terça-feira, 22 de junho de 2010

CORUCHE DÁ O MOTE: DESPORTO SÉNIOR E ORIENTAÇÃO DE PRECISÃO, UMA JUNÇÃO PARA O FUTURO

.

Sor e Raia são as designações de ribeiras que percorrem dezenas de quilómetros de montado Alentejano até à sua junção perto da vila do Couço (Coruche), originando o rio Sorraia. Com um curso de aproximadamente 60km e sendo afluente da margem esquerda do rio Tejo, o Sorraia tem junto da vila de Coruche um dos locais onde a sua genuína beleza natural pode ser apreciada, dada a excelente harmonia entre o leito do rio e o esplendor da sua margem norte.
.
Este espaço de beleza incondicional, recebeu no dia 19 de Junho uma actividade de Orientação de Precisão destinada aos elementos do Desporto Senior de Coruche. Vinte e seis “jovens” - que demonstram ao longo do ano que a idade não é factor que impossibilite a prática do Desporto -, devidamente acompanhados por alguns jovens do COAC, desfrutaram do percurso com 9 pontos montado nos imensos espaços verdes situados junto ao Sorraia.
.
Focando o desafio na decisão aquando da chegada a cada ponto, facilmente assimilaram as ideias base da Orientação de Precisão e em cada ponto um sorriso de satisfação foi bem visível em todos os participantes. No final, vários eram os testemunhos que pediam mais actividades do género, mostrando que a ideia inicial de o mapa ser um “mar de mistérios” foi ultrapassada.
.
Nesta quente tarde de Sábado em Coruche, ficou bem vincada a ideia das virtudes da Orientação de Precisão aplicada à terceira idade, colocando de lado a velocidade de execução da prova como elemento decisivo e focando a actividade sobretudo na precisão na escolha do ponto certo.
.
[Texto e foto de Hugo Borda d'Água]
.
Saudações orientistas.
.
JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: