções, o Director Técnico Nacional afirmou: “Desde o início temos tido sempre representantes portugueses nos Campeonatos do Mundo. Com a organização desta competição em Portugal criou-se um programa de treino especial para a Selecção”. Particularizando, Aires referiu ainda que “o melhor atleta nacional é Daniel Marques, nº 24 do ranking mundial e que ambiciona ficar nos primeiros lugares. O Davide Machado, atleta revelação, é muito promissor, assim como o Paulo Alípio. Em Femininos, Susana Pontes é a principal atleta. A nível de Estafetas já conseguimos um décimo lugar, mas vamos tentar superar isto e ir, quem sabe, até ao quinto.”

Davide Machado, 22 anos, natural da Póvoa do Lanhoso, é um dos atletas seleccionados. O jovem passou da Orientação Pedestre para a Orientação em BTT e “fazer o melhor possível” é a sua grande ambição: “Preciso de muita concentração para fazer a melhor leitura do mapa em contra relógio”, disse.

“Queremos trazer mais gente a Montalegre”

No uso da palavra, o Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fernando Rodrigues, congratulou-se com o facto de a Federação razer este evento para o País. “Felicito a Federação por ter ganho esta prova para Portugal, uma vez que foi o melhor projecto apresentado”. O autarca espera que estes Campeonatos do Mundo tragam benefícios à Região. “A realização da prova em Montalegre passa por um esforço financeiro da Câmara porque é um Mundial com grande atractivo, um emblema para o País e para a Região onde se realiza. É difícil avaliar o retorno deste investimento mas não tenho dúvidas de que o teremos pois temos vindo a fazer um grande esforço de promoção de eventos turísticos, culturais, desportivos para conseguir desenvolvimento, mais negócios e uma maior oferta de emprego”. O edil concluiu: “Queremos trazer mais gente a Montalegre, queremos dar mais visibilidade e maior prestígio à região”.
.
Oportunidade ainda para apresentar o spot publitário destes Campeonatos do Mundo de Orientação em BTT 2010, com a duração de 21 segundos, o qual pode ser visto AQUI.

A terminar, refira-se que estão inscritos até ao momento 238 atletas, de 25 países, com destaque para as fortíssimas formações da Áustria, Dinamarca, Finlândia, República Checa, Rússia e Suiça. Portugal far-se-á representar em todas as categorias, com um total de 15 atletas.

Programa
09 de Julho (6ª feira) – Chegada das Selecções
10 de Julho (sábado) – Model Event Sprint
11 de Julho (domingo) – Final de Sprint e Cerimónia de Abertura
12 de Julho (2ª feira) – Model Event
13 de Julho (3ª feira) – Final de Distância Média e Prova Aberta 1 (Distância Média)
14 de Julho (4ª feira) – Qualificação para a Final de Distância Longa
15 de Julho (5ª feira) – Dia de Descanso e Prova Aberta 2
16 de Julho (6ª feira) – Final de Distância Longa
17 de Julho (sábado) – Final de Estafetas, Prova Aberta 3 (Distância Média), Cerimónia de Encerramento e Jantar Oficial
18 de Julho (domingo) – Partida das Selecções

Toda a informação do evento pode ser consultada no site
http://mtbwoc2010.fpo.pt

[foto gentilmente cedida por Ricardo Moura, Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Montalegre]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

1 comentário:

Almeida disse...

Quem fez o protocolo da mesa?
Inacreditável!!!!