segunda-feira, 17 de maio de 2010

FERROVIAS ELITE TEAM É O NOVO CAMPEÃO NACIONAL DE ELITE DE CORRIDAS DE AVENTURA

.

Disputado este fim-de-semana, o Raid Aventura Oeste consagrou a equipa do Ferrovias Elite Team como o novo Campeão Nacional de Corridas de Aventura 2010.


Com epicentro nas Caldas da Rainha, teve lugar este fim-de-semana o III Campeonato Nacional de Corridas de Aventura 2010 - Raid Aventura Oeste. Ao contrário do verificado nas duas primeiras edições da prova, onde os títulos nacionais foram atribuídos nos escalões de Elite Mista e Elite Masculina, os Nacionais 2010 concentraram as atenções do título num único escalão de Elite, rijamente disputado por 11 equipas.

Organizada pelo Clube de Orientação e Aventura, a prova consagrou o Ferrovias Elite Team (Jorge Pimentel, David Costa e Hélder Albuquerque) como o novo Campeão Nacional de Elite, após um despique emocionante com o Clube de Praças da Armada (Galvão Marques, Eduardo Sebastião e Cristiano Santos), o campeão nacional de Elite Masculina nas duas primeiras edições, ainda campeão nacional de Elite Mista em 2008 e grande favorito à vitória final. Ao longo de mais de 22 horas, assistiu-se a um duelo “corpo-a-corpo” entre ambas as formações, separadas no final por um escasso CP. Cepa Torta e Bravo foram os vencedores dos escalões de Aventura e Promoção, respectivamente.

Um enorme desafio


Dos desenvolvimentos mais pormenorizados desta grande jornada de Corridas de Aventura nos dá conta Afonso Pimentel, o Director Técnico da prova.

“Onze equipas de Elite, treze de Aventura e seis de promoção, disputaram o Campeonato Nacional de Corridas de Aventura 2010, que se desenrolou por todo o concelho de Caldas da Rainha, com algumas incursões nos de Alcobaça e Óbidos, num desafio total que contava mais de 200km para as 22h de competição. Prova com elevado nível de exigência física e estratégica, particularmente na etapa de canoagem cuja gestão do terceiro elemento da Elite era (e se comprovou) determinante para o resultado final, numa competição que contou ainda com actividades de ‘rappel’, ‘slide’, escalada e espeleísmo, onde a leitura global do conjunto das etapas em cada dia era essencial para a determinação da estratégia mais eficaz. Chegar à noite em condições de angariar as bonificações da parte final da última etapa foi igualmente importante, desafio esse bem interpretado pelas equipas que terminaram melhor classificadas.

No domingo, a grande dificuldade - como é habitual! - é a dos corpos corresponderem à vontade renovada pelo breve descanso de quatro horas para corrigir algumas posições na tabela classificativa, cuja etapa de BTT da Foz do Arelho até ao centro da cidade de Caldas da Rainha, que comemorava o seu dia, ainda permitia com o auxilio de algumas importantes bonificações disponíveis. Daí até à escola de Sargentos do Exército, o tradicional ‘score 100’ completou em festa este Campeonato Nacional, que para além da sensação de mais um desafio superado pelas equipas que lutaram pelos títulos em disputa, contou com umas animadas equipas de Promoção que se divertiram e retornaram a casa deixando a promessa de voltarem e trazerem mais amigos para a próxima.”

Resultados

Elite
1º Ferrovias Elite Team

2º Clube de Praças da Armada
3º ADA Desnível 1
4º Globaz.pt
5º Exército 2
6º Ippon Team / Triple X
7º CAB – Superbikes
8º Exército 1
9º Milleniumbcp 3
10º ATV Masculino
11º Team Greenland ATV

Aventura
1º Cepa Torta

2º Ultra-Leves do CPOC
3º Aventura Raid Team
4º ADA Desnível II
5º Milleniumbcp Porto

Promoção
1º Bravo

2º Pernetas 1
3º Pernetas 2
4º Pernetas 3
5º BCG

Consulte os resultados completos AQUI
.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: