domingo, 2 de maio de 2010

DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO: DE MÃOS DADAS COM O DESPORTO ESCOLAR EM SESIMBRA

.

No dia 1 de Maio tivemos três eventos no âmbito do Desporto Escolar, todos na Lagoa de Albufeira e de forma integrada.

A 2ª etapa do Campeonato Regional da DRELVT decidiu a classificação e os títulos nos escalões de Iniciados e Juvenis masculinos e femininos (aqueles nos quais se disputam os Regionais), bem como assim os apurados para o Campeonato Nacional. A prova de Estafetas do Campeonato Regional da DRELVT, aberta a três elementos seleccionados pelo professor de cada equipa concorrente à classificação colectiva que, juntamente com os dois percursos individuais, contribuiu para a definição da classificação e dos títulos colectivos, bem como as equipas apuradas para o Campeonato Nacional (para além da competição oficial formaram-se também equipas mistas constituídas por alunos de ambos os sexos e diversas origens não integrantes das equipas “oficiais”, bem como professores, que tiveram assim também oportunidade de disputar uma prova de estafetas). Finalmente a prova de encerramento do circuito ADE’O’, aberta aos alunos da Península de Setúbal que não foram apurados para o Regional, bem como a alguns elementos do GDUAzoia e CIMO que colaboraram ao longo do ano. Tratou-se de uma festa, no final da qual se distribuíram os prémios relativos aos diversos rankings da ADE’O’.

Na véspera já se tinha disputado a 1ª etapa do Campeonato Regional, bem como uma prova de Orientação de Precisão que constituiu para todos os alunos - e provavelmente para todos os professores -, o primeiro contacto com esta disciplina.

No Campeonato Regional da DRELVT participam as equipas e individuais apurados nos diversos quadros competitivos locais, nos escalões de iniciados e juvenis. Participaram nesta edição 108 alunos de origens geograficamente tão distintas como Fátima e Poceirão, aos quais se somaram, no sábado, os 54 que participaram na prova “aberta” da ADE’O’, num total de 162 participantes no sábado.

Todo o evento decorreu sob a égide da Equipa de Apoio às Escolas da Península de Setúbal Sul, tendo sido operacionalizado pela Associação Desportiva Escolar de Orientação de Palmela (de que é escola-sede a Escola Secundária de Palmela) e GDUAzoia, com a colaboração da Câmara Municipal de Sesimbra.

A título de informação complementar registem-se os Campeões Regionais:
Iniciados Femininos - Individual – Mariana Simões (ES Palmela); Colectivo – ES Palmela. Iniciados Masculinos - Individual - Miguel Ferreira (ES Palmela); Colectivo – ES Palmela. Juvenis Femininos - Individual – Cláudia Batista (ES Entroncamento); Colectivo – ES D. João II – Setúbal. Juvenis Masculinos - Individual – Fábio Silva (ES Pinhal Novo); Colectivo – ES Pinhal Novo.

Campeões da fase local da Península de Setúbal:
Infantis Femininos - Individual – Laura Antunes (ES Palmela); Colectivo – ES Palmela. Infantis Masculinos - Individual – Bernardo Pereira (ES Palmela); Colectivo – ES Palmela. Iniciados Femininos - Individual – Leonor Ribeiro (ES Palmela); Colectivo – ES Palmela. Iniciados Masculinos - Individual – Tiago Baltazar (EB23 Navegador Rodrigues Soromenho - Sesimbra); Colectivo – ES Palmela. Juvenis Femininos - Individual – Sofia Pinto (ES Pinhal Novo); Colectivo – ES D. João II – Setúbal. Juvenis Masculinos - Individual – Samuel Antunes (ES Pinhal Novo); Colectivo – ES Pinhal Novo. Juniores Femininos - Individual – Ana Dâmaso (ES Moita); Colectivo – não houve. Juniores Masculinos - Individual – Bruno Jesus (ES Pinhal Novo); Colectivo – ES Moita.


[Texto de Ricardo Chumbinho; foto de Paulo Fernandes]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

2 comentários:

Miguel Jorge disse...

Bom dia,

Aproveitando este texto do Prof. Ricardo Chumbinho, queria lhe agradecer pessoalmente o facto de ter excluido da participação as escolas da Sarrazola e de Santa Maria de Sintra!!!!!
Desde já quero uma explicação para o sucedido, porque segundo eu sei( o meu filho era um dos atletas que ia estar presente) foi o senhor professor que rejeitou as inscrições por já não ter capacidade para aceitar mais inscrições a 2 dias do evento.....
confirmando se esta situação, recordo lhe que em todos os eventos que durante 2 anos inscreveu atletas da sua escola houve até no dia do evento, troca de atletas, inscrições de ultima hora e trocas de chips que numca lhe foram recusados e não estavam 160 atletas mas sim 800.....

Aguardo pela sua resposta, estou muito indignado por excluírem miúdos e miúdas, sim porque estamos a falar de jovens com 11 a 15 anos, que passaram todas as provas locais para poderem estar presentes nos regionais e por um problema de bastidores viram a sua presença ser rejeitada.

Mais uma triste novela da Orientação em Portugal e claro uma motivação extra para os jovens que gostam e se esforçam e depois lhes tiram o tapete....

Miguel Barradas
Atleta 2214
CPOC

Ricardo disse...

Boa noite.

Em primeiro lugar as minhas desculpas por só nesta data reagir ao post, mas de facto só agora me apercebi, fortuitamente, do mesmo.

Em segundo lugar dizer que está extremamente mal informado sobre os factos, sendo no minimo aconselhável que se informe devidamente antes de vir a publico com afirmações em tom acusatório, particularmente quando são tão completamente infundadas como estas.

Em terceiro lugar dizer que terei todo o gosto em prestar-lhe os esclarecimentos que estão ao meu alcance, mas não na praça pública e muito menos no tom desagradável e irónico que usa no seu post, que até consigo entender face ao desagradável da situação mas que não me é fácil aceitar. Aguardo pois pelo seu contacto para o mail orichumbinho@gmail.com

Com os melhores cumprimentos,
rc

Nota: não tenho a certeza de que este meu comentário não surja duas vezes no blog; se tal acontecer deve-se a inabilidade da minha parte e pelo facto peço desculpa aos leitores.