quinta-feira, 3 de junho de 2010

MTB-O WORLD MASTERS CHAMPIONSHIPS: EDUARDO SEBASTIÃO PERTO DO PÓDIO

.

Ao alcançar um magnífico 5º lugar na prova aberta de Sprint, Eduardo Sebastião começou de forma promissora a sua participação no 1º Campeonato do Mundo de Veteranos de Orientação em BTT que decorre em Gdansk, na Polónia, até ao próximo domingo.

Foi uma entrada com o pé direito, a de Eduardo Sebastião na primeira edição do Campeonato do Mundo de Veteranos de Orientação em BTT. No complicado mapa de parque das cercanias da cidade portuária de Gdansk, o grande atleta português – foi o primeiro vencedor do ‘ranking’ da Taça de Portugal de Ori-BTT, nos idos de 1997/1998 – alcançou um brilhante 5º lugar na prova aberta de Sprint (escalão M40) com o tempo de 24.09 para 5,1 km de prova, a apenas 38 segundos dum lugar no pódio.

Mika Tervala, com o tempo de 20.30, foi o vencedor, seguido do russo Igor Bondarenko, com 21.11, e do alemão Olaf Kaden, com um registo de 23.31. Os restantes portugueses estiveram igualmente em bom plano, com José Silva a concluir na 13ª posição com o tempo de 33.51 e Inácio Serralheiro a ser o 14º classificado, com precisamente mais um minuto que o seu companheiro de selecção. Leandro Silva, o quarto elemento da nossa selecção, ficou de fora desta lista devido a “mp”. O húngaro Tamas Janko e o dinamarquês Johnsen Keld venceram nos escalões M50 e M60, respectivamente, enquanto no sector feminino Sylvia Thomas (Alemanha) e Charlie Somers Cocks (Grã-Bretanha) subiram ao lugar mais alto do pódio nos escalões W40 e W50, respectivamente. Também hoje participou na prova aberta Fernando Henrique, 6º classificado no escalão M21 com o tempo de 35.46.

Amanhã corre-se a Distância Longa

Para que se perceba a envolvência deste evento de quatro dias em Gdansk, refira-se que, em simultâneo, estão em disputa a segunda jornada da Taça do Mundo (três etapas), o 4º Campeonato da Europa de Juniores, o 5º Campeonato da Europa de Jovens, a 4ª jornada da Taça da Polónia e a 5ª Taça da Pomerânia – provas Abertas. Neste contexto, podemos também adiantar que já hoje houve competição "a sério", com o francês Cédric Beill e a checa Anezka Parizkova a sagrarem-se Campeões Europeus de Jovens de Sprint, enquanto o finlandês Pekka Niemi e a russa Tatiana Repina são os novos Campeões Europeus Juniores de Sprint. Nos escalões de Elite, Frantisek Bogar (República Checa) e Rikke Kornvig (Dinamarca) foram os grandes vencedores.

A competição prossegue em Gdansk no dia de amanhã, com uma prova de Distância Ultra-Longa a abrir a competição do Mundial de Veteranos e uma prova de Distância Longa para as restantes competições. Na quarta etapa da Taça do Mundo teremos a entrada em acção Daniel Marques, Davide Machado, João Ferreira, Guilherme Marques e Susana Pontes, lado a lado com os melhores especialistas da modalidade. Também seguiremos com atenção as prestações dos nossos veteranos, cientes do seu real valor e com esperança redobrada num lugar no pódio. Boa sorte a todos!

Consulte os resultados completos em
http://www.harpagan.pl/worldcup/download/results/wyniki_1.htm

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: