quarta-feira, 2 de junho de 2010

EOC PRIMORSKO 2010: ESTAFETAS AO RUBRO

.

A grande festa das Estafetas tomou conta do quarto dia de provas nos Campeonatos da Europa de Orientação Pedestre. Suiça e Suécia, respectivamente no sector masculino e feminino, levaram a melhor sobre os seus adversários e conquistaram o Ouro.

Confirmando em absoluto as expectativas, foram duas provas de cortar a respiração aquelas a que foi dado assistir hoje, em Primorsko (Bulgária), no decurso dos Campeonatos da Europa de Orientação Pedestre. Começando pela Estafeta masculina, após o domínio esmagador na final de Sprint, a Suiça recuperou um título que lhe escapava há quatro edições (em 2000, na terceira edição dos Europeus disputada em Truskavets, Ucrânia, Mattias Niggli, Christoph Plattner e Thomas Bührer ofereceram a medalha de ouro ao seleccionado helvético). Alinhando à partida com duas equipas – nas quais o líder do ‘ranking’ mundial, Daniel Hubmann, foi ausência notada -, a Suiça teve em Matthias Mueller, Fabian Hertner e Matthias Merz um trio vitorioso. Mas foi preciso “suar as estopinhas” já que a Noruega, a Suécia e, sobretudo, a França (com Thierry Gueorgiou no decisivo percurso) tudo fizeram para contrariar o favoritismo da equipa suiça.

No que a Portugal diz respeito, Jorge Fortunato, Tiago Aires e Pedro Nogueira deixaram a nossa equipa às portas do top-20, um resultado honroso, sobretudo se pensarmos que este foi o quarto dia consecutivo de provas intensas e muito duras. Com o tempo de 41.18, Tiago Aires iniciou muito bem a nossa Estafeta, entregando o testemunho a Jorge Fortunato na 18ª posição. O atleta do Clube Ori-Estarreja esteve brilhante, ganhou duas posições aos seus mais directos competidores e lançou Pedro Nogueira para um terceiro percurso de “tudo ou nada”. A verdade é que Pedro Nogueira não esteve à altura dos seus colegas, cometendo um erro fatal já na fase final da sua prova e permitindo que a equipa se visse ultrapassada, duma assentada, pelos conjuntos da Bulgária, Roménia, Alemanha, Estónia e Ucrânia, caindo para o 21º lugar final. A segunda equipa portuguesa até começou melhor que a primeira, com Miguel Reis e Silva a passar o testemunho na 17ª posição, 13 segundos à frente de Tiago Aires. David Sayanda e Joaquim Sousa, responsáveis pelos derradeiros percursos, não conseguiram manter o nível do primeiro percurso, motivo que justifica a 34ª posição em termos absolutos, com o tempo de 2.24.05. Uma última referência para a equipa de Espanha, 23ª classificada com o tempo de 2.33.01 e francamente atrás das nossas duas equipas.

E quanto às senhoras…

No sector feminino, a luta entre Suécia, Finlândia, Suiça e República Checa esteve ao rubro. Com apenas 16 segundos a separá-las, Helena Jansson, Minna Kauppi, Simone Niggli e Eva Jurenikova travaram intenso e emocionante despique, acabando a Suécia por ter em Helena Jansson a sua grande mais-valia, revalidando o título alcançado em 2008 (Ventspils, Letónia) e dando à grande atleta a sua segunda medalha de ouro em outras tantas finais nestes Campeonatos. Quanto à turma portuguesa, conclui na 18ª posição com o tempo de 3.02.48, depois dum primeiro percurso excelente de Joana Costa, que entregou o testemunho na 15ª posição, à frente de equipas bem mais cotadas, casos da Suécia, Ucrânia, Roménia, Espanha, Bulgária e Itália. Isabel Sá não esteve tão bem como a sua colega e, juntamente com Catarina Ruivo – uns Campeonatos realmente para esquecer! -, acabaram por fazer cair a turma portuguesa para um lugar que até poderia ter sido bem melhor. Com 2.40.45, a Espanha alcançou a 14ª posição.

Em nota de rodapé, refira-se apenas que Bruno Nazário acaba de ser pai duma bela menina e, por esse motivo, regressou precocemente a Portugal. Para a família Nazário, com tanta alegria agora mais alargada, os sinceros parabéns e votos de felicidades para todos da parte do Orientovar.

Resultados
Masculinos
1º Suiça 1.54.44
Matthias Mueller, Fabian Hertner, Matthias Merz
2º França 1.55.20
Frederic Tranchand, Philippe Adamski, Thierry Gueorgiou
3º Noruega 1.56.36
Holger Hott, Carl Waaler Kaas, Olav Lundanes
4º Suécia 1.56.57
Erik Johansson, Anders Holmberg, Marcus Millegard
5º República Checa 1.58.23
Tomas Dlabaja, Jan Prochazka, Michal Smola
(…)
21º Portugal 2.17.14
Tiago Aires, Jorge Fortunato, Pedro Nogueira

Femininos
1º Suécia 1.52.37
Karolina A-Höjsgaard, Lena Eliasson, Helena Jansson
2º Finlândia 1.52.49
Merja Rantanen, Anni-Maija Fincke, Minna Kauppi
3º Suiça 1.53.35
Vroni Koenig-Salmi, Caroline Cejka, Simone Niggli
4º República Checa 1.55.38
Vendula Klechova, Dana Brozkova, Eva Jurenikova
5º Rússia 2.01.18
Galina Vinogradova, Natalia Vinogradova, Julia Novikova
(…)
18º Portugal 3.02.48
Joana Costa, Isabel Sá, Catarina Ruivo

Mais informações em
http://eoc2010.bgorienteering.com/.

[Foto extraída da página pessoal de Joaquim Sousa, AQUI
]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: