quarta-feira, 2 de junho de 2010

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...

.

1. Já se encontra nas bancas a edição de Junho da Orientação em Revista, suplemento mensal da Federação Portuguesa de Orientação integrado no número 343 da Revista de Atletismo. Esta edição dá natural destaque ao Dia Nacional de Orientação, cuja reportagem ocupa as páginas centrais. Também a Orientação em BTT assume elevada dose de protagonismo, com a reportagem do IV Troféu de Ori-BTT do Centro e uma entrevista com Davide Machado, o atleta do Clube de Orientação do Minho que se tem cotado como a grande revelação da temporada. Em termos de reportagem, destaque ainda para o II Justlog Park Race e para o 6º Troféu de Orientação do Porto, provas da responsabilidade do Grupo Desportivo dos Quatro caminhos. Editorial da autoria de Luís Santos, Calendário de Provas e Quadros de Resultados completam mais um número a não perder e cujo download pode ser feito AQUI.

2. Já se encontra disponível a edição de AbrilMaio do COAC Magazine, boletim informativo de periodicidade bimensal da responsabilidade do Coruche Outdoor Adventure Club. Com um visual extremamente apelativo e um conjunto de artigos de enorme valor e interesse, este quarto número do Boletim dá um grande destaque à participação dos atletas do clube nos Campeonatos Nacionais de Sprint e de Distância Média (Vinhais), na Estafeta da Primavera (Arraiolos), nos Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT (Oliveira de Azeméis) e no Troféu Casino Figueira (Figueira da Foz). Com o título “O Açude encheu-se de emoção”, pode ler-se uma excelente reportagem do II Troféu Arménio Felismino em Orientação, prova da responsabilidade do clube coruchense. Destaque ainda para o artigo que aborda o Dia Nacional da Orientação levado a cabo também em Coruche, para a apresentação de mais um jovem atleta – no caso concreto Carlos Carlota – e para a agenda de provas a encerrar o Boletim, cuja edição pode ser encontrada AQUI
.

3. A Direcção Técnica Nacional acaba de divulgar a Convocatória dos atletas que representarão Portugal nos Campeonatos do Mundo de Orientação em BTT, em Montalegre, de 9 a 18 de Julho próximos. COC e ADFA, com 3 atletas cada, são os clubes que mais contribuem para o lote de 16 atletas convocados, distribuídos por quatro escalões de competição. No escalão Seniores Masculinos, Daniel Marques (COC) encabeça uma lista onde pontificam os seus colegas de equipa Paulo Alípio e Joel Neto, também José Marques e Mário Guterres, ambos da ADFA, e ainda a revelação Davide Machado (.COM). Em Seniores Femininos, estão convocadas Susana Pontes (CPOC / Loja das Bicicletas), Rita Madaleno (ADFA), Maria Amador (ATV) e Joana Frazão (CIMO). Também em Juniores Masculinos, são em número de quatro os atletas convocados: João Mega Figueiredo (CN Alvito), João Palhinha (CPA Abrunhos), Rui Silva (.COM) e Tiago Silva (ATV). Margarida Colares (CAOS) e Ana Filipa Silva (CPOC / Loja das Bicicletas), ambas no escalão de Juniores Femininas, fecham a lista de convocados, a qual pode ser consultada na íntegra AQUI.


4. O mapa de S. Bartolomeu do Outeiro foi palco, no passado domingo, da 6ª etapa do IV Troféu OriAlentejo. Organizada pela ADFA – Associação de Deficientes das Forças Armadas, a prova contou com a escassa participação de 71 atletas de ambos os sectores, distribuídos por quatro percursos (Difícil, Médio, Fácil e Iniciação). O GafanhOri chamou a si quatro vitórias nos escalões de competição, com Tiago Gingão Leal e Lena Coradinho a vencerem em Difícil, enquanto Isabel Salgado triunfou em Médio e Denise Salgado foi a mais rápida em Fácil. As duas restantes vitórias couberam ao COAC por intermédio de Miguel Gualdino (Médio) e do incontornável Gabriel Brasileiro (Fácil). Patrícia Romão (COC) levou a melhor no escalão de Iniciação. Os resultados completos podem ser encontrados na página do evento em
http://orialentejo.no.sapo.pt/20100530/30maio10SBOuteiro.htm.

5. O moodle da ADE’O’ Palmela -
http://moodle.espalmela.net/ - acaba de abrir um tópico permanente dedicado ao blogue Orientovar, incluindo nele apontadores para as três etiquetas que dizem respeito ao Desporto Escolar: “Desporto Escolar”, “Os Verdes Anos” e “A Minha Escola”. Esta é uma distinção que muito me honra e que constitui, acima de tudo, mais um incentivo para continuar a dar o meu melhor em prol da modalidade. Cumpre-me, pois, agradecer a iniciativa dos responsáveis pela dinamização da plataforma da Escola Secundária de Palmela e estimar que o blogue possa servir para que mais alunos tomem contacto com a modalidade e encontrem nos temas desenvolvidos a necessária motivação para que nos venham conhecer mais de perto.
.
Saudações orientistas.
.
JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: