sábado, 5 de junho de 2010

MTB-O WORLD CUP GDANSK 2010: PORTUGUESES EM DIA "NÃO"!

.

Não foi propriamente uma entrada com o melhor dos pés, a da valorosa selecção portuguesa de Elite na 2ª jornada da Taça do Mundo de Orientação em BTT que teve ontem o seu arranque em Gdansk (Polónia). Com Daniel Marques a repetir o “mp” da etapa anterior (Balatonfüred, Hungria), salvou-se o 30º lugar de Davide Machado.

Teve início em Gdansk a 2ª jornada da Taça do Mundo de Orientação em BTT 2010, com a presença, entre muitos e grados valores da Ori-BTT mundial, da selecção nacional portuguesa. Depois das três etapas da Hungarian MTBO Cup, esta 4ª etapa consistiu numa prova de Distância Longa, num terreno muito duro e exigente do ponto de vista técnico, colocando à prova a real valia dos contendores. O nosso melhor atleta e nº 21 do ‘ranking’ mundial, Daniel Marques, esteve em dia “não”, acabando por fazer “mp”. Davide Machado, na 30ª posição com o tempo de 2.25.04, acabou por ser o nosso melhor representante. João Ferreira, no 48º lugar com 2.52.36 e Guilherme Marques, na 50ª posição com 3.05.13, fecharam a nossa equipa. Foram precisamente 50 os atletas que concluíram uma prova que teve no suíço Beat Schaffner, com um registo de 1.56.15, o grande vencedor. No sector feminino, Susana Marques concluiu no 34º lugar com o tempo de 2.35.56. A vitória coube à líder do ‘ranking’ mundial, a austríaca Michaela Gigon, com menos 51.47 que a portuguesa. Concluíram a prova 38 atletas.

Paralelamente a esta competição, decorre em Gdansk o 1º Campeonato do Mundo de Veteranos de Orientação em BTT e que hoje conheceu a primeira etapa, com uma prova de Distância Ultra-Longa. No escalão M40, Eduardo Sebastião foi o nosso melhor representante, ao concluir o seu percurso no 11º lugar com o tempo de 1.38.05. Os restantes portugueses alcançaram igualmente bons resultados, com Leandro Silva a terminar na 14ª posição com 1.44.07, Inácio Serralheiro a ser o 21º com 1.56.50 e José Silva a concluir no 25º lugar com 2.09.26. O finlandês Mika Tervala sagrou-se Campeão do Mundo neste escalão, confirmando a excelente prestação na prova aberta de Sprint da véspera. Peter Muller (Suíça) e Risto Orpana (Finlândia), respectivamente nos escalões M50 e M60, chegaram também ao título mundial de Distância Longa. Nas senhoras, duas vitórias para a Grã-Bretanha. Sarah Bayliss triunfou em W40, enquanto Charlie Somers Cocks foi a vencedora em W50.

Primeiro ouro para a Polónia

Também o 4º Campeonato do Mundo de Juniores consagrou o checo Vojtech Stransky e a húngara Brigitta Koós como os novos titulares da prova de Distância Longa, enquanto no 5º Campeonato da Europa de Jovens, as medalhas de ouro foram parar ao peito do checo Krystof Bogar e duma muito aclamada atleta polaca, Julita Linowska. A finalizar, uma referência para Fernando Henrique, o Campeão Nacional de Sprint e de Distância Longa 2009/2010 no escalão H35, aqui a participar na Pomerania Cup – Prova Aberta e a concluir a sua prova de Distância Longa, escalão M21, no 5º lugar com o tempo de 3.10.32.

Amanhã corre-se a primeira de duas provas de Distância Longa, no que respeita ao Campeonato do Mundo de Veteranos, enquanto as restantes competições constarão duma prova de Distância Média. O programa encerra no domingo com a segunda prova de Distância Longa para os Veteranos, uma prova de Estafeta nos Campeonatos da Europa de Jovens e de Juniores e ainda uma prova de Estafeta Mista pontuável para a Taça do Mundo, na qual os nossos atletas vão, seguramente, dar o tudo por tudo. Por todos eles, aqui iremos estar a torcer. Força Portugal!

Tudo para acompanhar em
http://www.harpagan.pl/worldcup/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: