quarta-feira, 23 de junho de 2010

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...

.

1. Para encerrar o ciclo de adequação à nova legislação que estabelece o enquadramento das Federações Desportivas, a Federação Portuguesa de Orientação realizará no dia 25 de Setembro de 2010, na região de Leiria, uma Assembleia Geral Eleitoral destinada a eleger os Corpos Sociais para o período que resta do mandato 2008/2012. Em Comunicado divulgado no passado dia 18 de Junho [documento na íntegra AQUI], pode ler-se que “face às recentes alterações quer dos Estatutos quer do Regulamento Geral da FPO, é importante que todos os sócios se familiarizem com os citados documentos (disponíveis na página da FPO) para que o processo eleitoral decorra com normalidade.” De acordo com o documento, “considera-se importante que todos os sócios tenham presente que face aos Estatutos a apresentação de listas é separada e que apenas a Direcção e a Mesa da Assembleia-Geral são eleitas por lista. Novidade é também o Regime de Incompatibilidades onde o exercício de funções dirigentes em Clube ou o exercício das actividades de treinador ou supervisor (árbitro) não são compatíveis com o exercício de funções de titular de órgão federativo. A finalizar, um apelo: “Apela-se assim a todos os sócios que se mobilizem para, se assim o entenderem, apresentarem listas aos órgãos sociais.” Todos os sócios interessados em obter mais esclarecimentos devem contactar os serviços da FPO ou os membros da Mesa da Assembleia-Geral.

2. O IV Troféu OriAlentejo conheceu no passado domingo a sua 7ª e penúltima etapa, com a realização do I Troféu de Orientação “Vila Bela”, em Montargil. Organizada conjuntamente pela Secção de Orientação da Associação 20 km de Almeirim e pelo Grupo de Promoção Sócio-Cultural de Montargil, com o apoio da Câmara Municipal de Ponte de Sôr e da EBI Montargil, a prova teve em Raquel Costa (GafanhOri) e Pedro Pereira (ADFA), os grandes vencedores do escalão Difícil. Nos restantes escalões, triunfos de Patrícia Arromba (COAC) e José Canoa (GafanhOri), em Médio, de Sofia Anjos (GafanhOri) e Carlos Carlota (COAC), em Fácil, e de Pedro Carlota (COAC) em Iniciação. O Troféu OriAlentejo encerra no próximo dia 17 de Julho com uma prova nocturna em Santo André, organizada pelo COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano.

3. É de nacionalidade portuguesa, foi Campeã Nacional de Sprint na época de 2004/2005 e representou o nosso País nos Campeonatos do Mundo de Orientação Pedestre WOC 2004, em Västeras (Suécia). Chama-se Kristina Roberto e em Portugal representa o Clube GafanhOri (já esta época esteve no nosso País onde disputou – e venceu – o Troféu Ori Nazaré). Pois bem, a Kristina teve uma prestação absolutamente notável na recente Venla, a maior estafeta feminina do mundo, que teve lugar na tarde do passado sábado em Kytäjä (Finlândia). Integrando a equipa sueca do OK Linné, juntamente com Sara Bengtsson, Iveta Duchova e Inga Kazlauskaite, a “nossa” Kristina arrancou um incrível 18º lugar no primeiro percurso – a apenas 50 segundos da suiça Judith Wyder (IFK Moras OK) -, lançando o OK Linné para o 7º lugar final com o tempo de 3.20.30. Parabéns à atleta e, por extensão, ao pai”babado”, Amílcar Roberto. (Uma nota de agradecimento a Tiago Aires e a Raquel Costa pela informação prestada, bem como a António Amador e a Nuno Rebelo, por igualmente me terem dado conhecimento da participação de Diogo Miguel, Jorge Fortunato e Paulo Franco na clássica Jukola).

4. “Um mapa na mão e o resto é a alegria da Orientação”, será este o lema do 14º OriJovem que decorrerá no concelho de Coruche, de 28 de Junho a 1 de Julho de 2010. Vocacionado para a aprendizagem, aperfeiçoamento e consolidação de técnicas e estratégias do desporto Orientação, o OriJovem é uma iniciativa da Federação Portuguesa de Orientação cuja abrangência incide em crianças e jovens dos 8 aos 16 anos, quer tenham ou não experiência na modalidade. Esta edição do OriJovem conta com os
apoios da Câmara Municipal de Coruche, Junta de Freguesia da Erra, Clube COAC (Coruche Outdoor Adventure Club) e Escola Básica 2,3 Armando Lizardo e será constituída por um vasto conjunto de treinos, existindo também aulas teóricas e reuniões de análise dos treinos. Ao longo dos três dias que constituem o estágio, serão utilizados os mapas do Parque da Encosta (Coruche), Vila de Coruche Urbano, Açude da Agolada (Coruche), Herdade dos Concelhos (Erra) e Vila da Erra Urbano. O evento termina no dia 1 de Julho na Freguesia da Erra com uma prova de Estafetas, que permitirá a todos os presentes sentir a verdadeira emoção da Orientação. Mais informações podem ser encontradas AQUI.

5. Teve lugar no passado fim-de-semana em Belorado, pequena localidade da Província de Burgos, em pleno Caminho de Santiago, o Beloraid - Raid Aventura 2010. Dividida em duas etapas, a prova integrou o Campeonato de Espanha de Corridas de Aventura 2010 e contou com a participação de 35 equipas distribuídas pelos escalões de Elite Masculina, Elite Mista, Aventura Masculina e Aventura Mista. Dando uma espreitadela aos resultados, surpreende o facto de não se encontrar qualquer equipa portuguesa na tabela classificativa. E surpreende porque, de acordo com o Calendário de Provas da Federação Portuguesa de Orientação, esta prova constituía a 5ª etapa da Taça de Portugal de Corridas de Aventura 2009/2010. O Orientovar procurou uma explicação para o facto e, de acordo com Jorge Xará (GLOBAZ.PT), terá tudo a ver com “a proximidade em termos de calendário com outras provas, nomeadamente os Campeonatos Nacionais nas Caldas da Rainha a 15/16 de Maio e o Campeonato Ibérico na Corunha a 10/11 de Julho”, mas também com a distância, já que a viagem até Belorado, “para além de longa e cansativa, quase que obriga a tirar férias na sexta-feira à tarde”. Para além disso, há ainda a questão económica: “É dinheiro que se poupa, uma vez que a inscrição é significativamente mais cara que aqui em Portugal, e é mais tempo que sobra para a família e outros afazeres”, conclui. Posto isto, senhores da Federação e responsáveis pela calendarização das Corridas de Aventura, parece haver aqui muita matéria a rever!

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: